Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
23/06/2019
Parar, Refletir, Analisar, Avaliar e Agir em favor de Vida Para Todos

            Vivemos em um momento de profundas mudanças sócio-políticos, econômicas, culturais e religiosas que exige de cada pessoa uma toma de posição e decisão para poder acompanhar esta rápida evolução.


            Diante desta realidade é importe fazer perguntas: Onde fica o ser humano, o direito à vida, seus valores, necessidades básicas, o respeito a natureza, ao planeta e todas as dimensões da vida que compõe a dinâmica da sustentabilidade?  Qual é o lugar do respeito à criação?  Acredita-se que o mundo foi criado para dar à pessoa tudo o que é necessário para viver como centro, com direitos e deveres iguais para todos, porém, não é isto que estamos vendo acontecer... O que está acontecendo? Onde estamos nós neste contexto?


Foi pensando nesta realidade que no dia 22 de junho, aproximadamente cem pessoas, entre Irmãs, Leigos e Leigas do Pequeno Projeto e Colaboradores dos Núcleos Caminho Novo, Sagrada Família, São José e Irmã Paula Gobbi do Núcleo da Santíssima Trindade, estiveram reunidas em Caxias do Sul. O encontro teve como objetivo estudar e compreender um pouco a conjuntura política, econômica, social do Brasil. O tema foi Análise de Conjuntura, tema relevante no momento atual.


 O encontro faz parte de uma programação desenvolvida pelo grupo da Justiça, Paz e Integridade da Criação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil. (JPIC - Brasil).   Assessorou o encontro o Jornalista Elton Bozzetto e a Economista Angela Bozzetto.


            Para os participantes foi um momento muito intenso e preocupante, pois, é possível perceber, inclusive em dados concretos de pesquisa, para onde o país está caminhando diante das atuais decisões que os governantes maiores estão tomando. É e possível afirmar que o caminho não é bom. Perda de direitos, crescimento da pobreza, do desemprego, violência, enriquecimento de poucos, doenças, entre outros. A realidade envolve os mais diferentes aspectos conjunturais que se apresentam, ás vezes de forma bem sutil, e que confundem as pessoas de bem em suas posições sociais.


            As Irmãs de São José que têm por missão defender e promover a vida, em todas as suas dimensões, saíram do encontro provocadas e com suas convicções renovadas. Todos, ao concluir este dia, sentiram-se apoiados e comprometimentos percebendo a importância de não se deixar enganar por falsas ideologias, mas lutar para juntos envolver-se na construção de um mundo justo e possível para todos.


Nos passos do fundador da Congregação Padre Medaille  o convite é voltar à fonte, beber daquela água viva, para saciar a sede e buscar forças para juntos defender a dinâmica da vida em todas as suas dimensões.


                                                                                                                                                                                                                   Ir. Adelide Canci









Galeria de imagens

(40 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar