Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Núcleo Santíssima Trindade – Encontros Comunitários
10/11/2020

Durante o mês de Outubro e início de Novembro, o Núcleo Ssma Trindade teve vários Encontros Intercomunitários. Foram tempo de graça e de encontros felizes.


A presença e companhia do Conselho Provincial via ZOOM em todos os encontros foi uma dádiva para nós e nos ajudou muito nesta caminhada.


Em todos eles houve um momento inicial de oração, coordenado por uma das comunidades participantes.


Cada um trouxe uma grande contribuição através da colaboração das Irmãs com suas características – o que enriquece o todo e faz com que a nossa presença seja sempre preciosa.


No dia 17 de Outubro reuniram-se as comunidades de São Paulo e Ir. Eliane, representando a com. De Moçambique e toda a realidade dessa missão. Cada comunidade levou um símbolo, marcando seu trabalho e sua oração neste tempo.


O assunto em que nos detivemos foi sobre a Pessoa de Madre Teodora e a sua Causa de Beatificação. Conversamos longamente sobre a influência de Madre Teodora na vida das Irmãs e nos detivemos em como está a sua Causa de Beatificação: foi um tempo muito proveitoso e esclarecedor para nós.  A causa dela é muito maior do que a beatificação, temos que tornar essa causa um veículo de Missão, de Evangelização, servindo-nos do ‘Vozes do Patrocínio’ como ferramenta. A própria Causa traz em si uma semente de evangelização e oferece uma grande oportunidade para nós. Ao mesmo tempo, manter o processo em curso em diálogo com postulador em Roma.

 

Recebemos as comunicações do Conselho Provincial.

 

Recebemos, cada Irmã, o Plano de ação da Província.

 

No dia 18 de Outubro houve o Encontro de Itu e do Noviciado, em Itu.

“Olhar para o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança” (Papa Francisco). Esta frase motivou o encontro e o tempo que foi passado com muito empenho por todas.

 

Após a oração houve a Memória Agradecida – a lembrança das Irmãs que nos antecederam e que marcaram a nossa memória das Congregações.

 

Houve a partilha do texto “VRC em tempos de pandemia: Desafios e Oportunidades”, com apresentação de um símbolo que expressou o que haviam trabalhado anteriormente.

 

O grande tema deste encontro foi também a revitalização da Causa de Beatificação de Madre Teodora:

A vida de Madre Teodora em si, já é evangelização. Lançar o desafio de evangelizarmos a partir da vida dela, fazendo desta casa um campo de evangelização.

O processo de beatificação não será interrompido.

Sugestão de criar um espaço onde se tenha a história dela expressa de um modo mais visível.

Descobrir formas de nos fazer conhecidas, mas ter a coragem de mudar muita coisa, o jeito de nos organizarmos, a maneira de os leigos trabalharem conosco. Precisamos preparar os leigos para este tipo de trabalho.

Há muitas pessoas que visitam o túmulo de Madre Teodora. E, também, muitas pessoas, pelo mundo que pedem a sua relíquia. Há um campo grande para evangelização.

 

Houve um tempo para contato com o Conselho Provincial.




Galeria de imagens

(21 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.