Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
26/02/2019
DIA ANEC – Competências Socioemocionais na relação professor e Aluno

No sábado 23 de fevereiro aconteceu em Caxias do Sul o dia ANEC (Associação Nacional da Educação Católica do Brasil). Um evento anual realizado em todo país que reúne professores, coordenadores e diretores de escolas católicas para um dia de celebração e reflexão sobre a realidade atual da educação católica no Brasil. Este ano a ANEC desenvolve o projeto Rede em Redes com o com o apoio e incentivo da CNBB e CRB.

Em Caxias do Sul foram 500 participantes de 13 escolas católicas da cidade. O evento aconteceu em dois momentos: Uma Celebração Eucarística na Catedral Diocesana e uma palestra no Colégio São José. Na abertura do evento Ir. Renata Anelda Segat, diretora do Colégio São José, destacou a importância de unir forças para tornar a educação algo inovador e apaixonante. Para isso, faz-se necessário pessoas comprometidas que aprendam a linguagem das mãos e do coração para criar e recriar o espaço da educação. Refletir e dialogar sobre a complexidade do mundo e abrir-se ao universo de oportunidades que a educação possibilita.


O assessor convidado foi o mestre em educação Marcos Meier que abordou o tema: Competências Socioemocionais na relação professor e aluno. Em sua fala, destacou a necessidade de afeto, de vínculo para que a aprendizagem aconteça. A questão da autoridade é outro elemento segundo ele, essencial nesse processo. Porém a autoridade deve ser exercida a partir do vínculo.  O professor precisa despertar a vontade de aprender isso é disciplina; O professor deve tratar cada um segundo sua necessidade, não é possível tratar “todo mundo igual” as pessoas são diferentes e possuem necessidades diferentes, isso é equidade. O professor é chamado a realizar uma aproximação contínua com seus alunos, conhece-los e ser justo, todos precisam ser tratados com a mesma justiça para que o fruto dessa relação seja a paz, a aprendizagem, o respeito. Os estudantes necessitam de referências emocionais e os professores devem ser essa referência para que processo ensino - aprendizagem seja efetivado com sucesso.


Além deste encontro com os professores, a ANEC promoveu no dia anterior, à noite, um momento com professor Marcos com as Associações de Pais e Mestres (APMs) de Caxias do Sul das Escolas católicas. Estiveram presentes no auditório do Colégio São José aproximadamente 550 pais e refletiram sobrem o mesmo tema com enfoque para a família.

Ir. Eliana Aparecida dos Santos









Galeria de imagens

(10 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar