Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
03/11/2019
Visita ao Chão Sagrado de Moçambique

Há um mês da visita apostólica do Papa Francisco à Moçambique, tive a graça de, no período de 12 a 27/10, pisar neste solo africano. Ir. Mariaelena Aceti, Conselheira Geral e eu, desejávamos muito conhecer a realidade do povo e a missão de nossas Irmãs de São José, em Mocímboa da Praia – Moçambique.

 

Ao chegarmos em Pemba, tivemos a oportunidade de visitar algumas congregações religiosas femininas formadas por missionárias estrangeiras e vocações moçambicanas. Um desafio na vivência da interculturalidade!

 

Pelo caminho até Mocímboa da Praia, nossos olhos viram as marcas da destruição do ciclone Kenneth e dos ataques por grupos armados. Por várias vezes fomos paradas pelos militares que controlam a estrada. Há dois anos esta região norte de Moçambique vive num clima de medo e de insegurança por poderes ocultos que querem impor os seus próprios interesses, matando pessoas, incendiando aldeias e semeando destruição por toda parte. 

 

Somos agradecidas pela acolhida e convivência com nossas Irmãs Eliane Costa Santana, Maria Inez Leite Ramos, Sandra Vilela Eleutério e Vilma de Oliveira. O tempo que passamos, juntas, foi de muita escuta, partilha de vida e da caminhada da Província e da Congregação, de releitura e projeção da missão, de conhecimento da história e cultura do povo, da atuação no Centro Social e nas comissões paroquiais e diocesanas. Ir. Valesca de Mesquita Orsi, da Tanzânia, esteve conosco refletindo sobre os desafios do processo vocacional e formativo, à luz da Sessão Internacional de Formação.

 

Na instabilidade do país em zelar por acordos de paz e reconciliação nacional, nosso carisma de UNIDADE é uma urgência. O bispo de Pemba D. Luiz Fernando Lisboa, ressaltou a presença solidária de nossas Irmãs junto ao povo sofrido e deslocado, vítima dos ataques armados.

 

Num ambiente desolador e desigual, o rosto de nossos irmãos moçambicanos abre um lindo sorriso de esperança. Intensifiquemos nossas orações e apoio à missão da congregação nesta região.

 

Ir. Katia Rejane Sassi









Galeria de imagens

(13 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar