Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Zelia Magoga
Imagem da irmã

Zelia Magoga

Estrela de nascimento 08/11/1933
Cruz de falecimento 22/12/2021

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

 

IRMÃ ZELIA MAGOGA

* 08.11.1933

+ 22.12.2021

 

Irmã Zelia Magoga nasceu no dia oito de novembro de 1933, em Nova Prata. Era filha de Domingos e Catarina Magoga que tiveram dez filhos. Quatro das filhas assumiram o compromisso de seguir Jesus na Vida Religiosa Consagrada: duas na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry e duas na Congregação de São José do Murialdo.

 

Os pais eram muito religiosos e tinham na oração uma das forças para vencer as dificuldades que encontravam principalmente no sustento da família que era vulnerável e bastante numerosa. O testemunho do pai que rezava todos os dias o terço, e no final de semana costumava ler e partilhar a Palavra de Deus, marcou muito a vida de Irmã Zélia. Quando jovem, leu o livro da vida de Santa Rita de Cássia. O exemplo dessa santa a ajudou a discernir e optar pela Vida Religiosa. Assim, no dia 17 de dezembro de 1959, fez o primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José em Garibaldi e a partir desse momento, Irmã Zélia procurou ser fiel ao compromisso de viver corajosamente o Carisma de Comunhão.

 

Além da formação profissional como enfermeira, Irmã Zélia tinha convicção de que, para exercer um trabalho ou função, além da disponibilidade, da doação e do amor, é importante a formação específica. Por isso, além da Pós-graduação em Enfermagem Médico-cirúrgica, fez vários cursos de ciências humanas como Teologia Pastoral, Mariologia, Massagem e atualização filosófica.

 

Iniciou seus estudos em Caxias e depois foi para Pelotas. Além de trabalhar como enfermeira nos Hospitais Nossa Senhora da Saúde e Pompeia em Caxias do Sul e São Pedro em Garibaldi, dedicou-se também à Medicina Alternativa em Alvorada e à Pastoral Popular em Santa Cruz do Sul e no Bairro Panazzolo em Caxias do Sul. Era zelosa no cuidado da saúde das Irmãs e com alegria prestava-lhes serviços quando solicitada.

 

Pessoa calma, paciente, de escuta, tornava-se agradável na convivência. No cuidados dos pacientes nos hospitais, gostava de seguir o exemplo das Irmãs e delas aprendeu como agir para melhor ajudar. Assim expressa o objetivo na sua profissão: “Cuidar da saúde, dos doentes e dos necessitados com amor e dedicação a exemplo do Bom Samaritano para aliviar a todos em seu sofrimento”.

 

Irmã Zélia cultivava grande afeição aos familiares. Preocupava-se com a vida, a saúde, o bem estar deles. Sonhava em ajudar a todos em suas dificuldades. Quando se sentia incapaz de socorrê-los em suas necessidades, solicitava ajuda à Congregação que nunca lhe foi negada. E Isso a deixava feliz. 

 

Irmã Zelia sabia, na prática, que cada pessoa tem sua individualidade. Dizia: “Somos diferentes, por isso é difícil aconselhar alguém. Para entender outra pessoa é preciso antes conhecer-se de forma autêntica”.

 

Sempre se mostrou muito grata à Congregação pelas muitas oportunidades que teve e pelo muito que recebeu como Irmã de São José.

Em 2009, celebrou 50 anos de Vida Religiosa Consagrada e seu desejo era continuar com amor, sendo fiel Àquele que a chamou, consagrou e enviou em missão para que todos tenham vida digna.

 

Irmã Zélia dizia às pessoas e de modo especial às jovens vocacionadas: “Prossigam sempre com coragem e perseverança. Se vocês não conseguirem superar os obstáculos, façam como a água que contorna as pedras quando não consegue ultrapassá-las”.

 

Em 2011, integrou a Comunidade da Betânia em Garibaldi para melhor cuidar de sua saúde já bastante fragilizada.

 

No dia 22 de dezembro de 2021, Irmã Zélia, com 88 anos de existência e 62 de vida Religiosa Consagrada, foi acolhida pelo Senhor da Vida a quem tanto amou e serviu, com esmero, na pessoa do doente, do pobre, do pequeno e do deixado à margem pela sociedade.

 

Querida Irmã Zélia, eras cuidadosa com a Vida. Amavas e cuidavas da natureza como expressão da beleza do Criador. Olha, com carinho, pelas Irmãs de São José, intercede junto a Deus pelos Funcionários e Funcionárias da Comunidade da Betânia que tanto se dedicaram para aliviar teu sofrimento, em especial, nos últimos anos de tua vida.

 

Descansa em Paz!

Garibaldi, 23 de dezembro de 2021.