Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Maria Nely Giraldini
Imagem da irmã

Maria Nely Giraldini

Estrela de nascimento 16/03/1935
Cruz de falecimento 20/12/2021

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL                            

                                       NÚCLEO BOM PASTOR

 

IRMÃ MARIA NELY GIraldini

  ( IRMÃ JUSTINA INÊS) 

16 de março de 1935

20 de dezembro de 2021   

                    “SERVIR O SENHOR NA ALEGRIA” (Sl 99,01.)

 

Maria Nely, filha de Angelo Giraldini e Colorinda Michelon Giraldini, nasceu em São Marcos, Distrito de Caxias do Sul/RS, no dia 16 de março de 1935. De uma família abençoada e numerosa, eram 11 irmãos, sendo 06 filhos e 05 filhas. Seus pais se dedicavam à agricultura, dedicados aos trabalhos, para garantir, com dignidade, o sustento da família. Eram católicos convictos, vivenciavam a religião das tradições italianas. Diariamente, a família se reunia para as orações, leitura da Palavra de Deus e reza do terço. Seus pais tinham por princípio educar com firmeza seus filhos, no respeito aos mais idosos. Desde pequenos aprenderam ajudar em casa e as pessoas necessitadas, passavam a eles os verdadeiros valores. Neste lar abençoado, fruto de uma vivência de união e respeito, Maria Nely sentiu o chamado do Senhor para segui-lO na vida religiosa consagrada. Foram anos de oração, busca, reflexão e discernimento.

 

Motivada para conhecer e viver o Evangelho de Jesus Cristo e por ser mais disponível para ajudar as pessoas, fez na fidelidade ao Senhor sua opção. No dia 13 de junho de 1954, celebração da festa da Santíssima Trindade, num belo domingo, dia de Santo Antônio, com 19 anos, entrou no Postulado. Iniciou a primeira etapa da formação. Foi um ano bastante exigente e difícil de adaptação, convivência, estudos e discernimento. Passado um ano, Maria Nely entusiasmada e com alegria, solicitou para continuar no Noviciado, recebendo o nome de Irmã Justina Inês. Estes três anos foram muito importantes para sua formação inicial: o bom relacionamento entre as pessoas, aprofundamento da oração, dos valores do Evangelho, descoberta de Deus Amor e Misericordioso, estudo da Bíblia, participação mais consciente das festas litúrgicas, aprofundamento da Espiritualidade e do Carisma das Irmãs de São José.

 

Após o acompanhamento e preparação, Irmã Maria Nely sentiu que o chamado de seguir Jesus como religiosa consagrada, era a Vontade de Deus. E como Maria Santíssima, Irmã. Maria Nely disse: “Eis aqui a serva do Senhor que na liberdade, com grande amor, fez a entrega generosa de sua vida nas mãos amorosas do Senhor, pela Primeira Profissão, em 1957. Iniciou, logo após, a sua peregrinação missionária, a missão de educadora no Colégio Nossa Senhora de Lourdes/Curitiba PR, junto aos pobres e ao mesmo tempo lecionava no Curso Normal.  Como era muito dedicada, trabalhava também no Colégio São José- Curitiba/PR. Passados 10 anos, foi transferida para Caçador/SC; continuou sua missão como educadora no Colégio Nossa Senhora Aparecida/SC e na Escola Estadual Paulo Scheffer, durante 11 anos, onde desenvolveu um significativo trabalho educacional.

 

Em 1972, fez o curso de mestrado em Psicologia Educacional e trabalhou 07 anos na Faculdade/SC. Em 1980, aceitou, com alegria, ser missionária em Itiúba/BA, proporcionando àquele povo: cursos para noivos, pais e padrinhos; cursos de artesanato para jovens e senhoras; encenações do Evangelho e como professora de Psicologia Educacional trabalhou em vários Colégios de Ensino Médio. Após dois anos, voltou a Curitiba/PR, para assumir a Direção do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Curitiba/PR. Como era muito disponível aceitou participar do Conselho Provincial durante 09 anos e logo após assumiu a Direção do Colégio São José por 09 anos-Curitiba PR. Assim, ela se expressava: Rezar é unir-se ao Espírito Santo que reza em nós. O Espírito vem em socorro de nossa fraqueza porque nós não sabemos rezar. Quando rezamos com o coração, acontece algo divino, transformador. Na fé temos a certeza de que Jesus age em nós e que Ele salva o mundo e lhe devolve a felicidade! “Sendo solicitada pela Provincial para assumir uma missão com mulheres pobres e idosas na vila Piratini/ Pinheirinho´ Curitiba/PR, aceitou com muita alegria por 07 anos, se dedicando a essas mulheres necessitadas. Após passar por duas cirurgias, aceitou a responsabilidade da coordenação da comunidade Nossa Senhora de Lourdes que acolheu com amor as Irmãs em tratamento de saúde, idosas e doentes.

 

Mesmo sabendo que a morte é uma situação normal para todos, sofria e sentia muita dor no coração com o falecimento de cada Irmã. Vivendo numa realidade diversa daquela de sua experiência profissional, fez tudo por adaptar-se a esta nova missão. Nas reuniões informava as Irmãs sobre a caminhada da Província, da Congregação e da Igreja. Aos domingos organizava atividades de lazer, distribuía doces, passava filmes. Dedicava-se de um modo especial a cultivar a Espiritualidade e a vivência do Carisma de unidade e de comunhão.

 

Irmã Nely era inteligente, piedosa, alegre, bondosa, disponível e criativa, possuidora de qualidades artísticas. Pelo cultivo da leitura, acompanhava os acontecimentos da Igreja, Congregação e da humanidade. Apesar dos limites da saúde, era oblativa na vida e na missão, fruto de sua contemplação e intimidade com o Senhor, na oração. Possuía laços fortes de amor com a família e trazia no coração pessoas amigas e pessoas sofredoras e injustiçadas da humanidade. Era devota de Jesus Eucarístico a quem agradecia as graças e bênçãos e pedia sua força, coragem diante dos desafios da caminhada. Ela, também, cultivava uma devoção especial a Nossa Senhora e a São José. Irmã Nely ainda ativa, sofreu uma grande queda, bateu a cabeça, ocasionando hemorragia cerebral. Foi hospitalizada, não conseguindo superar as complicações, veio a falecer.

 No dia.20 de dezembro de 2021, Irmã Maria Nely, com 86 anos de idade. e 64 anos de vida religiosa consagrada, realizou a sua Páscoa Definitiva, entregando-se nos braços amorosos da Santíssima Trindade, da Virgem Maria e de São José a quem muito amou, para cantar as alegrias eternas de Jesus Ressuscitado. Querida Irmã Maria Nely seja nossa intercessora junto de Deus/Pai.    

       

                                                                                                                                  ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a

Com esta confiança, nos dirigimos à vossa presença.

 A vós, com fervor, nos recomendamos.

                                                                                  Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

Com a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias

e Comunidades, a fim de que guardemos

     com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal,

        que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

      Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos

                                                                                        acolhê-las favoravelmente. Amém.!