Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
21/09/2020
Programa Diversidade Cultural e Resolução de Conflitos

Programa de treinamento aos colaboradores da maternidade Nossa Senhora de Fátima – Curitiba/PR



Nos dias 10 e 11 de setembro de 2020 as Irmãs Elisa de Fátima Zuanazzi e Eliana Aparecida dos Santos estiveram reunidas com um grupo de 30 colaboradores da Maternidade Nossa Senhora de Fátima de Curitiba, para um encontro formativo sobre o programa “Diversidade Cultural e Resolução de Conflitos”. Devido a necessidade de distanciamento e para favorecer a partilha e troca de experiências o grupo foi divido em dois.


O conteúdo do programa que aborda temas como: espiritualidade; comunicação; comunicação não – violenta (CNV); cultura e diversidade; vivência saudável nas relações; conflitos e resolução de conflitos; ouvir atentamente; engajamento crítico com a diferença; o papel da empatia para a compreensão e relações corretas numa Instituição; diversificada; ternura e compromisso de vida, foi adaptado para a realidade e organizado em duas etapas. A próxima etapa será no dia 19 de outubro. Um tema acrescido ao conteúdo foi a história Congregacional das Irmãs de São José, carisma, espiritualidade e presença no mundo.


Os colaboradores foram inicialmente convidados a trazer um símbolo que lhes representassem, que falasse algo de si, de sua história. As partilhas foram ricas e uma oportunidade para dar-se a conhecer um pouco mais. Alguns diziam “isso foi maravilhoso, não temos oportunidade de nos ouvir desta forma no dia a dia do trabalho”. A simbologia de uma janela foi utilizada e junto um convite ao recomeço. A motivação para “abrir a janela” e recomeçar em algum aspecto da vida despertou expressões como “preciso recomeçar a amar, recomeçar a sonhar, recomeçar a relaxar, recomeçar a sorrir, etc...”.


E a minha comunicação como vai? O que é comunicação? Como me comunico? Essas foram questões que favoreceram profundas reflexões. Uma oportunidade para olhar para si, suas ações diárias, seus relacionamentos muitas vezes não saudáveis. Alguém expressou “nunca pensei em colocar as relações pessoais em minha lista de prioridades. Agora percebo como são essenciais”.


O método da Comunicação - Não Violenta (CNV) criado por Marshall Rosenberg foi apresentado e amplamente discutido. Os quatro pilares: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido, foram trabalhados, inclusive com exemplos concreto que os colaboradores trouxeram após um trabalho em grupo. O método da CNV foi bem acolhido e mais que isso, os participantes tiveram a ideia de criar um grupo de discussão sobre o método na Maternidade. Isso lhes ajudará a identificar como estão se comunicando e como podem aplicar em suas vivências diárias no ambiente de trabalho, os pilares da CNV.


O último tema refletido foi sobre diversidade e cultura. Após uma breve introdução com um vídeo sobre diferentes culturas, cada um dos colaboradores foi convidado a identificar traços de sua cultura pessoal e familiar, nas imagens e, em seguida, expressar com quais traços mais se identifica. Esse também foi um importante momento para os participantes se darem a conhecer.


Para a próxima etapa que será em outubro, o grupo assumiu o compromisso de colocar em prática algo que identificou nestes dois dias que necessita recomeçar na vida.

 

Ir. Eliana Aparecida dos Santos





Galeria de imagens

(6 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar