Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
04/02/2020
Seminário resgata o tema da profecia na América Latina e Caribe


Com a apresentação da riqueza e da diversidade de projetos das Irmãs de São José foi aberto nesta segunda-feira(3 de fevereiro), em Itú/SP, o VII Seminário da Congregação de São José na América Latina e Caribe, que tem como tema “Dinamismo e Profecia”. O evento reúne 102 participantes de quinze congregações de onze países. O Seminário permite cultivar a comunicação que conecta espíritos, emoções, desejos e paixões. O evento é promovido pela Rede da América Latina e Caribe que sustenta e impulsiona a comunhão dos agentes sociais que atuam no continente e estão conectados a ela, numa permanente comunhão de sonhos e ideais.


Vestimentas, bandeiras, pinturas e símbolos apresentados na abertura do evento expressaram os traços culturais e históricos de diferentes nações e povos onde as religiosas atuam. A rede da América Latina Caribe não é uma instituição, mas um dinamismo que  integra as congregações e enriquece as experiências da atuação impulsionada pelo carisma da unidade na diversidade,  nos diferentes  contextos dos povos do continente, afirmou a assessora Ir. Griselda Morales. O símbolo da rede reuniu os participantes numa dança pela vida e no compromisso com os ideais vivenciados há quatro século pelas seguidores do Pe. Medaille.


A Provincial das Irmãs de São José de Chambery, Ir. Kátia Sassi, acolheu os participantes afirmando que as irmãs e os leigos das Congregações de São José são portadores de uma história de 370 anos. “O tempo nos põe em movimento diante das mudanças que acontecem na Igreja e na sociedade. O carisma de unidade precisa ser irradiado, comunicado e profetizado nas diversas realidades do continente, sobretudo, diante do aumento da desigualdade social, ameaça aos direitos humanos, comportamentos xenofóbicos, atitudes racistas, autoritarismos, degradação da democracia e mudanças climáticas”.


Elizabeth Rangel fez a saudação aos participantes em nome da Rede da América Latina e Caribe. “O tema deste seminário provoca uma reflexão e uma ação. É necessário afirmar que nós somos a esperança, porque o Evangelho é a boa nova para os povos descartados, como diz o Papa Francisco”. Ela reiterou que com os pequenos vamos fazer a história juntos. “O Deus que nos apaixona convida para edificar a justiça para todos, principalmente aos excluídos, e ser uma palavra profética e de esperança”.


No primeiro dia do evento, foi apresentado o resgate histórico dos 30 anos dessa caminhada conjunta das Congregações de São José. Entre os resultados alcançados está o aprofundamento da fidelidade ao carisma, a criação da JPIC na América Latina e Caribe e a integração dos leigos na missão impulsionada pelo carisma congregacional. Durante o evento serão abordados os temas: conjuntura social, económica e eclesial, profetismo no contexto Latino Americano e Profecía e Carisma das Irmãs de São José.

                                                                         

                                                                          Elton Bozzetto – Rp 10.417









Galeria de imagens

(5 imagens)


COMENTÁRIOS!
Ceverina cadore
07/02/2020 07:53:33
Estamos aguardando o tema desenvolvido por Ivone Gebara.

Dominga Zolet
05/02/2020 12:33:22
Copie a informaçao do dia e passei às comunidades da provincia da França-Belgica
Estamos em comunhao!
Abraços.

Rosalia Favero
05/02/2020 08:17:01
Que beleza esse evento dos portadores e portadoras do Carisma de Comunhão. Deus seja louvado.Suplicamos ao Espírito que faça acontecer um novo envio para a missão de unidade e comunhão num jeito profético e solidário. Nossa comunhão e abraço. Boa continuidade.

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar