Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
01/08/2019
Província brasileira realiza encontro formativo sobre Indústria Cultural e seus impactos na sociedade

Estivemos reunidas em Itu, São Paulo nos dias 27 e 28 de julho de 2019: Coordenação Provincial, animadoras dos núcleos, equipes e grupos da Província e alguns jovens da Juventude da Congregação de São José, para o estudo do tema: Indústria Cultural, o fenômeno da mercantilização imagética na sociedade. Ir Nilva Rosin nos apresentou o tema com muita clareza e aprofundamento e nos ajudou a nos darmos conta dos cenários que nos envolvem sem cairmos em suas armadilhas.


Destaco alguns aspectos importantes que Ir. Nilva assinalou e que nos fizeram refletir e que precisam ser aprofundados para que a nossa presença na missão seja fecunda: a indústria cultural é arquitetada para as massas. Para massificar, coisificar e reificar; chegamos aos mundos pelos quais fazemos opções. Que lentes eu uso para olhar para os fatos? Como as imagens chegam até mim e que impacto causam?  Neste emaranhado, como visualizamos o carisma e para onde nos lança?


Nossa vida não é feita de reflexos, mas de tudo o que somos e fazemos. Se faz necessário olharmos para os cenários que nos cercam em vista da nossa missão. Uma provocação de Ir. Nilva foi: Quais as marcas que consumimos? As marcas que consumimos no cotidiano falam de nós e de nossas opções.


Que experiência eu tenho com a arte? Qual meu olhar quais os meus olhares?  A arte toca a minha vida e reflete o nosso Carisma, por isso, precisamos aguçar nossa sensibilidade para perceber como nos envolve. Que expressões ela encontra em mim e na missão? A arte precisa dar voz aos que não tem e torná-los visíveis neste mundo que faz muitas pessoas e expressões invisíveis.


Quem se movimenta consegue perceber as correntes que o prendem.


O Papa Francisco através da Encíclica Laudato Si nos chama a viver uma ecologia integral, superando as fragmentações.


Assim, todas somos chamadas a trilhar esta jornada de conhecimento e de sensibilidade que nos toca e desafia através da arte, da imagem, das redes sociais...


Que possamos nos deixar tocar pela arte que nasce do Evangelho e impulsiona a transformação criativa.

                                                                                                                                          Ir Ilda Brandalise









Galeria de imagens

(22 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar