Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Therezinha Bernardi
Imagem da irmã

Therezinha Bernardi

Estrela de nascimento 15/10/1939
Cruz de falecimento 29/03/2024

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

- NÚCLEO SÃO JOSÉ -      

 

       Nome civil: Therezinha Bernardi

       Nome religioso: Irmã Therezinha do Rosário

            *Nascimento: 15/10/1939

                     +Falecimento: 29/03/2024

“Eu estarei sempre com você”. (Mt 28,20)

No dia 15 de outubro de 1939, em Veranópolis/RS, nasce a 11ª filha do casal Adriano Bernardi e Fhilomena Amábile Zandoná Bernardi. Por ter nascido no dia de Santa Tereza, recebe o nome de Therezinha. Logo no dia seguinte é levada à pia batismal da Igreja de Veranópolis pela madrinha e pai, visto que a mãe ficou em casa de repouso. Desde o nascimento se sentiu muito agraciada por Deus, pois nasceu com muita saúde e pesando quase 4 quilos. Pertenceu a uma numerosa família, composta por 14 irmãos. Família muito católica onde a fé e os valores cristãos tinham um destaque na vida em família e na formação como um todo. Deus, Nossa Senhora, Anjo da Guarda, São Francisco e outras devoções faziam parte de nossa vida, diariamente.  Aos domingos, na Capela da comunidade, todas as famílias estavam presentes para a reza do terço, e as crianças, também participavam da catequese e na volta os pais retomavam e reviam o que as crianças haviam aprendido na capela e na catequese. Nos dias da semana Therezinha permanecia em casa com seus irmãos. À noite, a família, sempre se reunia para a reza do terço, ladainhas, e muitas outras orações. Os pais sempre foram exemplo de fé e sincera piedade. Após passarem um dia no trabalho pesado, com calor ou frio, alegres ou tristes, com saúde ou doentes, lá estavam de joelhos, com os filhos, pedindo a proteção de Deus e agradecendo o dia. A Sagrada Escritura, em italiano, tinha lugar de destaque. O pai sabia de cor a sagrada escritura, tanta era a leitura e o carinho que tinha por ela. Ainda sobrava tempo para o pai dar uma olhada no trabalho escolar dos filhos. Sempre dizia: “Estude e aproveite bem o tempo na escola, porque nem todos podem estudar.”

 O ambiente familiar sempre foi de muita paz, alegria, compreensão, perdão e muita acolhida. Aos sábados, à tarde e aos domingos, nossa casa era sempre visitada por parentes, amigos e vizinhos. Eram momentos de muita alegria e festa. Os Freis e seminaristas amavam chegar lá em casa para falar com os pais e aproveitar o bom tempo de pinhão, mel e muitas outras coisas que levavam como troca da esperada visita. O pai repetia sempre: “Receber visita de um Padre ou Religiosa é uma grande graça e benção para a família!”. Os pais celebram os 50 anos de casados com uma festa que ficou na história! Foi algo de muita alegria e celebração marcante. Festa inesquecível! A mãe dedicou sua vida, além de todos os afazeres da casa, como parteira, por uns 30 anos. Atendia as mães com carinho especial, permanecendo na casa o tempo que fosse necessário.  Sempre foi um trabalho totalmente gratuito.  Na sua ausência o pai tomava conta dos filhos, casa e trabalhos.

        Os pais, colaboraram muito com a comunidade, doando toda a madeira para construir a capela.  Da minha infância, só tenho para agradecer. Tempo feliz de convivência com os pais e irmãos. Aos poucos, os irmãos e irmãs saíram de casa para seguir sua vocação. A família tem cinco tias religiosas da Congregação de São José, muitas primas e da família de Adriano e Fhilomena, sete Irmãs de São José, três irmãos capuchinos e duas irmãs Carlistas.

          Em meio a este ambiente familiar marcado por traços e vivências cristãs, Therezinha sentiu que Deus a estava chamando para algo diferente. Com a benção da mãe e suas palavras de encorajamento foi para o juvenato em Flores da Cunha e depois Garibaldi, no RS. O tempo foi ocupado com estudo, formação, trabalho, recreios, jogos. Poucas saídas na cidade, só missa na paróquia aos domingos. Todos os dias o padre celebrava na capela da escola.

        Iniciou a etapa do postulado no dia 17 de fevereiro de 1960 em Garibaldi e no dia 17 de dezembro do mesmo ano, inicia o noviciado que foi um tempo de grandes expectativas, discernimento, trabalho, estudo, formação. Tempo de graças e de escuta da vontade de Deus. Para Therezinha, tudo ia ficando muito claro e encantador, o chamado a seguir o Senhor na Vida Religiosa Consagrada. Ela assim se expressava: “O Carisma de Comunhão tornou minha vida alegre, disposta e muito mais comunicativa com todas. Sempre fui elo de paz, sorriso e bom humor em todos os momentos.”  No dia 17 de dezembro de 1962 fez sua Profissão Temporária em Garibaldi/RS e foi enviada em missão para Ipê, depois em Vacaria, como professora e estudante. Em 1968 fez sua Profissão Definitiva como Irmã de São José de Chambéry na Catedral Diocesana de Vacaria/RS. Teve grande preparação para este momento.  Ela estava feliz! Era tudo o que queria: Ser toda de Jesus e dar minha vida na missão a mim confiada.

Após, foi enviada para Sananduva/RS como professora, sempre com muita dedicação. Trabalhou Geografia, História e Ensino Religioso na escola pública e particular. Também pôde realizar belas experiências junto aos jovens, catequizandos, catequistas e casais, nas paróquias.

Para dar respostas mais acertadas no seu trabalho cursou Estudos Sociais pela Universidade de Passo Fundo e Psicologia pela ULBRA. Trabalhou por 4 anos na então, 22ª Delegacia de Educação, em Lagoa Vermelha na Coordenação do Ensino Religioso.

Enviada à Porto Alegre/RS, trabalhou por 13 anos com atendimento clínico. Além de todas as suas atividades, sempre deu grande valor e atenção ao cultivo pessoal, não dispensava retiros, estudos, leituras, seminários, encontros na província, oração, grupos de estudo tudo sempre era esperado com muito carinho. Dizia: “Hoje posso dizer que sou uma pessoa feliz e realizada e quero ser fiel, sempre. Quero estar com Ele em todos os momentos. Gosto de viver em comunidade, amo o que faço, do como sou e de ser mais para os outros do que para mim”.

Também constituiu comunidade em Vacaria, Sananduva e novamente em Lagoa Vermelha, todas o RS, sempre contribuindo com sua presença e serviço no que se fazia necessário.

         Algumas passagens bíblicas que iluminavam a vida e a minha missão de Therezinha: “Vai em paz” (Lc 1,50); “Não tenha medo” (Mt 10,26); “Achei a pérola que tinha perdido” (Lc 15,9); “Desce daí, hoje preciso ficar na sua casa” (Lc 19,5); “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18); “Eu te chamo, és preciosa para mim” (Is 43,4); “Senhor, dá-me de beber!” (Jo 4,15); “Eu sou o caminho” (Jo14,6). Mas, sua ideia força era: “Eu estarei sempre com você” (Mt 28,20)

       Sua identidade, como Irmã de São José, buscava nas Constituições, nos Textos Primitivos, Máximas e exemplos de muitas Irmãs. Durante seus longos anos de Vida Religiosa Consagrada se sentia com uma atitude: Louvar e render graças por tudo o que recebeu de Deus, da Congregação e da família. Sentia-se amada por Deus e tinha certeza que sempre estava presente seu perdão.

         Em 2021, necessitando de maior acompanhamento e cuidado com sua saúde passa a residir na casa de cuidados São José do Patrocínio em Vacaria/RS. Suas forças e energias foram diminuindo e aos poucos se entrega definitivamente Àquele que sempre esteve com ela e que foi a razão da sua vida e de sua dedicação aos irmãos e na sexta-feira santa, junta-se à entrega de Jesus e parte com Ele no dia 29 de março de 2024, contando com 84 de vida e 61 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.