Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Lurdes Catarina Erthal
Imagem da irmã

Lurdes Catarina Erthal

Estrela de nascimento 16/02/1933
Cruz de falecimento 29/08/2024

Província Da Congregação Das Irmãs De São José De Chambéry No Brasil

Núcleo São José

  

Nome Civil:  Lurdes Catarina Erthal

Nome Religioso:  Ir. Zita Carolina

 

*  Nascimento: 16/02/1933

+ Falecimento: 29/08/2024

 

 “O Reino de Deus está entre vós”. (Lc 17,20-21)

 

Em Campestre, município de Montenegro/RS, na família do casal Carlos Erthal e de Carolina Morais Erthal, nasce no dia 16 de fevereiro de 1933, a menina que recebe o nome de Lurdes. O casal teve 12 filhos, sendo 6 mulheres e 6 homens. Das mulheres, 3 seguiram a Vida Religiosa como Irmãs de São José.  Família de convicções, vivência da fé e orações profundas, participavam ativamente da vida da comunidade cristã. A família sempre esteve disponível para socorrer a quem precisasse. Os pais transmitiam aos filhos a vivência da fé, a honestidade e a vida de oração diária. Tinham carinho e muito cuidado para cada um de seus filhos.

Iniciou a etapa do Postulado no Convento São José em Garibaldi/RS no dia 23 de fevereiro de 1957, no dia 17 de dezembro do mesmo ano, foi admitida ao Noviciado, vindo a fazer sua Primeira Profissão Religiosa no dia 17 de dezembro de 1959 e a sua entrega definitiva a Deus e aos irmãos aconteceu no dia 29 de janeiro de 1965. Durante o tempo de formação, especialmente na etapa do noviciado, sempre demostrou grande interesse pela Vida Religiosa e desejo de ser fiel ao chamado de Deus. Pessoa muito simples, humilde e fiel às orientações propostas, foi uma presença junto às demais. Passou por vários momentos de dificuldades por conviver com colegas, na sua grande maioria, de origem italiana e ela de origem alemã. Dizia com frequência: “Jesus veio para todos e todas, ao seu modo, o imitam e o amam”. Apesar dos contratempos, sempre demonstrou acolhida, perdão, fidelidade e coragem.

            De saúde um tanto frágil, mas em nada deixava de participar do que era proposto na formação, demostrou sempre vontade de acertar e fazer o melhor para ser toda de Jesus.

Após o tempo de formação, foi enviada em missão no Hospital Saúde de Caxias do Sul/RS. Foi um tempo de muito estudo e intensa preparação profissional. Cursou Enfermagem e Obstetrícia, Pós-Graduação em Saúde Pública e Administração Hospitalar. Atuou sempre na área da saúde comunitária e hospitalar, como enfermeira. Revelou competência, seriedade, bondade e responsabilidade em todos os momentos, e em qualquer tipo de trabalho junto aos médicos, enfermeiros, funcionários e pacientes. Era exigente no bom desempenho e dizia: “Acima de tudo a pessoa humana, é uma vida que está em jogo”. Enfermeira da bondade e serenidade na profissão. Cativava pela dedicação, qualidade e presteza no atendimento às pessoas.

Parentes e pessoas mais próximas a acompanhava com visitas, orientações e orações. Marcava presença junto aos mais necessitados, com boas orientações na saúde e palavras de encorajamento.

            No início da carreira, passou por grandes dificuldades, por ser tudo muito simples, pobre e não terem o necessário para o bom desempenho da profissão. Mas seu elã pela missão nunca esmoreceu. Encorajava com palavras de ânimo e persistência os médicos, funcionários e a enfermagem. 

            

 

 

 

 

 

Nas comunidades religiosas onde viveu sua missão foi presença de acolhida, escuta e vida íntima com o Senhor. Em tudo, seu lema de vida, estava presente: “O Reino de Deus está entre nós”. (Lc 17,20-21) “Ajudai-me a viver os valores insubstituíveis do Reino”. Queria e esperava ser instrumento eficaz na defesa da vida onde esta era mais ameaçada.  Possuía capacidade de organização e decisões certas, no momento certo, sempre em vista do bem comum.

          Suas grandes devoções sempre foram Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Fátima. Dizia: “Esta boa mãe, em tudo me socorre e ampara”. A Bíblia Sagrada sempre foi o livro de cabeceira. Gostava de ler e aprofundar passagens bíblicas nos encontros e reuniões e o fazia com muita habilidade e piedade. Era uma eximia cantora! Fez, por muitos anos, parte do coral da Catedral de Vacaria/RS, como solista. Também dedicou um tempo na Coordenação e Animação da então Província de Lagoa Vermelha/RS, fazendo parte do Conselho Provincial. Era uma religiosa que escutava, amava e animava as Irmãs na missão.

Atuou em várias localidades no RS como Caxias do Sul, Porto Alegre, Vacaria, Lagoa Vermelha e em Concórdia/SC, sempre na área da enfermagem e na saúde comunitária.

          Com a saúde bastante fragilizada e necessitando de maiores cuidados, em fevereiro de 2018, passa a integrar a Comunidade Emaús, em Passo Fundo/RS, estando assim mais próxima dos médicos com os quais se tratava. Por várias vezes esteve internada inspirando muitos cuidados. Em novembro do mesmo ano, foi transferida para Vacaria/RS, passando a integrar a Comunidade São José do Patrocínio.

          O coração que sempre pulsava forte em função da vida e de outras vidas, aos poucos foi enfraquecendo e diminuindo o pulsar no peito, mas não o olhar voltado para os irmãos e irmãs. Assim, foi fazendo sua entrega definitiva Àquele que foi a razão da sua vida doada e para quem contribuiu grandemente na construção do seu Reino. Parte junto ao Pai, no dia 29 de agosto de 2024, contando com 91 anos de vida e 64 anos de Vida Religiosa Consagrada a Deus e aos irmãos como Irmã de São José de Chambéry.

Querida Ir. Lurdes, gratidão pela vida vivida como Irmã de São José, por todo o serviço prestado entre nós e junto ao povo de Deus. Intercede junto de Deus, para que possamos viver com fidelidade e coerência nossa missão de unidade e comunhão. Olha com carinho pelos seus familiares, que você tanto queria bem e que eles tanto amaram e amam você e que com certeza sentem muito sua partida física entre nós. Acompanhe com carinho todas as pessoas que foram atingidas pelo seu trabalho e sua presença. Que o povo de Deus tenha chance de ter direito a uma vida mais plena e feliz.

          O corpo de Ir. Lourdes foi velado na Funerária Sagrada Família em Vacaria/RS e após missa de corpo presente, foi sepultada no Jazigo das Irmãs de São José de Chambéry, no Cemitério Público Municipal Santa Clara de Vacaria/RS.

         

 

 

 

 

 

 

 

                                Vacaria/RS, 29 de agosto de 2024.