Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
11/11/2018
Grupo JPIC - Brasil

As Irmãs que fazem parte do grupo da Justiça e Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Província das Irmãs de São José de Chambery no Brasil, encontrou-se nos dias 03 e 04 de novembro em Guaíba.  Um dos assuntos refletidos foi a atual conjuntura do Brasil, principalmente neste período pós eleições. O jornalista Elton Bossetto foi convidado para colaborar na reflexão.

 

Destaca-se alguns pontos do que foi refletido: A eleição presidencial, conseguiu revisitar os porões da memória conservadora do Brasil e a mídia, e as tecnologias foram aliadas nesse processo; a irracionalidade e o individualismo estiveram muito presentes no processo eleitoral; como evitar o suicídio da democracia? Os próprios partidos estão se encaminhado neste sentido; é necessário politizar a disputa e não entrar em confronto; não atacar, mas defender o ponto de vista; acompanhar dia-a-dia a conjuntura; os movimentos sociais estão correndo perigo; vamos ter que ser muito competentes para restaurar a democracia.

 

Algumas atitudes a serem tomadas nesse momento:  Ternura; politização; capacidade de articulação; valorização da alteridade. Somos chamadas a “ agir em vez de reagir” sempre com respeito e ternura, a ternura nos dá competência.

 

Durante a reunião decidiu-se que esse tema precisa ser discutido com mais Irmãs na Província e duas propostas de encontros sobre isso foram colocadas em pauta. O grupo também avaliou e revisou o planejamento para 2019.

 

O encontro, que aconteceu na sede do PROJARI um espaço muito acolhedor e agradável, foi marcado por gestos de delicadezas como uma bela apresentação de balé e um passeio de jardineira pelos lugares históricos de Guaíba. O clima de unidade, alegria, comprometimento e amizade acompanhou o encontro que contou ainda com a companhia e ajuda além das Imãs da comunidade, de casais de leigos voluntários. 

Ir. Eliana parecida dos Santos







Galeria de imagens

(11 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar