Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Maria Donatila Krzjanovski
Imagem da irmã

Maria Donatila Krzjanovski

Estrela de nascimento 29/01/1938
Cruz de falecimento 25/06/2025

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO BOM PASTOR

 

IRMÃ MARIA KRZJANOVSKI

(MARIA DONATILA KRZJANOVSKI)

*29\01\1938

   +25\06\2025

 

 Jesus disse: Eu sou a Luz do mundo. Quem me seguir não andará nas trevas, mas possuirá a luz da Vida. (Jo. 8,12).

 

Maria, filha de José Krzjanovski e Catarina Krzjanovski, era a 2ª filha de 05 irmãos. Nasceu em Campo Comprido/ Curitiba Paraná. Sentia-se amada por Deus, pelos seus pais, avós e tios. Teve uma infância feliz, um pouco sacrificada, pois cuidava com carinho dos seus 05 irmãos menores. Gostava de ir para a escola e admirava a professora que a alfabetizou. Aprendeu com seus pais as orações em polonês. Participava da Celebração Eucarística todos os Domingos. Para ela era sempre uma festa. Gostava de se vestir bem para o encontro com Jesus, um momento muito importante. Maria era carinhosa com seus familiares. Ela Gostava de trabalhar e aprendia com sua mãe a ser responsável naquilo que lhe confiavam.

 

Com apenas 07 anos, fez a Primeira Comunhão, vivenciou intensamente este encontro com Jesus e sentiu forte apelo para se consagrar à Vida religiosa consagrada. Com apenas 11 anos, fiel ao chamado para seguir Jesus Cristo, entrou no Juvenato, orientada por um sacerdote. Neste período, dedicou-se com empenho e amor à oração, aos estudos, ao trabalho e ao lazer. Sempre dedicava um tempo para ler, escrever e brincar. As saudades de sua família tocavam profundamente o seu coração.

 

No tempo de Formação, a mestra ensinava-lhe cultivar a simplicidade, a intimidade com o Senhor, grande amor à Congregação e pôr em prática o carisma de unidade e comunhão. Conduzida pela graça de Deus, com generosidade, prosseguiu o seu caminho, na fidelidade ao Senhor. Após muita oração e discernimento, entregou a sua vida, fazendo a Primeira Profissão, no dia 11 de fevereiro de1958, recebendo o nome de Irmã Maria Donatila. Ela. assim se expressava: “Diante de mim caminha alguém, que deixa sinais para quem segue depois.” (Pe. Osmar Coppi).

 

Muitas vezes, Irmã Donatila se sentia impotente, quando o sofrimento a atingia e aos seus familiares, mas a graça de Deus nunca falhou. Irmã Donatila fazia a reflexão: “Se houver amor e solidariedade, as pessoas se transformarão.”

 

Como noviça, fez a caminhada no aprendizado de ser pertença à Congregação. Grande alegria foi quando agraciada para participar da Peregrinação à Roma e França. Nesta trajetória cresceu em todos os níveis. Conheceu, de perto, as origens de nossa Congregação. Passou a admirar o nosso Fundador Pe. Jean Médaille, a sua coragem, a ousadia e o amor aos irmãos mais carentes e o desafio de se lançar na mística da unidade e da comunhão.

 

Irmã Donatila realizou a sua peregrinação missionária, iniciando no Ginásio São José-Xanxerê/SC, como professora e secretária; Orfanato São José-Curitiba/PR, como coordenadora; Colégio Nossa Senhora de Lourdes-Curitiba/PR, como professora; Ginásio de Nossa Senhora Aparecida-Caçador/SC, atuou como professora e secretária; Colégio São José-Castro/PR, como professora e pastoral carcerária; Instituto Social São José-Petrópolis/RJ, como coordenadora de Ensino Religioso; Comunidade Cenáculo-Inácio Martins/PR, dedicou-se como coordenadora do Ensino Religioso; Comunidade Provincial-Curitiba/PR, como Conselheira Provincial; Comunidade Pe.Jean Pierre Médaille-Curitiba/PR, trabalhou na pastoral paroquial e auxiliar na secretaria Provincial; Comunidade Sagrado Coração-Curitiba /PR, secretária Provincial.

 

 Como Irmã de São José, procurava manter relações de carinho e amor com as Irmãs e com todas as pessoas com quem convivia. Ela dizia: “No meu caminho, encontrei “anjos” com quem partilhei minha vida e que me ajudaram vencer nas dificuldades. Sentia muitas saudades dos familiares, das pessoas e das Irmãs, onde exerceu sua missão. A sua defesa eram as lágrimas, pois amava as pessoas com quem convivia.

 

Guardou no seu coração sentimentos de gratidão à Trindade Santa pelo seu imenso amor, pelas conquistas realizadas, pela fidelidade nos anos de vida religiosa consagrada, pelo bem que procurou fazer como Irmã de São José.

 

Irmã Donatila era muito fervorosa, na oração, buscava o alimento que a fortalecia e na Celebração Eucarística, fonte inesgotável de graças e bênçãos, hauria o sabor de uma vida alegre e de amor a todas as pessoas que trazia no seu coração. Procurou sempre estar envolvida com o Projeto do Pai, na solidariedade e no atendimento aos mais pobres e necessitados. Pedia, em seus colóquios com Maria Santíssima, a sua proteção e que ela fosse sua companheira na peregrinação missionária e na hora da partida para a casa do Pai.

 

No dia 25 de junho de 2025, com 87 anos de idade e.67 anos de vida consagrada, o Pai acolheu sua filha amada, para viver em plenitude as alegrias da Ressurreição de Jesus e contemplar a face do Pai.

 

À querida Irmã Maria Donatila, nossos agradecimentos pelo lindo testemunho de alegria e do amor às Irmãs. à família e às pessoas com quem conviveu e amava de coração.

 

Querida Irmã Maria Donatila, agora, junto do Pai, interceda pelos familiares, Igreja, Congregação e pela paz do mundo.   

                                                 

                                                ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, nos dirigimos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

com a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias e

Comunidades, a fim de que guardemos

 com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal,

que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos

 

  acolhê-las favoravelmente. Amém!