Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
24/08/2019
Irmãs participam de encontro sobre envelhecer com saúde

       

 

   Aconteceu no dia 17 de agosto de 2019, no Colégio São José, em Caxias do Sul, um encontro com o tema “envelhecer com saúde” assessorado por Ir. Apolônia Sulenta. Um grupo de 40 Irmãs participou do evento. Ir. Cecília Berno, animadora do Núcleo, acolheu as participantes e expressou alegria de ter um número significativo de Irmãs que aderiu a proposta.

 

    Com uma oração, inspirada nas palavras do Papa Francisco com o tema: “Você pode ter defeito, ser ansiosa, se irritar de vez em quando, mas não se esqueça que sua vida é a maior empresa do mundo”, Ir. Apolônia deu início as colocações dizendo: “a vida sempre nos dá oportunidade de aprender”. Ao desenvolver o tema “Envelhecer com qualidade: pensando o presente e o futuro”, destacou algumas ideias importantes. Inicialmente, deu a definição de idoso segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): “aquele indivíduo com idade acima de 65 ano para os países desenvolvidos e acima 60 anos para os países em desenvolvimento.  Em seguida, falou sobre o processo de envelhecimento que é parte de um processo contínuo e que começa na concepção e termina na morte.

 

      Irmã Apolônia deu dicas de como envelhecer com qualidade e enfatizou a ideia de que velhice não é doença, é consequência natural do envelhecimento humano, no entanto, só envelhece de maneira correta quem aceita interiormente seu próprio envelhecimento. Concluiu sua fala dizendo que para se obter qualidade de vida na terceira idade é importante considerar alguns fatores como bem-estar físico e psicológico, nível de independência, relações sociais, ambientes de trabalho e lazer, religiosidade, entre outros. O envelhecimento saudável baseia-se em pilares como dieta saudável e controle de doenças, prática de atividade física regular, inserção social e saúde emocional.  A atividade física regular e orientada permite o fortalecimento do coração, dos pulmões, dos ossos e dos músculos, reduzindo o risco de diversas doenças, desde a osteoporose até o infarto. O idoso mais ativo consegue, ainda, se manter independente e preservar a capacidade cognitiva por mais tempo.

       Um corpo bem condicionado não é o mesmo que uma mente ativa. Além de tomar cuidado com a parte externa, a parte interna do corpo deve receber os maiores cuidados com o passar do tempo.

 

       Por meio de hábitos simples de serem adotados e algumas medidas preventivas, pode-se garantir a manutenção da saúde na terceira idade e aproveitar todos os benefícios dessa fase da vida!

                                                                                                                                                 Irmãs Lourdes Clélia Vanin e Maria das Graças Silva









Galeria de imagens

(8 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar