Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
04/11/2019
Encontro do grupo JPIC/Brasil

 

As Irmãs que compõe o grupo JPIC/Brasil estiveram reunidas em Curitiba de 02 a 03 de novembro de 2019 para, entre outros assuntos, retomar e avaliar a caminhada realizada no decorrer do ano.  Irª Katia Rejane Sassi, Superiora Provincial esteve presente durante todo o encontro.

Um momento de mística inicial motivou o grupo a rezar pela vida, e por aqueles que já partiram para junto do Pai. Realidades e situações onde a vida é ceifada, muitas vezes precocemente, foram lembradas.

 

 Em um primeiro momento, Irª Nilva Rosin, coordenadora do grupo, fez a partilha do relatório das atividades realizada pela JPIC/Brasil de novembro de 2018 a novembro de 2019. Muitas foram as ações, entre elas: reuniões presenciais e virtuais;  reflexões  sobre produção e consumo ético e responsável; dois encontros sobre análise de conjuntura (em Itu e Caxias do Sul) que contou com a presença de mais de 200 pessoas entre Irmãs, Leigos(as) do Pequeno Projeto e colaboradores;  motivação e incentivo sobre a Campanha da Fraternidade/2019 “Fraternidade e políticas públicas”; vigília de oração sobre tráfico humano e migrações; divulgação de experiências/vivências no CSJournal, Revista, Site da Congregação e do Brasil; carta para as comunidades sobre mudanças climáticas (2019); oração pelo tempo da criação e estudo e reflexão do texto sobre Teologia do Plástico; oração e unidade pelo Sínodo para a Amazônia.

 

Encontro com os Franceses

 

Um momento especial vivenciado pelo grupo foi o encontro com os peregrinos franceses. Um grupo de 14 pessoas da diocese da Savoia, de onde saíram as primeiras Irmãs para o Brasil.  Eles visitaram e conheceram diversos lugares que marcam a presença das Irmãs de São José no Brasil. Todos são engajados em serviços missionários, na diocese e paróquias. Irª Dominga Zolet e dois padres acompanharam o grupo.  

 

Após uma breve explanação sobre as ações do JPIC/Brasil abriu-se para perguntas e criou-se um bate papo interessante e troca de experiências. Uma das ações que o grupo realiza na França e que nos chamou atenção são os círculos do silêncio. Essa é uma ação, uma iniciativa dos franciscanos pela não violência. Eles convidam o povo a fazer um círculo em um lugar público entre 15 minutos e meia hora, enquanto isso, algumas pessoas entregam folhetos para dizer porque esse grupo está aí. Todos em silêncio, ninguém fala nada. Isso gera impacto e faz as pessoas refletirem.

 

Próximos passos

O encontro prosseguiu no domingo com uma mística que motivou a rezar pela santidade, destacando que ser santo é sermos portadoras da vida, defensoras, da vida, amantes da vida. Seguiu-se com apreciação do plano de ação da província 2020-2031, dando destaque ao que se refere a JPIC.

 

Para concluir fez-se memória do encontro destacando pontos fortes e desafios que ficam. Entre os desafios está o de envolver todas as Irmãs, de todas as fases da vida na caminhada da JPIC. Muitas vezes parece ser compreendida com algo separado a vida da Congregação. Precisamos crescer nessa compreensão pois, “tudo está interligado como se fossemos um, tudo está interligado nesta casa comum”

Por fim, um gesto de gratidão, envio e amizade, juntas cantamos e acreditamos que “O Senhor vai acendendo luzes quando vamos precisamos delas...”

E após o almoço, um belo e fraterno passeio na chácara.

Irª Eliana Aparecida dos Santos









Galeria de imagens

(9 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar