Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Maria De Toni
Imagem da irmã

Maria De Toni

Estrela de nascimento 12/06/1931
Cruz de falecimento 21/09/2023

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO CAMINHO NOVO

 

Irmã Maria  De Toni

* 12/06/1931

+ 21/09/2023

 

“Não temas porque sou contigo!” (Is 41,10)

 

Maria De Toni nasceu em Bento Gonçalves, RS, no dia doze de junho de 1931. Seus pais, Michele De Toni e Angela Rubo De Toni, tiveram 10 filhos. Eram pessoas de fé, esperança e trabalho e participavam ativamente na comunidade igreja como cantores. Maria recorda que os encontros familiares eram muito alegres, festivos, regados pelo respeito e consideração.

Maria foi batizada no dia 28 de junho e no dia quatro de abril de 1933. foi crismada na Igreja Nossa Senhora de Pompéia, Pinto Bandeira, pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom João Becker.

“Aos doze anos, conhecendo um pouco mais da vida das Irmãs de São José, falei aos pais do meu desejo de viver e ser uma delas. Seguindo esse sonho e com o apoio da família, fui dando respostas positivas a esse chamado que vinha do Senhor, revelando-me a Vocação a qual Ele me chamava: Segui-Lo na Vida Religiosa Consagrada. Fui para Garibaldi e na data de 18 de outubro de 1951, fiz o primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry”, confessa ela.

Maria De Toni iniciou sua carreira profissional como professora em Nova Pádua e, no ano de 1952, assumiu, no Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre, a função de Auxiliar dos Serviços Administrativos, na Secretaria do Hospital, por 20 anos.

Em 1974, foi transferida para a Comunidade do Edifício Dom Fernando em Porto Alegre, dedicando-se à Pastoral Popular, missão que continuou na Vila Augusta Marina, Viamão, ampliando seu serviço no Projeto Saúde Alternativa.

Ao falar de sua missão expressa no cuidado às pessoas fragilizadas, confessava: “Sempre foram inspiradoras, na minha missão, as palavras de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância!” (Jo,10)

Irmã Maria De Toni mostrava ser pessoa feliz, disponível, responsável, acolhedora, sendo fiel na vivência do Carisma das Irmãs de São José: “Construir Comunhão!.”

Amava a Vida Comunitária e a considerava fundamental para o exercício da missão.

Em 2011, completando 60 anos de Vida Religiosa Consagrada, expressou sua gratidão a Deus pela presença amorosa na sua vida, à Congregação, pelas oportunidades, principalmente, na formação acadêmica e religiosa, aos familiares a quem dedicou sempre muito amor e carinho.  Partilhou suas perspectivas, entre elas, desejava continuar o caminho percorrido, crescer na espiritualidade e acompanhar as transformações sociais de cada época.

No ano de 2021, Irmã Maria De Toni foi transferida para a Comunidade da Betânia em Garibaldi, que ela acolheu como uma bênção carinhosa de Deus. “Esse é o tempo de parar, refletir, rezar e tempo de agradecer”, dizia a quem a visitava.

No dia 21 de setembro, Irmã Maria De Toni acolheu o chamado que Deus lhe fazia aos 92 anos de existência e 72 de Vida Religiosa Consagrada.

Vai em paz, Maria! Intercede a Deus por nós, teus familiares, teus amigos e ajuda-nos a sempre cuidar da vida. Que teu exemplo de pessoa integrada e feliz fale forte em nossa vida. Obrigada por tudo!