Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Lúcia Stafin
Imagem da irmã

Lúcia Stafin

Estrela de nascimento 21/08/1941
Cruz de falecimento 13/08/2022

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL       

NÚCLEO BOM PASTOR

Irmã Lucia Stafin

                                                                                                   * Nascida: 21 de Agosto de  1941

                                                                                     + Falecida:13 de Agosto de 2022

 

“Aos que Deus chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou.” (Rom. 8,30-39)

 

Seu pai Leopoldo veio da Alemanha do sul, em 1933; com mais dois Irmãos. Estes aproveitaram a oportunidade de uma fuga de refugiados do nazismo. Chegando no Paraná, Leopoldo se estabeleceu no interior de Guarapuava. Comprou alguns alqueires de terra de mata virgem. No início teve uma vida muito sacrificada. Ficou em casa de vizinhos, enquanto construía a casa e providenciava os móveis necessários. Após o casamento com Vitória Karpinski Stafin, idealizou e construiu um moinho movido à água, servindo trigo e milho moídos para todos os moradores do sítio. Lucia foi a filha mais velha de uma família numerosa de 11 irmãos. Eram 08 filhos e 03 filhas.  Tudo ia muito bem, os filhos foram crescendo até o nascimento da última filha. O inesperado também aconteceu, o pai ainda novo ficou doente com problemas de rins e um tempo depois veio a falecer, deixando a mãe responsável pelos filhos pequenos. A família muito unida, superava todas as dificuldades orando. Diariamente, a mãe se reunia com os filhos, para pedir força e coragem a Deus, a fim de seguir em frente. Rezavam o terço todos os dias, pedindo as bênçãos de Nossa Senhora. À medida que os filhos cresciam, cada um procurava fazer a sua vida. Uns estudavam mais, outros menos; todos tiveram a oportunidade de frequentar a escola. Com o passar do tempo, os filhos foram passando também para a outra vida, cada um com doença diferente.

 

 

Lucia era muito piedosa, desde criança fazia suas orações. O terço diário para ela era sagrado. A união com Deus e a devoção à Virgem Maria foi o que a motivou se consagrar ao Senhor, na vida religiosa consagrada. Sua mãe rezava muito para que a filha Lucia escolhesse o melhor caminho e fosse feliz. Com o consentimento da mãe, partiu para convento São José, em Curitiba/PR. Entrou no Postulado no ano de 1962, durante um ano fez a experiência no convívio com as Irmãs e postulantes. Aos pouco, foi se adaptando e iniciou a formação inicial. No ano seguinte, com alegria, solicitou a continuidade ao processo de formação, no Noviciado, no ano de 1963. Nestes anos de formação, tudo o que recebeu foi significativo e importante para o crescimento de sua fé. Aprofundou-se na oração, no conhecimento da Espiritualidade e do Carisma da Congregação e nas aulas de Bíblia, lições cativantes e profundas sobre a Palavra de Deus. Tudo favoreceu para confirmar a escolha de sua vocação, o chamado de seguir Jesus Cristo na vida religiosa consagrada. Na disponibilidade e na alegria, fez a sua entrega ao Senhor pela Primeira Profissão, no ano de 1965. Foi com imenso amor e generosidade que realizou a entrega plena na Profissão Definitiva, no ano de 1970.

 

 

Logo após a sua Primeira Profissão, Iniciou a sua peregrinação missionária. Disse Irmã Lucia: “As comunidades por onde passei foram uma bênção na minha vida.” A sua primeira missão foi como professora, no Ginásio São José-Lapa/PR. Em seguida, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes/Curitiba/PR, como professora e estudante; Colégio São José/Curitiba/PR, como professora; Comunidade Betânia/Curitiba/PR, estagiária do curso Serviço Social; Assistente Social, na Casa dos Meninos/Petrópolis/JR; Coordenador no Lar dos Meninos de São Luiz/Curitiba/PR, Diretora e assistente social no Lar e Educandário São Vicente de Paulo-Lapa/PR; Comunidade Nossa Senhora Aparecida/Curitiba/PR, para tratamento de saúde; Comunidade Pe. Médaille-Curitiba/PR, ensinava  artesanato, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes; Comunidade Siena/Curitiba/PR, aulas de artesanato e pastoral da saúde; Comunidade Tabor-Ponta Grossa/PR, pastoral da saúde e comunidade Sagrada Família/Lapa/PR, trabalhou na pastoral do idoso e no artesanato.

 

 

Irmã Lucia retornou para a missão depois de alguns anos, por motivo de saúde. Ela amava estar em contato com as crianças, passando para elas os valores importantes que não passam. Dedicou-se, também, com carinho e amor aos idosos e na sua disponibilidade era sensível às dores e sofrimentos e dificuldades das famílias pobres e necessitadas, visitando-as sempre que podia, levando seu apoio e sua solidariedade. Mensagens deixadas pela querida Irmã Lucia: “Viver com autenticidade o Projeto de Jesus Cristo. Vale a pena apostar a vida toda em busca do grande Tesouro que é JESUS CRISTO e viver em sintonia com o Senhor e com os irmãos/irmãs.  A fé nos une na escuta da Palavra de Deus. Ela desconhece limites e fronteiras, unindo todos/as num só grupo os comprometidos com o Projeto de Jesus. A Palavra de Deus nos motiva a permanecermos firmes no seguimento de Jesus que se faz um conosco, em nosso testemunho a favor da vida”. “Gratidão infinita à Trindade Santa, à Mãe do céu e a São José que me amam e à Congregação das Irmãs de São José que me acolheu de braços abertos e continua me cuidando com amor.” Irmã Lucia deixou um lindo testemunho de sua vida religiosa consagrada, reflexo do interior do seu coração e de suas experiências e encontros com o Senhor na oração e da vivência da espiritualidade e Carisma da Congregação.

 

 

Nos últimos anos, o estado de saúde de Irmã Lucia foi se agravando após um derrame cerebral, atingindo a fala. Recebeu tratamento adequado, mas sem sucesso.  Esta provação de não poder se comunicar, um sofrimento doloroso, não abalou a sua fé e confiante no Senhor, manteve-se resignada com a vontade de Deus. E dia após dia, com problema vascular, sentia que suas forças se consumiam e foi internada acometida por um edema agudo pulmonar e por um enfarto cardíaco. Irmã Lucia não resistiu, partindo, no dia 13 de agosto de 2022, para a morada eterna a ela preparada pelo Amor do Pai, com 81 anos de idade e 57 anos de vida religiosa consagrada. Já nos braços amorosos do Pai, poderá cantar as maravilhas do seu Amor e as alegrias de Jesus Ressuscitado. Querida Irmã Lucia interceda junto a Jesus, Maria e José, pela a Província, no momento em Capítulo, para as necessidades da Igreja e da humanidade.

  

                                                       ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

Com a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias e

Comunidades, a fim de que guardemos

com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal,

que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas,

mas dignai acolhê-las favoravelmente. Amém!