Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
09/09/2020
Hospital Nossa Senhora da Oliveira recebe réplica da Santa que dá nome ao Hospital

Dia 08 de setembro, dia em que a Igreja celebra a Natividade de Nossa Senhora. Nesta data, Vacaria celebra 270 anos em que foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Oliveira.

Em 1750, um camponês colocou fogo em um campo, localizado entre os arroios de Uruguaizinho e Carazinho. Rapidamente, as chamas ganharam força e devastaram toda o campo. No entanto, para surpresa dele, uma parte próxima a uma pedra permaneceu intacta. Ao chegar para averiguar, constatou que havia uma imagem de uma Santa sobre a pedra. A notícia espalhou-se e os moradores dirigiram-se para lá a fim de comprovar o acontecimento.


No dia seguinte, decidiram erguer uma ermida singela, de paredes de barro e coberta de capim. Em um altar, bastante simples, entronizaram a bela imagem de madeira em cuja base podia-se ler: “Nossa Senhora da Oliveira”.


A Diocese de Vacaria não tinha a réplica da imagem de Nossa Senhora da Oliveira. Dom Silvio Gutierres Dutra e Padre Rene Zanandrea mandaram fazer réplicas de vários tamanho, para que as pessoas que desejarem possam tê-la em sua casa. 


No dia 08 de setembro de 2020, ao encerrar o tríduo com uma celebração Eucarística festiva, foram entregues 4 imagens: Uma para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, uma para Centro diocesano de Formação, Uma para o Conselho Paroquial e outra para a serviço da Cúria Diocesana.


O Hospital Nossa Senhora da Oliveira esteve presente com um grupo expressivo de Irmãs e colaboradores. Receberam a imagem e rezaram para que a Santa, que dá o nome ao hospital, ajude a todos os profissionais envolvidos com a saúde, para que tenham força e coragem de atravessar este momento de pandemia, e fé para superar todos os obstáculos e dificuldades.


A imagem repassada para a HNSO ficará na entrada da instituição junto a de São José, para que ao chegar ao hospital, as pessoas possam pedir proteção e ajuda da padroeira.


Bendito seja o fogo que não queimou a imagem. Bendita seja a fé do povo que a guardou com tanto carinho. Bendita seja a Santa que sempre está presente na fé do povo e protege o HNSO.

                                                                                                                           Irmã Adelide Canci

 





Galeria de imagens

(11 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar