Nos dias 21 e 22 de novembro, aconteceu a assembleia do Núcleo São José.
A mesma foi virtual e contou com a participação de todas as Comunidades.
Irmã Katia Sassi, Superiora Provincial, dirigiu-nos sábias e desafiadoras palavras na abertura da assembleia.
“Queridas Irmãs!
Estamos às portas de concluir 2020. Ano marcado por preocupações, incertezas, sofrimentos, travessias e oportunidades. A pandemia da COVID-19 não mudou só a nossa rotina, mas revirou e mudou nossa vida.
Como ler, à luz da fé, este sinal dos tempos que toda a humanidade está vivendo? Como interpretar os eventos congregacionais dos 370 anos da Congregação, Ano Vocacional da Província e a preparação ao Capítulo Geral, num contexto de pandemia? Que resposta estamos dando ou somos chamadas a dar no tempo presente, aos que mais padecem as consequências da pandemia, os pobres, os invisíveis?
A realidade da morte ficou mais próxima de nós e a facilidade do contágio ainda nos ameaça. Todas nós fomos nos deparando com a nossa condição de vulnerabilidade, finitude e impotência. Sentimos a necessidade de entreajuda e solidariedade.
Papa Francisco nos diz: “Não somos autossuficientes, sozinhos afundamos: precisamos do Senhor como os antigos navegadores das estrelas”. Pois, a atitude de quem perde a fé e a esperança é confiar demais nas próprias forças. E o Papa continua: “Essa pandemia nos tornará melhores ou piores”.
Será que a pandemia é para nós, um convite à conversão? Um convite a uma travessia? Passemos para a outra margem! Passemos do fazer para o ser, passemos da superficialidade para a interioridade, abraçando as coisas que não passam e abandonando-nos nas mãos de Deus que nos conduz! Ou nos deixamos levar pelas crises, vazios existenciais, indiferença e depressão?
Acredito que é uma travessia com a marca da esperança! Sim, somos mulheres de Deus e mulheres de comunhão, desafiadas a acender a esperança em muitos corações no atual cenário brasileiro, de humanidade e da Casa Comum”.
Após, houve a partilha das comunidades: Num primeiro momento, cada comunidade apresentou um símbolo que expressou sua vivência nestes meses de pandemia. Num segundo momento, as comunidades fizeram a partilha e/ou ressonância do texto: Vida Religiosa Consagrada Em Tempos de Pandemia: Desafios E Oportunidades.Também houve comunicações de como está a caminhada da província e outras de interesse do núcleo.
Irmã Adelide Canci