Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
29/10/2019
Assembleia da CRB – Núcleo Caxias do Sul

No dia 20 de outubro, foi realizada a Assembleia anual dos religiosos do Núcleo de Caxias do Sul. O encontro aconteceu nas dependências do Colégio São José e contou com a presença do Bispo diocesano Dom José Gislon e da Ir. Lourdes Luke, IDP, membro da coordenação da CRB estadual.


 Dom José expressou sua alegria em estar com os religiosos da Diocese, bem como encorajou o grupo a permanecer fiel a essência do Carisma de cada Congregação/Instituto. Em sua fala ressaltou que cada família religiosa, com seu carisma e espiritualidade, é benção para a Diocese.  Demonstrou especial interesse pelas casas de saúde e prometeu visitá-las. Destacou ainda que a vida religiosa é sinal de Deus no meio do povo.


Ir. Lourdes, de forma clara, simples e alegre partilhou aspectos da Assembleia Eletiva da CRB Nacional que foi realizada 10 a 14 de julho em Brasília.   A assembleia teve como tema: Consagradas, consagrados em missão e o Lema: Fazei tudo o que Ele vos disser. Como horizonte para o próximo triênio ficou estabelecido:

 “Nós consagradas e consagrados em missão,
movidos por uma mística profético-sapiencial e articulados institucionalmente,
procuramos estar presentes onde a vida está ameaçada,
responder aos desafios de cada tempo,
tecendo relações humanizadoras e interculturais,
ouvindo o clamor dos pobres e da terra,
para que o vinho novo do Reino anime a festa da vida.


E como prioridades:

1-  Cultivar a mística profético-sapiencial;
2-  Ouvir o clamor dos pobres e da terra;
3-  Fomentar a intercongregacionalidade, a  interculturalidade e a partilha dos carismas com leigas/os;
4-  Promover relações humanizadoras   e atenção diferenciada à cada geração na VRC.


Na ocasião, Ir. Maria Inês V. Ribeiro, foi reeleita Presidente da CRB Nacional e em sua fala, motivou os participantes, recordando a caminhada dos 65 anos da CRB Nacional, realizada pela VRC em todo o Brasil.

Após sua exposição Ir. Lourdes combinou com a assembleia que a eleição da nova coordenação para o Núcleo de Caxias do Sul será realizada no próximo encontro, ou seja, em março de 2020.

 Em seguida, em comunhão com o processo sinodal que como Igreja vivenciamos, o grupo rezou a oração em preparação ao Sínodo para a Amazônia.

Para finalizar a equipe de coordenação ofereceu a cada participante uma plantinha, simbolizando a vida que precisa ser cuidada, cultivada “tudo está interligado como se fossemos um, tudo está interligado, nesta casa comum”.

Ir. Eliana Aparecida dos Santos




Galeria de imagens

(2 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar