Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
06/08/2019
Arquivistas, Uma Arte em Escrever a História!

            Aconteceu em Puy, França de 29 de julho a 02 de agosto, no Centro Internacional de Espiritualidade, o encontro com tema Arquivistas. Participaram irmãs de 11 Congregações, provenientes de 10 países, num total de 17 participantes, 3 tradutoras e 2 assessoras.


            O curso foi muito dinâmico. Foi estudado textos que fazem parte de nossa história. Visitamos lugares históricos e memoriais fazem a memória da fundação da Congregação. Cenografia organizada pelas irmãs do Instituto São José, lugar para beber na fonte de nosso carisma, espiritualidade e história. Visitamos também o arquivo que conta a história do caminho de Compostela.


            Contar a história nas mais variadas formas, seja ela através de arquivos, visual e ou sonora, é uma arte que requer muito cuidado e amor à Congregação. A história pode ser esquecida, se nós não a contarmos. Mas, não basta contá-la. É preciso ser fiel e contar a história como ela acontece, para que as futuras gerações possam ter a real situação do momento em que nós vivemos. Casa contrário a história pode ser falsificada.


            Somos imensamente gratas, pois fazer parte deste grupo de estudo, nos proporcionou desenvolver ainda mais o sabor pela história e incentivou a buscar meios que nos proporcionem deixar o real da vida vivida, da história escrita, no hoje da nossa missão. Momentos de muitas mudanças, de transições, de integração e unidade. Momento sagrado que nos leva a perceber que Deus age hoje nos corações abertos que se dispõem a caminhar, a fazer história e a escrever uma nova história da Congregação.


            Cada irmã e ou LLPP é responsável para guardar e escrever a história, para que não se percam fatos importantes para que, no futuro, se possa saber, com certeza, de que estes fatos aconteceram e quem foram os reais atores.


            “Uma geração sem memória é povo sem história”.

                                                                                                          Irmã Adelide Canci

             









Galeria de imagens

(36 imagens)


COMENTÁRIOS!
Adelide Canci
21/08/2019 10:04:35
Sim Irmã Ieda, nossa experiência foi riquíssima em todos os sentidos.
Estamos nos disponibilizando para fazer o repasse e partilhar com as de mais Irmãs.

Ieda
20/08/2019 18:52:27
Pelas fotos, deve ter sido uma rica experiência!
Abraço Nadalina, Adelide, Bete e a todas as participantes!]
Ieda

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar