Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
09/10/2020
Encontro Intercomunitário on line do Núcleo Bom Pastor

Irmãs, ocupem-se com tudo que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor... então o Deus da paz estará com vocês. (Fl 4,8-9).

Foi com esse pensamento forte e inspirador da carta São Paulo aos Filipenses, que nós, Irmãs das Comunidades do Mato Grosso do Sul, juntamente com Inácio Martins e Nova Laranjeiras/PR, nos reunimos num intercomunitário, online, na manhã do dia 04/10/2020, para partilhar nossa vida e missão, iluminadas pelo texto da CRB Nacional “Vida Religiosa Consagrada em tempos de Pandemia: Desafios e Oportunidades”.


Com uma riqueza de símbolos como: Bíblia, Vela, Cruz, Plantas, Terra, Água e Sementes, as comunidades, espontaneamente, partilharam como viveram e ainda estão vivendo esse tempo sombrio de pandemia. Foram partilhas emocionantes, brotadas do coração de quem realmente viveu momentos de graça à luz da Palavra de Deus e dos clamores e sofrimentos dos nossos irmãos mais pobres e excluídos da sociedade.


Muitos foram os desafios e oportunidades que tivemos ao longo desses meses. Foram inúmeros e inspiradores os toques de Deus na vida de cada Irmã e de cada Comunidade. Sentimos que cada uma procurou fazer desse tempo de incertezas e sofrimentos um momento de retomada de vida, de encontro profundo consigo mesma e com Deus na busca de ficar apenas com o que é essencial para viver em harmonia com as pessoas e com o universo.


O conteúdo do texto da CRB veio para nos iluminar e provocar ainda mais, diante da realidade na qual procuramos viver a missão como mulheres consagradas. Ser sinal de luz e esperança, junto aos povos indígenas, migrantes, moradores de rua, trabalhadores e trabalhadoras rurais dos assentamentos que produzem alimentos orgânicos e saudáveis, preservando a mãe natureza das queimadas e dos agrotóxicos. Todos esses grupos com os quais estamos inseridas estão sofrendo constantemente ataques desse governo suicida com as retiradas de direitos, corte de verbas, evasão do agronegócio em terras indígenas e quilombolas, exploração de minérios e incêndios criminosos como na Amazônia e no Pantanal. Que o Deus da Vida nos ilumine e nos fortaleça nessa travessia.


Agradecemos, imensamente, a Ir. Maria Inez Leite Ramos pela partilha de vida, missão e calvário pelo qual ela e Ir. Eliane Costa Santana passaram em Moçambique. Entramos em profunda comunhão com elas, com a Igreja e com o povo que ainda continua sofrendo esses ataques. Realmente foi um testemunho profético e inspirador. Nossa comunhão fraterna e nosso muito obrigada por viver o nosso Carisma de Unidade em condições tão adversas.


Nossa GRATIDÃO ao Conselho Provincial e a Animadora do Núcleo Bom Pastor, Ir. Nadalina Perondi pela acolhida, escuta, generosidade e paciência com todas, até mesmo quando a internet ou nosso amadorismo com a tecnologia nos desafiaram. Obrigada a todas pela partilha de vida. Permaneceremos unidas em prece! 

                                                                                                                           Pelas comunidades: Ir. Anari Felipe Nantes





Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar