Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
ÀS Irmãs da Casa Nazaré/ POA
13/12/2020

No dia 08/12/2020, dia da Imaculada Conceição , as Irmãs da Casa Nazaré, foram agraciadas por uma visita muito especial.  Era visível a alegria e expectativa deste dia. Eu posso dizer que esta visita, foi aguardada dentro da espiritualidade do Advento, com o “ Vinde Senhor Jesus”, pois ouvíamos dizer: “ VINDE CONSELHO PROVINCIAL, ESTAMOS AGUARDANDO VOCES”.

Quando apareceu o grupo do Conselho na tela da TV, foi uma explosão de alegria  e de comentários. Uma dizia. Mas como pode ser isto. Elas estão nos vendo? Esta mesma Irmã, estava preocupada em colocar cadeiras para todas do Conselho!  Que lindo.

Esta visita foi preparada com oração e na liberdade de expressão.  Ir. Enilda, fez a abertura, toda emocionada e suas palavras faziam unidade  entre os  tempos passados com o momento presente, que estava sendo vivido.

Em seguida, fizemos nossa oração a partir do canto Noite Feliz, tocada no teclado  por Ir. Maria do Carmo. Neste momento, a imagem do Menino Jesus , passou nas mão de cada Irmã, com muita unção e se percebia a alegria no semblante de cada uma.  O bonito que algumas esqueciam de passar,  elevando a imagem, e apresentando-a  para o Conselho...

Em seguida, cantamos os Parabéns para nossa querida Ir. Severina, que completou mais um ano de vida. Momento de gratidão, pois esta Irmã é um Anjo no meio de nós pela sua maneira de ser, falar e fazer.  É a bondade de Deus, caminhando entre nós.

 

Em seguida, o Conselho ouviu cada uma. Foi um momento de surpresa, pois muitas me diziam antes: “ falar o que, se elas estão na televisão”, “não tenho o que falar”,  etc. Mas foi uma surpresa. Cada uma falou de seu jeito a partir de suas experiencias internas, vivencias e esperanças.  Eu acho que muitas de nós que as ouvíamos, ficamos comovidas.

 

Foram feitas pequenas memórias das caminhadas. Todo mês tem seu pequeno planejamento. Um dos fatos que marcou, foi a participação delas no  processo sobre a indicação das delegadas ao Capitulo.  Escrevemos em tiras de papel os critérios e cada uma foi  lendo e analisando quem pode ou não pode ir para o  Capitulo. Num cartaz tinha um caminho e neste foram colados os critérios das Irmãs que poderão ir no Capitulo. As que não tinham estes critérios, eram colados fora do caminho. Esta participação as marcou e foi um momento longo de reflexão e experiencia de inclusão.  Vou enviar uma foto em anexo. As outras lindas experiencias, podemos relatar em outro momento.

 

Mas, importa registrar a importância deste momento, que foi capaz de mexer com  o imaginário de cada uma  e de perceber concretamente   que fazem parte do todo  e que podem participar,  fazendo  parte desta ciranda  de  vida, de  missionariedade  e de inclusão.  Após o encontro, uma Irmã disse:    “ vocês viram, como o Conselho estava feliz em nos ver?  A outra respondeu: E elas viram também a nossa satisfação”. Querem repetir esta experiência. Que tal, fazer esta comunicação com outras casas, sobretudo com nossas Irmãs de outras Casas de Saúde.

Pelo grupo

Ir. Delcia





Galeria de imagens

(15 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.