Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
10/03/2020
Avaliando e Retomando a Caminhada

“Tu deste saúde aos doentes Senhor, mostrando que veio teu reino de amor. Contigo queremos os fracos amar, da vida e saúde de todos cuidar”.


Fazer uma opção sempre exige sacrifícios e renúncias. As Irmãs da então Província de Lagoa Vermelha, em meados dos anos 30, fizeram a opção e aceitaram o desafio de ter um hospital para atender e cuidar da saúde da população de Vacaria e região. Dessa forma, nascia  em 4 de maio de 1935 o Hospital Nossa Senhora da Oliveira.

 

            Os anos passaram, o hospital cresceu e a missão ficou cada vez mais exigente. Mas, um grupo de Irmãs atentas aos apelos de Senhor e sentindo-se desafiadas pelo evangelho onde Jesus diz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. Jo10,10. Continuam levando adiante esta missão que não é nada fácil nos dias de hoje. Pois, o governo que deveria e tem a obrigação de cuidar da saúde e investir no cuidado com a vida, não faz o necessário para cumprir com suas obrigações.

 

            Embora a missão seja desafiadora, as Irmãs continuam buscando recursos juntos aos órgãos competentes para fazer frente aos apelos de uma população doente, pela falta dos mínimos recursos para ter uma vida digna e saudável.

 

            No dia 28 de fevereiro as Irmãs do Núcleo São José se reuniram, em assembleia, para avaliar e replanejar a caminhada, aprovar metas para 2020 e eleger os novos Conselhos para o próximo quadriênio do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, que neste ano, celebra 85 anos de fundação.

 

            As Irmãs reafirmaram seu compromisso com o cuidado da vida e saúde da população de nove municípios dos Campos de Cima da Serra. São, aproximadamente, cento e dez mil vidas, que depende deste hospital. Uma missão exigente e, muitas vezes, os desafios vão além das condições humanas. Faz-se necessário muita superação, doação e amor por parte da equipe. 

 

            Nada é impossível quando se abraça uma causa em nome da missão, na concretização do Carisma. Nada é impossível quando se sente pertença a uma congregação, recebendo a força e a luz que vem da oração e comprometimento de quem assumiu a causa de ser um sinal do Reino de Deus,  junto ao povo excluído e sofredor.

 

                                                             Irmã Adelide Canci









Galeria de imagens

(12 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar