Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Maria Aparecida Fogassa
Imagem da irmã

Maria Aparecida Fogassa

Estrela de nascimento 19/05/1940
Cruz de falecimento 13/08/2024

Província da Congregação das Irmãs de

São José de Chambéry no Brasil

Núcleo SSma. Trindade        

  Irmã Maria Aparecida Fogassa

19/05/1940    + 13/08/2024 

 

“Em verdade vos digo que quando o fizestes

a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mt 25,40).

 

Maria Aparecida nasceu no dia 19 de maior de 1940, em Ponte Serrada - SC, numa família cristã, filha de Sebastião Fogassa e D. Palmira Araujo.  Eram cinco filhos, três homens e duas mulheres, sendo Aparecida a terceira filha. Os pais, pessoas de fé agradecida, educaram os filhos nos valores cristãos de convivência e serviço para os acompanhar ao longo da vida.

 

Maria Aparecida, bem como seus irmãos, teve a bênção de frequentar o Curso Primário no Grupo Escolar Estadual de Ponte Serrada, naquele tempo, sob a responsabilidade das Irmãs de São José, Direção e Professoras. Um irmão, portador de deficiência que o impedia de se locomover, teve sua chance de inclusão, graças ao engenho e dedicação de irmão mais velho que fez um carrinho de madeira para transportá-lo à escola.

 

Maria Aparecida começou a falar de vocação, em 1966. As Irmãs de Ponte Serrada providenciaram a vinda dela e da irmã  Teresa para o  Seminário da Glória ao cuidado das Irmãs de São José, em São Paulo. No Seminário, Aparecida estudou - Aprendizagem Profissional - e trabalhou. Neste tempo firmou sua vocação: sentia-se chamada a ser Irmã de São José.

 

Deu início à sua Formação Inicial, entrando  para o Postulado das Irmãs de São José a 08/11/1970, seguindo para o Noviciado da Congregação a 02/04/1972. Fez seus primeiros votos em 14/07/1974 e a Profissão Perpétua em 08/12/1979.

 

Irmã Aparecida se preparou para o serviço na área de saúde como Auxiliar de Enfermagem. Habilitada, esteve em diferentes comunidades, servido ao querido próximo em Unidades de Saúde. Deu mais um passo na sua formação profissional tornando-se Técnica de Enfermagem. Não demorou muito, a se aperfeiçoar ainda mais no serviço da saúde, com o Curso de Enfermagem e Obstetrícia na Faculdade da na Zona Leste de São Paulo. Concluiu essa formação no final de 1989.

 

Agora, formada Enfermeira, Irmã Maria Aparecida continuou seu serviço em Unidades de saúde sob a responsabilidade das Irmãs. Num período, foi inclusive responsável pelo acompanhamento da saúde das Irmãs. Também, alternadamente fez várias experiências em comunidades diversas, de periferia ou não, em Goiás e em São Paulo. Pastoral, Catequese, Pastoral da Criança, fazem parte de seu currículo. Além disso, tem um roteiro de experiências e formação em tempos mais ou menos breves, nas áreas de liderança Comunitária, pastoral dos Negros, Religiosas Negras, e formação diversos aspectos de Vida Religiosa.  

 

Uma das primeiras pessoas que encontrei em janeiro de 1977 quando entrei no Postulado foi Ir. Aparecida. Sou muito grata por tê-la conhecido, por ter trocado com ela algumas palavras, alguns sentimentos, algumas esperanças... Peço que o Senhor lhe dê uma boa hora, entregando espírito nas suas mãos de Pai ... entregando sua vida, sonhos e decepções, tudo a ele pertence!  Minha  gratidão e a certeza de que Irmã Aparecida estará sempre em meu coração! (cf. I. Maria Inês Coelho Rosa).

 

Quantas lembranças tenho de Irmã Aparecida, como grande  amiga, uma pessoa muito especial. Lembro sua entrada no Noviciado, convivemos junto tantas vezes, e ultimamente aqui no Patrocínio. Sempre muito unida a você pela oração e por meu afeto de Irmã de São José (cf. I. Maria de Lourdes Magalhães de Toledo).

 

Obrigada! A Irmã Cida foi sempre um presente na minha vida, tudo que eu posso fazer, é agradecer pela alegria tê-la conhecido e convivido com ela. Meu carinho, que Irmã Aparecida se deixe conduzir (cf. Jaqueline Dias, Cooperação Missionária).

 

Profundamente sensibilizadas com a Páscoa Definitiva de nossa querida Irmã Aparecida. Fomos muito enriquecidas pelo seu testemunho de simplicidade e despojamento e tantas outras nobres Virtudes... Muita coincidência sua partida no dia celebrativo de Santa Dulce dos pobres. Elas intercedam junto de Deus por Nós. Rezemos juntas! (cf. Irmãs Diva Paravisi e Cleide T. Almeida).

 

“Irmã de São José,  a querida Aparecida, foi uma pessoa dedicada à assistência aos pobres, às crianças, tendo colaborado muito com a Pastoral da Criança na nossa cidade de Jaú. Grande Missionária e uma Santa Mulher. Descanse em Paz, querida Irmã Aparecida!  Por graça divina, Deus a chamou no dia de Santa Dulce. Participando e acompanhando sua missão no tempo em que esteve na Paróquia Auxiliadora e na Colmeia (Centro Promocional São José),  posso dizer que a Irmã Aparecida é a Cida dos Pobres” (Pe. Martins Barbosa da Silva Neto).

 

Nos seus últimos anos, fez parte da Comunidade de cuidado do Patrocínio em Itu e fazia tratamento de Saúde em São Paulo. Ultimamente sofria bastante com seus tratamentos. No dia 13 de agosto de 2024, encontrando-se hospedada na Comunidade de Cuidado São José, em São Paulo, foi chamada por Deus, para a dimensão da vida em plenitude e felicidade sem fim. 

 

 Querida Irmã Maria Aparecida, fica em Paz na alegria do teu Senhor!