Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Intercomunitário – Núcleo Caminho Novo
19/11/2020

O núcleo Caminho Novo realizou nos dias 12, 14 e 19 de novembro, três momentos de encontros e partilha entre comunidades. Devido a necessidade de distanciamento, por causa da pandemia, os encontros aconteceram de forma virtual. Ir. Cecilia Berno, animadora do núcleo, coordenou os três momentos que contaram com a participação de todo o conselho provincial.

Inicialmente, após um momento orante, cada comunidade foi convidada a apresentar um símbolo que expressasse algo de sua vivência durante a tempo de pandemia. Muitos e significativos símbolos apareceram: a cruz, máscara, Kit proteção e cuidado, cesta, vela, cacho de uva, entre outros. A comunidade São José de Garibaldi apresentou um trilho de mesa confeccionado com aproveitamento de tecidos sobrados. Cada tecido representa uma das 10 Irmãs da comunidade. Cada uma fez algo na confecção do trilho.


A comunidade Kairós, com os símbolos da casa, mesa, vela e planta, assim se expressou: “a casa tem janelas, abertas e fechadas, representando o medo, a realidade e o cuidado; a mesa é lugar para se nutrir, conviver, partilhar; a vela simboliza a fé. 2020 surge trazendo o covd-19 e, junto um convite forte, uma ordem: Recolham-se! Fiquem em casa! A vida estremeceu! Agendas e cronogramas desmarcados, ressigificados... fomos obrigadas a pessoal e comunitariamente nos reorganizar. Dentro de casa mais silêncio, oração mais prolongada, reflexão, atenção ao retiro do mês, paciência, segurança, muitas interrogações. A vela símbolo permanente na sala onde celebramos diariamente a Eucaristia e comungamos o Cristo Eucarístico. Convite forte a temos uma fé robusta e Profunda.


O texto sugerido pela CRB sobre “ Vida Religiosa Consagrada em tempos de Pandemia - desafios e oportunidades foi partilhado e cada comunidade destacou algo sobre sua reflexão.

Mesmo sentindo a falta do encontro caloroso, do abraço e da proximidade, a modalidade virtual foi uma oportunidade de encontra-se, ver as Irmãs, partilhar algo da vida, da caminhada. Somos gratas ao Senhor por dar, neste tempo de distanciamentos físicos, essa oportunidade de encontro.


Ir. Eliana Aparecida dos Santos





Galeria de imagens

(6 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.