Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade ZéliaKopacheski
Imagem da irmã

ZéliaKopacheski

Estrela de nascimento 14/03/1934
Cruz de falecimento 17/05/2023

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO BOM PASTOR

 

IRMÃ ZÉLIA KOPACHESKI

(OLGA MARIA)

 

* NASCIDA: 14 DE MARÇO DE 1934

+  FALECIDA: 17 DE MAIO DE 2023

 

                     “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA (Jo 20,31)”

Zélia Kopacheski, filha de Miguel Jadelko Kopacheski e Olga Ott Kopacheski, nasceu no dia 14 de março de 1934, em Jaguaraíva - Paraná. Uma família composta por cinco irmãos, sendo três filhas e dois filhos, um adotivo. Uma família profundamente religiosa, fundamentava sua vida na Leitura e reflexão da Palavra de Deus. Como consequência era um lar abençoado, onde se vivenciava a união, a alegria. Neste ambiente, seus pais procuravam orientar seus filhos nos princípios cristãos, oportunizando -lhes formação espiritual e científica. Reunia-se, diariamente, para a contemplação dos mistérios do terço e tinham o máximo cuidado em proporcionar-lhes uma educação integral, preparando-os para enfrentar os desafios da vida. Zélia iniciou seus estudos no Internato do Colégio São de Castro/PR. Passou uns anos em contato com as Irmãs. Foi neste tempo, que encantada com a vida das Irmãs, Zélia sentiu o chamado de Jesus para segui-lo na Vida Religiosa Consagrada. Após muita oração, discernimento, orientação das Irmãs e diálogo com a família, tomou sua decisão generosa, partindo do seu querido lar, a fim de realizar seu grande sonho.

 

Com 19 anos, iniciou o Postulado. Foi uma etapa forte, na qual começou a formação inicial. Como era muito piedosa superou, com alegria, as dificuldades e no ano seguinte, entrou no Noviciado. Neste período, recebeu a continuidade da formação, com o aprofundamento da Palavra de Deus, da Espiritualidade e do Carisma de nossa Congregação. Após dois anos de preparação, numa grande disponibilidade, amor e alegria, fez num gesto de oferenda ao Senhor, a entrega de sua vida na Primeira Profissão, no dia 29 de janeiro de 1956 e a Profissão Definitiva, no dia 10 de fevereiro de 1961.

 

Após a Primeira Profissão. Iniciou a sua peregrinação missionária: Irmã Zélia desempenhou a função de educadora no Juvenato São José - São José dos Pinhais; Colégio Nossa Senhora de Lourdes - Curitiba -PR, como professora; Colégio São Tomaz de Aquino - Venceslau Braz - PR, como Professora e Diretora; Colégio São José – Paranaguá – PR, professora; Colégio Nossa Senhora Aparecida- SC, como professora e secretária; Colégio Nossa Senhora de Lourdes–Curitiba-PR, professora e Diretora; Comunidade Provincial - Curitiba-PR, como Conselheira Provincial; Estados Unidos para estudos; Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Curitiba -PR, responsável pelo Setor de Educação da Província; Comunidade Provincial-Curitiba-PR, como Superiora Provincial; Comunidade de Sévigné - Porto Alegre - RS; como estudante; Comunidade Nossa Senhora Aparecida- Curitiba- PR, como professora da PUC- Curitiba - PR. Com a ajuda de Deus e o cabedal de seus conhecimentos foi muito feliz em desempenhar esta missão junto ás crianças, adolescentes e aos jovens universitários aos quais dedicava um grande amor, conduzindo-os pelos caminhos do Senhor, único caminho da felicidade.

 

Agravando-se seu estado de saúde, permaneceu na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Curitiba–PR. Logo em seguida, foi transferida para a comunidade Nossa Senhora de Lourdes para acompanhamento de sua saúde, que inspirava maiores cuidados.

 

Irmã Zélia era piedosa, inteligente, determinada, generosa. Distinguiu-se nas Comunidades pela sua alegria e o prazer de realizar surpresas. Gostava muito de festas e passeios. Era uma companheira querida. Irmã Zélia considerava a oração pessoal e comunitária e a vivência da nossa Espiritualidade e Carisma muito importantes para o crescimento humano e espiritual. Era assídua na leitura e contemplação da Palavra de Deus, momento em que realizava o encontro pessoal com a Trindade Santa. Muito devota da Celebração Eucarística, fonte de graça que lhe dava força, motivação, entusiasmo para a caminhada de cada dia. Dedicava um grande amor a Maria Santíssima e a São José, pedia-lhe sempre sua proteção, principalmente, na doença, na dor, nos sofrimentos, nas dificuldades e não deixava de agradecer a sua presença. Gostava de meditar e partilhar a riqueza das nossas Constituições, de um modo especial a nº 7 que diz: “Para glorificar o Pai, fonte de toda a perfeição, somos solicitadas a viver cada vez mais como filhas suas, pela oferenda de nós mesmas e pelo abandono à sua Vontade.”

 

Com problemas de saúde passou por momentos muito difíceis e dolorosos. Aceitou todos com paciência, unindo-os à Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Diariamente, fazia a oferta generosa de sua consagração.                        

                   

No dia 17 de maio de 2023 com 89 anos de idade e 67 anos de vida religiosa consagrada, Irmã Zélia partiu para a casa do Pai, para gozar a plenitude da vida e cantar a glória e as alegrias eternas de Jesus Ressuscitado. E agora, querida Irmã Zélia, interceda à Trindade Santa, à Virgem Maria e a São José, pela família, amigos/as, pela humanidade e pela Congregação, para que seja sinal do grande Amor de Deus.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ 

     Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós, com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas com

 a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias

e Comunidades a fim de que guardemos.

 com fidelidade, o dom da fé

e da consagração batismal, que nos une

      a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

 Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos                       

   acolhê-las favoravelmente. Amém!