Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
PROJARI inova com Oficina de Circo on line
04/03/2021

No contexto da Pandemia, o PROJARI implementou mais uma iniciativa inovadora em programas socioeducativos. No dia 1º de março, última segunda-feira, a entidade iniciou a execução de oficina online de arte circense. Com a utilização da plataforma do Google Meet, os participantes transformaram espaços de suas residências em “picadeiros familiares”.

 

No primeiro dia de atividades, a instrutora Jéssica Darski, apareceu no vídeo caracterizada com uma maquiagem circense. Ela abriu a oficina apresentando às crianças e aos adolescentes a história da arte circense. “O objetivo desta ação é desenvolver as habilidades circenses, favorecendo a convivência grupal e comunitária, pra assegurar formação integral, trabalhando com a prática própria desta arte e contribuindo para o desenvolvimento de potencialidade, valores, cognição e equilíbrio psíquico-emocional”.

 

Ela destacou o desafio de realizar uma atividade essencialmente cooperativa num ambiente virtual. Os participantes experimentaram no primeiro encontro a realização de exercícios de alongamento e de aquecimento e aprendizado de malabarismo com a utilização de materiais reutilizáveis, como folhas de rascunho e sacolas de plástico que puderam recolher nas próprias residências. “Esse é um aspecto inovador da oficina. Além dos recursos pedagógicos que o PROJARI vai entregar nas residências dos participantes, eles são estimulados a recolher materiais que podem recolher em suas casas”.

 

Jéssica afirmou que apesar do desafio de transformar uma oficina normalmente presencial em online, o resultado foi muito animador, com grande interação e alegria dos participantes. A Diretora do PROJARI, Ir. Nilva Dal Bello, afirmou que essa atividade on line caracteriza a dimensão inovadora e proativa da entidade. “O momento exige uma reinvenção da atividade socioeducativa com procedimentos e metodologias que envolvam e encantem  crianças e adolescentes. Enfrentamos o desafio para continuar educando e construindo uma nova humanidade, com o apoio das tecnologias e da capacidade humana de inovar”. Esse projeto é executado com recursos de emenda parlamentar da Câmara Municipal de Guaíba.

 





Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.