Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
18/03/2020
Assembleia Eletiva da CRB - Núcleo de Caxias do Sul

O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, foi celebrado de uma forma diferente pela Vida Consagrada do Núcleo de Caxias do Sul. A data foi escolhida para a Assembleia Eletiva, que se realiza a cada 2 anos. A oração de abertura trouxe à reflexão a realidade atual da mulher, bem como, lembrou nomes de mulheres que fizeram e fazem história no Brasil e no mundo.

 

O encontro deu início com a acolhida e apresentação dos participantes, realizada pela equipe de coordenação atual. Em torno de 100 pessoas, representado diversas congregações participaram. A maioria de congregações femininas. Ir.  Regina Cândida Führ, ISC, representou a CRB Regional de Porto Alegre.

 

Liderança na Vida Religiosa Consagrada


Ir. Regina, falou ao grupo abordando o tema: “O perfil da liderança na Vida Religiosa Consagrada”. Em sua fala destacou que o fato de assumir alguma liderança deve-se dar “não porque temos que, mas porque queremos.” Em seguida falou sobre liderança missional, e um de seus aspectos é perceber em cada pessoa o seu melhor dom e reconhece esses dons como ação do espírito de Deus. Ao referir-se a compartilhar os dons Ir. Regina agradeceu a generosidade da Congregação das Irmãs de São José que disponibilizou a Ir. Zelia Camatti para ser secretária da CRB - Regional de Porto Alegre.

 

Ao abordar o tema liderança, não poderiam faltar os conselhos do Papa Francisco. Sendo assim, a representante da CRB de Porto Alegre trouxe para reflexão elementos do Livro “Liderar com Humildade” do Papa.

 

Entre as lições de Francisco destacam-se:

- Cheire como seu rebanho, isso é sinal de amor; o líder não julga, avalia; o líder não muda, reinventa; inclusão como prioridade absoluta; evite o isolamento; prefira o pragmatismo à ideologia; foque nas tomadas de decisões; viva na fronteira; enfrente as adversidades de frente. Entre outras.

 

A Nova Equipe

Em continuidade as congregações indicaram nomes para compor a nova equipe de coordenação da CRB - Núcleo de Caxias do Sul. Ir. Gema Panazzolo – São José; Ir. Celina L. Nazario– Sacalabrinianas; Pe. Gledson C. Almeida– Cônegos Lateranenses; Ir. Betriz Maria Reck – Murialdinas; Ir. Anita  Dallabrida – Coração de Maria e Ir. Roberto Carlos – Lassalista (não confirmado, pois estava ausente).

 

Após a acolhida da nova liderança e agradecimentos pela disponibilidade em assumir esse serviço, Ir. Regina dirigiu palavras de gratidão ao grupo que, até o momento, realizou essa função. Falou ainda sobre a organização da CRB Regional e motivou o Núcleo a se organizar bem para realizar ações que favoreçam uma caminhada conjunta da Vida Consagrada.  Em seguida, com um lanche partilhado e um momento de oração destacando a vida como dom e compromisso, a assembleia foi concluída.

 

Ir. Eliana Aparecida dos Santos









Galeria de imagens

(9 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar