No dia 19 o grupo refletiu, com a ajuda de Ir. Ieda, sobre Interculturalidade e participaram, por videoconferência, as Irmãs: Sally, Rashimi, e Eliane Santana que compartilharam algumas ideias sobre o tema. No dia 20 Ir. Helena T. Rech, sst, ajudou a refletir sobre missionariedade e travessias. O dia 21 foi reservado para releitura, organização e planejamento. O encontro possibilitou profundas reflexões e partilhas do coração. Também foi provocativo. Algumas das provocações que surgiram foram: o desafio de constituirmos comunidade interculturais; manter e intensificar a fidelidade e o cultivo da espiritualidade cristã e da congregação; desafiar a aprender outra língua; reconhecer a nossa pequenez e as nossas capacidades de fazer a vivência da unidade comigo nas comunidades e na congregação: ser mística – profética – sábia “ sermos celeiros da espiritualidade”; SAV – cultura vocacional; fazer experiência missionária, nos deixar provocar; buscar acompanhamento pessoal; nos assumir, ou seja, aquilo que nos propomos colocar em prática mesmo que sejam pequenas ações; atenção aos gritos da realidade; apreciação da cultura da outra.
Ao finalizar o encontro assim se
expressaram algumas das participantes:
“
Foi um momento rico de convivência,
oração, partilhas e escuta do coração... fomos desafiadas a ‘sair de nós
mesmas’ com coragem e ousadia, sendo missionárias, lá onde quer que
estejamos...
“Foram dias maravilhosos de experiências muito intensas que nos abriram ao conhecimento e enriquecimento mútuo. Viveu-se um clima de alegria, predisposição para os serviços, trabalho e partilha fraterna”.
“Fomos desafiadas, também agraciadas por tudo que vimos e ouvimos. Fomos provocadas a novos horizontes, dando passos largos, mas seguros, sendo ousadas”.
“Foi um encontro cheio de provocações, de alegrias e esperanças. Sinto um grupo maduro e em processo constante de crescimento”
“ Foi um encontro de aprendizado para recordar e celebrar e motivou para sermos cada vez mais mulheres proféticas, místicas e sábias”.
“ Foi um encontro de despedida deste grupo, pois já fiz 15 anos de votos definitivos. Aproveitei o máximo e saio com o coração esperançoso, de que a missão acontece no concreto da vida. Gratidão, pela partilha, acolhida, escuta e respeito de cada Irmã”.
“O encontro foi de partilha, troca de saberes, oportuno para fortalece nossos vínculos e continuar a missão confiada por Deus, com mais comprometimento e amor. ”
“Oportunidade de rever as prioridades da missão como Irmã de São José onde estou e como expresso isso nos diferentes serviços. O mais importante é SER. ‘Agradecer" ou seja, agradar o SER, cuidar de mim, para bem cuidar das pessoas e isso de maneira integral e integrada.”
“A intensidade desse encontro aconteceu devido a travessia de cada uma. Travessia de sair de uma margem que é o ego em direção a água mais profundas de conexão e intimidade com o Espírito e assim passar para outra margem. ”
“Sejamos queridas Irmãs semeadoras místicas, audaciosa e comprometida para que mais e mais pessoas tenham e sintam-se imbuídas da espiritualidade e vivam nosso Carisma. ”
“Destaco a profundidade da partilha do coração, através da escuta, da acolhida e a da vivência da unidade entre nós e com Deus. ”
“Todas nós tivemos a graça de perceber como o Espírito de Deus direciona a cada uma de forma diversificada respeitando a sua individualidade. Compete a nós agora, a trabalhar o nosso Ser para alcançar a interculturalidade, sendo elo de unidade e comunhão que é o essencial da nossa vida de Irmã de São José.”
Ir. Eliana Aparecida dos Santos