Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
08/07/2019
Lar dos Meninos São Luiz

Bendigamos ao Senhor nosso Deus pelos 100 anos de existência do Lar dos Meninos São Luiz.

O Lar foi fundado em 1919, na cidade de Curitiba, por Padre Jean Michel e Madre Maria dos Anjos Rullier, ambos franceses.  Ela é religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry.


A finalidade da Instituição era para acolher os meninos órfãos por causa da epidemia da gripe espanhola que assolou o país. As meninas foram acolhidas em outros orfanatos da cidade.


No início, o Lar recebeu o nome de Asilo São Luiz e atendia só meninos, no regime de internato e se localizava no centro de Curitiba, ao lado da Praça Ruy Barbosa. Permaneceu ali até o ano de 1957. Depois, foi mudado para a Rua Bento Viana,71, no Bairro da Água Verde, em Curitiba, ao lado da Igreja Sagrado Coração de Jesus, hoje Santuário.


No decorrer do tempo, a Instituição foi fazendo adaptações para dar respostas conforme as necessidades da época. Há alguns anos que a Instituição atende meninos e meninas, na modalidade de contra turno escolar, para cumprir sua missão X função social.  Apoia as famílias necessitadas para que as crianças sejam assistidas enquanto seus pais trabalham.


No dia 19 de junho, o Lar celebrou seu centenário.

Teve uma festa muito bonita, com muitos convidados civis e religiosos. Nós, irmãs de São José, estávamos lá.   A nossa provincial, Irmã Katia Sassi compôs a mesa das autoridades e falou em nome das Irmãs de José, que ajudaram fundar e presidir a Instituição por mais de 90 anos consecutivos. Foram tantas as lutas vencidas e vitórias alcançadas. Na verdade, esta comemoração foi perfeita: reuniu antigas e novas lideranças e, também, ex. e novos assistidos, que marcaram presença ativa na festa e cantaram juntos. Teve também apresentação de ballet e capoeira. Na confraternização, havia bolo, guloseimas, balões e muita gente... Crianças felizes, famílias, Bispos, Irmãs de São José, padres e autoridades civis, funcionários, benfeitores... Tudo muito bom.


No dia 23, foi o ponto alto da festa com a Missa de Ação de Graças, celebrada no Santuário da Agua Verde.


Agradecemos a Deus por estes 100 de história e pedimos bênçãos para todas as pessoas que fizeram parte dela.  Que esta obra continue para atender pessoas necessitadas.

 









Galeria de imagens

(6 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar