Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Encontro Intercomunitario em Itabela / BA
10/11/2020

Em 31 de outubro e 1º de novembro de 2020, realizou-se um encontro do Intercomunitario em Itabela / BA. . Estavam presentes as comunidades de  Eunapolis, de Teixeira de Freitas e de Itabela.


Foi socializado o estudo feito nas comunidades referente ao documento do Capitulo Geral de 2015.


No período da tarde celebramos o jubileu de Vida Religiosa Consagrada de Irmã Alice Anna Bosio, com uma celebração de Ação de Graças e após uma bela confraternização.


Não foi possível participar de um vídeo conferencia com o Conselho Provincial e outras comunidades, devido problemas técnicos do computador e internet. Realizamos o encontro presencial partilhando o estudo e reflexão feita nas comunidades sobre o texto da CRB – 2020 – Vida Religiosa Consagrada em tempo de pandemia: Desafios e oportunidades.


Os pontos significativos do texto da CRB foram partilhados: A pandemia veio para nos desafiar e revelar a situação precária sócio econômica e política da sociedade. Os impactos na Vida Religiosa Consagrada - Na área da Missão, da Educação e eclesial. As Irmãs partilharam gestos concretos realizados de visitas e solidariedade junto aos pobres. Somos desafiadas e convidadas a conviver este período da pandemia a repensar formas tradicionais de missão e ainda ela nos desafia a vislumbrar novas modalidades de missão.


Concluímos o encontro com o Hino da oração vocacional e benção de Deus.


No dia 01 de novembro de 2020 houve o Encontro INTERCOMUNITÁRIO VIRTUAL com a participação das comunidades de  Goiânia-GO; Confresa-MT; Taboão da Serra-SP; Petrópolis-RJ; Santos-SP; Jaú-SP; das comunidades de Santana, São Paulo-SP; Olga Bettoni, São Paulo-SP, João Neiva-ES e de Ir Odila Queiróz, de retorno para o Brasil.


Depois da oração houve a partilha das comunidades sobre o texto da CRB Nacional: “Vida Religiosa Consagrada em tempo de pandemia: desafios e oportunidades”.


Cada comunidade apresentou com muita criatividade símbolos bem significativos da vida em missão.


Ir. Helena agradeceu pela partilha e pelas ricas simbologias e encaminhou o momento de comunicações.


Ir. Odila Aparecida de Queiroz manifestou sua alegria pelo seu retorno ao Brasil, participar de momentos de encontros e de continuar aprofundando a vivência e o conhecimento das irmãs.


Irmã Kátia Rejane Sassi – Coordenadora Provincial – agradeceu a partilha de todas e ressaltou a graça de poder estar se encontrando mesmo virtualmente. Falou sobre o Processo de preparação ao Capítulo Geral e informou que até início de março acontecerá a Assembleia Provincial para a escolha da delegada ao Capítulo Geral. Comunicou que a Congregação de Pinerolo fez a votação e por unanimidade decidiu que vai levar em frente o processo de fusão. Lembrou os apelos missionários que recebemos.


Ir Helena de Fatima ressaltou que  na maioria dos intercomunitários do nosso núcleo, foi conversado sobre o caminho do Processo da Causa de Beatificação de Madre Maria Teodora Voiron. À luz do seu testemunho, chegamos à conclusão da importância de continuar fazendo desse caminho um meio de Evangelização. Juntas vamos continuar buscando luzes e alternativas.


Com esta variedade de expressões, todas nós participamos muito fraternalmente de cada momento; foi a oportunidade de nos encontrar e de partilhar a nossa vida de Irmãs de São José nesta caminhada tão especial e que nos desfia, sempre mais, a encontrar caminhos para vivermos a COMUNHÃO.




Galeria de imagens

(12 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.