Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
12/08/2020
O zelo com a água nossa de cada dia

Aqui na região nordeste no semiárido brasileiro, as ações de preservação e cuidados com a água é uma luta diária. Visto que nossa região é castigada por longos períodos de estiagens e quando a chuva vem, aproveitamos para armazenar água potável em cisternas de consumo e produção, a construção desses reservatórios é uma iniciativa do governo federal no combate a seca em nosso município todas as residências do campo foram contempladas com cisternas de consumo. A experiência das cisternas foi trazida para a região nos anos 90 e as primeiras construções foram financiadas pelas Irmãs de São José em parceria com a Diocese de Juazeiro-BA.


Em nossa cidade algumas experiências de reuso da água estão em desenvolvimento, feitas por uma entidade não governamental (SASOP). A expectativa é que essa experiência seja compartilhada a fim de que a população multiplique essa iniciativa.

 

O processo é feito com o objetivo de reaproveitar a água do banho, da lavagem de roupas e pratos e está sendo desenvolvida em uma comunidade da zona rural Jatobá. Nós Irmãs de São José e Leigos e leigas entendemos que é importante nossa presença ativa diante dessas ações de cuidado com água, acompanhamos diretamente essas experiências e estamos convictos que precisamos divulgar essas experiências a partir das redes sociais, programas de rádios, afim de o maior número de pessoas sintam-se estimuladas a terem em sua própria casa, o seu sistema de reuso da água, uma tecnologia simples de grande importância para convivência harmônica com a natureza e a economia rural e urbana. Este tema, não é estranho para nós. A preocupação é antiga, pois atinge a humanidade no seu todo. Os mais pobres da sociedade são os mais afetados. Foi oportuno retomar estes temas, pois são eles básicos e necessários para a sobrevivência das pessoas, animais e natureza.

 

Com certeza, o que sobra para nós, faltará para outros. Nós, acolhemos esta reflexão, pois sabemos que grande parte do nosso povo sofre a falta deles. Se cuidarmos, muitos serão beneficiados.

 

Irmãs de São José e Leigos e leigas de Remanso-BA





Galeria de imagens

(3 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar