CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL
NÚCLEO BOM PASTOR
Irmã Maria Alice Mocelin
(Lucia Luiza)
*28 \02\1925
+15\12\2024
“Felizes os que procedem com retidão, os que caminham na lei do Senhor. Felizes os que
guardam seus testemunhos e O procuram de todo o coração.” (SL119,12)
Lucia Luiza nasceu em Santa Felicidade/PR, no dia 28 de fevereiro de 1925. Filha de Adão Mocelin e Anna Lucca. Família profundamente religiosa participava de todas as atividades de sua Igreja. O pai era muito dedicado e prestava serviços aos sacerdotes que ali se encontravam. Sua mãe era uma presença carinhosa e amava muito seus filhos. Na sua convicção religiosa, a família participava das celebrações eucarísticas todos os domingos, nas festas e em outras datas importantes. Diariamente, a família se reunia aos pés de Nossa Senhora para a reza do terço e outras orações. Lucia Luiza perdeu sua mãe muito cedo e ainda pequena procurava ajudar e já sabia ser generosa, partilhando o que recebia. Seu pai ficou com a responsabilidade da educação de seus filhos, era muito exigente, mas ao mesmo tempo um pai compreensivo e cuidadoso.
Deste lar abençoado, duas filhas Irmã Maria Delurds e Lucia Luiza fizeram sua opção de seguir o chamado do Senhor, na vida Religiosa Consagrada com as Irmãs de São José. Nas datas importantes como as festas da Páscoa e do Natal, a família se congregava para celebrá-las, com alegria e na união, participando das celebrações com a comunidade local e na confraternização na mesa partilhada. Lucia Luiza tinha uma devoção especial a São José e a Maria Santíssima. Sentiu o chamado de Jesus nas poucas visitas que recebia de suas tias religiosas e manifestou aos pais o desejo de se consagrar ao Senhor.
Os pais após conversa, oração permitiram a sua partida para o convento, para fazer uma experiência, pois era muito nova. Lucia Luiza entrou no Juvenato com apenas 09 anos de idade. Após ter recebido toda a formação, entrou no postulado. Etapa importante, na qual foram abordados assuntos sobre a espiritualidade e carisma da Congregação. Lucia Luiza com bons sentimentos, e alegria, entrou no noviciado, recebendo o nome de Ir. Alice Maria. Sempre fiel ao chamado do Senhor, fez a Primeira Profissão, com generosidade e amor no dia 29 de janeiro de 1943 e sua Profissão Definitiva, no dia 29 de janeiro de 1948.
Irmã Alice Maria, em sua peregrinação missionária se dedicou, com muito amor e carinho, à Missão de educadora. Como professora, secretária e diretora no Colégio São José-Curitiba/PR; ecônomo provincial-Curitiba/PR; conselheira Provincial-Curitiba/PR; professora e secretária no Colégio São José-Lapa/PR; professora e coordenadora no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Caçador/SC; auxiliar de tesouraria no Colégio São José, em Castro/PR; na pastoral, atuou nas Comunidades de Salto Veloso/Santa Catarina; Comunidade Central, em Curitiba/PR. Irmã Alice Maria foi educadora eficiente, possuidora de um grande cabedal de conhecimento sobre a educação. Colaborou com disponibilidade e competência nos projetos da Secretaria da Educação e Cultura -Curitiba/PR.
finalmente, desde 2009, foi transferida para Comunidade Nossa Senhora de Lourdes para tratamento de saúde.
A missão de Irmã Alice Maria teve sempre como fundamento a fé, a esperança e o amor. Com um sorriso, enfrentava as dificuldades e os obstáculos de cada dia e procurava solucioná-los com tranquilidade. Era muito piedosa, preenchia seus vazios na experiência profunda com o Senhor, na oração pessoal e comunitária, principalmente na participação da Celebração Eucarística. Todo o bem que ela conseguia realizar era fruto da graça de Deus e da ação do Espírito Santo. Irmã Alice foi no convívio com as pessoas, com as Irmãs na caminhada missionária e nas comunidades, um exemplo de relações de caridade, bondade, paciência e amor. Muito responsável e disponível estava sempre pronta para atender nas diversas atividades do Colégio.
Ela admirava e agradecia a Deus a natureza com as suas belezas e todos os frutos que ela produzia. Irmã Alice Maria tinha um coração generoso e era grata a todos os cuidados que lhes eram concedidos. Ela amava a sua família e gostava de participar das festas e celebrações de aniversários, dos encontros alegres e dos momentos de sofrimento e de dor.
Querida Irmã Alice, você soube viver, com sabedoria e com fidelidade, os apelos do Senhor e os clamores dos irmãos mais pobres e necessitados. Ajude-nos a trilhar os caminhos do Senhor. e que seu exemplo de vida nos impulsione a viver com mais entusiasmo e amor as exigências da vida religiosa consagrada e que possamos enfrentar, com coragem e amor, os desafios, os apelos e as provocações da Igreja e de nossa Congregação.
No dia 15 de dezembro de 2024, nossa querida Irmã Alice Maria com 99 anos de idade 81 anos de vida religiosa consagrada, realizou sua Encontro Definitivo com a Santíssima Trindade, com a Virgem Maria, São José e todos os Santos, para contemplar a glória do Senhor e cantar eternamente as alegrias da Ressurreição.
Junto de Deus, querida Irmã Alice, interceda por nós, Igreja, pela família, Congregação, amigos/as e por um mundo mais humano.
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ
Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer
que alguém tivesse invocado
vossa proteção e implorado vosso auxílio
e não fosse por vós atendido/a.
Com esta confiança, nos dirigimos à vossa presença.
A vós, com fervor nos recomendamos.
Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,
Religiosas e leigas comprometidas com
a construção do Reino de Deus.
Olhai com solicitude para as nossas famílias e Comunidades,
a fim de que guardemos, com fidelidade o dom da fé
e da consagração batismal, que nos une
a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.
Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos
acolhê-las favoravelmente. Amém!