Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
31/07/2019
Encontro das Irmãs de 1 a 15 anos de profissão definitiva


Aconteceu de 19 a 21 de julho de 2019 o encontro anual das Irmãs de São José de 1 a 15 anos de profissão definitiva.  Participaram, além das Irmãs deste grupo específico, a Superiora Provincial Ir. Katia Rejane Sassi; as conselheiras Ir. Gertrudes Salete Beal e Ir. Elisa Fátima Zuanazzi e também  Ir. Geni Estegues Pereira. Neste ano o grupo contou ainda com a presença das conselheiras gerais Ir. Philomena e Ir. Ieda Tomazini. A cada ano o encontro tem um tema específico. De forma geral, o objetivo é encontrar-se, fortalecer os vínculos, partilhar a caminhada, somar forças na missão.

 

No dia 19 o grupo refletiu, com a ajuda de Ir. Ieda, sobre Interculturalidade e participaram, por videoconferência, as Irmãs: Sally, Rashimi, e Eliane Santana que compartilharam algumas ideias sobre o tema. No dia 20 Ir. Helena T. Rech, sst, ajudou a refletir sobre missionariedade e travessias. O dia 21 foi reservado para releitura, organização e planejamento. O encontro possibilitou profundas reflexões e partilhas do coração. Também foi provocativo. Algumas das provocações que surgiram foram: o desafio de constituirmos  comunidade interculturais; manter e intensificar a fidelidade e o cultivo da espiritualidade cristã e da congregação;  desafiar a aprender outra língua; reconhecer a nossa pequenez e as nossas capacidades de fazer a vivência da unidade comigo nas comunidades e  na congregação:  ser mística – profética – sábia  “ sermos celeiros da espiritualidade”; SAV – cultura vocacional; fazer experiência missionária, nos deixar provocar; buscar acompanhamento pessoal;  nos assumir, ou seja, aquilo que nos propomos colocar em prática mesmo que sejam pequenas ações; atenção aos gritos da realidade; apreciação da cultura da outra.

 

Ao finalizar o encontro assim se expressaram algumas das participantes:


“ Foi  um momento rico de convivência, oração, partilhas e escuta do coração... fomos desafiadas a ‘sair de nós mesmas’ com coragem e ousadia, sendo missionárias, lá onde quer que estejamos...


“Foram dias maravilhosos de experiências muito intensas que nos abriram ao conhecimento e enriquecimento mútuo. Viveu-se um clima de alegria, predisposição para os serviços, trabalho e partilha fraterna”.


 “Fomos desafiadas, também agraciadas por tudo que vimos e ouvimos. Fomos provocadas a novos horizontes, dando passos largos, mas seguros, sendo ousadas”.


“Foi um encontro cheio de provocações, de alegrias e esperanças. Sinto um grupo maduro e em processo constante de crescimento”

“ Foi um encontro de aprendizado para recordar e celebrar e motivou para sermos cada vez mais mulheres proféticas, místicas e sábias”.


“ Foi um encontro de despedida deste grupo, pois já fiz 15 anos de votos definitivos. Aproveitei o máximo e saio com o coração esperançoso, de que a missão acontece no concreto da vida. Gratidão, pela partilha, acolhida, escuta e respeito de cada Irmã”.


“O encontro foi de partilha, troca de saberes, oportuno para fortalece nossos vínculos e continuar a missão confiada por Deus, com mais comprometimento e amor. ”


“Oportunidade de rever as prioridades da missão como Irmã de São José onde estou e como expresso isso nos diferentes serviços. O mais importante é SER. ‘Agradecer" ou seja, agradar o SER, cuidar de mim, para bem cuidar das pessoas e isso de maneira integral e integrada.”


“A intensidade desse encontro aconteceu devido a travessia de cada uma. Travessia de sair de uma margem que é o ego em direção a água mais profundas de conexão e intimidade com o Espírito e assim passar para outra margem. ”


“Sejamos queridas Irmãs semeadoras místicas, audaciosa e comprometida para que mais e mais pessoas tenham e sintam-se imbuídas da espiritualidade e vivam nosso Carisma. ”


“Destaco a profundidade da partilha do coração, através da escuta, da acolhida e a da vivência da unidade entre nós e com Deus. ”


“Todas nós tivemos a graça de perceber como o Espírito  de Deus direciona a cada uma de forma diversificada respeitando a sua individualidade. Compete a nós agora,  a trabalhar o nosso Ser para alcançar a interculturalidade, sendo elo de unidade e comunhão que é o essencial da nossa vida de Irmã de São José.”



                                                                                                                                             Ir. Eliana Aparecida dos Santos









Galeria de imagens

(22 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar