Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Lucia Catarina Tonin
Imagem da irmã

Lucia Catarina Tonin

Estrela de nascimento 03/07/1934
Cruz de falecimento 11/12/2022

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéryno Brasil -

                                                 Núcleo “Caminho Novo”

 

Irmã lúcia catarina

(inês maria tonin)

                                                                                                           *03/07/1934

                                                                                                           +11/12/2022

 

“A oração do justo tem grande poder!”

“Sede pacientes até a vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra!” (Carta de São Tiago)

Irmã Lúcia Tonin, que nasceu em Marcelino Ramos-RS, no dia três de julho de 1934, tinha na Carta de São Tiago um motivo para ser na vida um dom para os outros. Ela dizia que a frase que mais definia sua vida era: “Como é bom ser bom para os irmãos e sentir a bondade de Deus!”

Os pais, Valentin e Catharina Tonin, tiveram onze filhos. Segundo Irmã Lúcia, os pais eram amorosos, ternos e pacientes com os filhos e os filhos eram a alegria dos pais. A família era católica, com oração diária do terço e sempre que podia participava da Celebração Eucarística.

Ouvindo as palavras na homilia onde o padre elogiava a presença e a vida das Irmãs, despertou em Lúcia o desejo de conhecê-las e ser uma delas.

Foi assim que, no dia 18 de dezembro de 1955, fez o primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, no Convento São José, em Garibaldi.

Na sua trajetória como Irmã de São José, servindo as Irmãs e aos doentes, exerceu a Missão nas localidades de Nova Pádua; Escola de Enfermagem, Seminário Nossa Senhora Aparecida, Colégio São José, em Caxias do Sul. Concluindo o curso de Auxiliar de Enfermagem, trabalhou por um período de 20 anos no Hospital São José de Antônio Prado.

Em 2006, passou a residir na cidade de Nova Pádua. Com o fechamento dessa comunidade em 2021, Irmã Lúcia foi transferida para a Betânia, em Garibaldi, para um atendimento mais qualificado em vista de sua saúde já fragilizada.

A bondade, a escuta, a acolhida e o respeito foram caraterísticas marcantes na vida de Irmã Lúcia. Na Comunidade, sabia acolher e amar as Irmãs com suas diferenças, qualidades e manifestações diversas. Ela deixava muitas vezes o silêncio falar mais alto que as palavras. Cultivava a convicção de que a vida comunitária fundamenta-se na fé e que para glorificar o Pai, somos solicitadas a viver cada vez mais como filhas suas.

A celebração dos 50 anos foi para Irmã Lúcia a oportunidade de expressar sua gratidão a Deus pelo seu grande amor e pelo dom do chamado de viver na unidade com Ele; momento de agradecer à família pelo apoio, pelos ensinamentos e testemunho de doação, trabalho e oração; momento de louvar a Deus pelos 20 anos vividos na cidade de Antônio Prado com a missão de visitar e confortar os doentes e as famílias.

Diante dos desafios e dificuldades, Irmã Lúcia rezava, discernia e concluía dizendo: “Percebo quanto o sofrimento me ajuda a crescer e a viver melhor”.

Irmã Lúcia faleceu em Garibaldi, no dia 11 de dezembro de 2022 com 88 anos de existência e 67 de Vida Religiosa Consagrada.

Querida Irmã Lúcia, neste domingo, 3º do Advento, Domingo da Alegria porque o Senhor vem a nosso encontro, Deus te chamou para o encontro definitivo com Ele. Chamou-te para a alegria e felicidade eternas. Nós, tuas Irmãs, te enviamos agradecidas pela tua vida tão cheia de ternura, de doação, de testemunho de quem sabe que o essencial de uma existência é o Amor. Intercede por teus familiares junto de Deus, pelas Irmãs de São José no Brasil que estão em processo capitular e pelos funcionários da Comunidade da Betânia. Fica na Paz de Deus!