Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Jurema Maria Croccoli
Imagem da irmã

Jurema Maria Croccoli

Estrela de nascimento 19/02/1927
Cruz de falecimento 08/10/2022

PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

IRMÃ JUREMA MARIA

(Délia Maria Croccoli)

* 19/02/1927

+ 08/10/2022

 

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.“ (Jo 14, 6)

 

Irmã Jurema Maria, filha de Benedicto Croccoli e de Antônia Dall’Algnol, nasceu em Bento Gonçalves, no dia 19 de fevereiro de 1927. Recebeu o nome de Délia Maria. Seus Pais, pessoas de muita fé e comprometidos com a formação religiosa de seus filhos, levaram a pequena Délia para ser  batizada na Capela de Monte Bérico, de Caravaggio, em 21 de março de 1927. Em 21 de abril de 1929, foi crismada na Igreja Matriz de Caravaggio.  Família abençoada com nove filhos, entre os quais Délia Maria, menina ansiosamente esperada por seus irmãos.

Todas as noites, a Família se reunia para rezar o terço de Nossa Senhora, pedindo vocações religiosas e sacerdotais. Délia cresceu ouvindo falar de duas primas que eram Irmãs da Congregação de São Vicente de Paula e de um tio Padre.

Seus pais preocupados com a formação de seus filhos, procuraram matrícula na Escola Municipal da localidade. Quando a pequena Délia atingiu a idade escolar, com muita alegria,  acompanhava seus irmãos. Quanta felicidade e brincadeiras no percurso de ida e volta da Escola!

“A fé, a oração pelas vocações religiosas e sacerdotais, a união da família, o contato com as primas Religiosas e do tio Padre, foram despertando em mim o desejo de também ser Irmã Religiosa.“

Concluído o Curso Primário em Farroupilha, Délia manifestou aos pais o desejo de ser Irmã. Diante da insistência da filha, seus Pais procuraram as Irmãs de São José de Garibaldi para  se informar sobre as condições necessárias para que a filha estudasse no Colégio São José. E foi assim que Délia, aos 13 anos, muito feliz, foi para o Juvenato do Convento São José, onde  cursou  o Ginásio e,  posteriormente, o Curso Normal.

Neste tempo de formação acadêmica, no contato com as Irmãs de São José e animada por suas colegas que aspiravam ao mesmo ideal, sua vocação foi amadurecendo.

“Decidida a seguir Jesus no caminho da Vida Religiosa, fui admitida ao Postulado do Convento São José, em 20 de fevereiro de 1944. Em 17 de outubro deste mesmo ano, fui admitida ao Noviciado, recebendo o nome de Irmã Jurema Maria. Em 19 de outubro de 1945, fiz o primeiro engajamento, emitindo os votos de Pobreza, Castidade e Obediência.”

Após sua primeira Profissão, a jovem professora licenciada na Superintendência do Ensino Primário, foi enviada para Pelotas, lecionando na Escola Primária do Fragata.

Passados 5 anos na Missão Educativa, feliz com a experiência, Irmã Jurema Maria deu o passo definitivo pela Profissão Perpétua, em 24 de fevereiro de 1951.

 Para melhor responder às necessidades da Missão Educativa, cursou a Faculdade de Geografia no Instituto de Educação de Florianópolis, SC, em 1968.

A partir de 1952, sucessivamente, lecionou na Escola São José de Garibaldi, no Grupo Escolar de Seara/SC e  no Colégio Normal  São José de Concórdia/SC.

 Após significativas experiências na Educação, durante 30 anos, sentiu um forte apelo para trabalhar na Pastoral Popular. Preparou-se fazendo o Curso de Auxiliar de Enfermagem que lhe daria suporte para atuar junto às famílias com doentes assistidos em casa.

Em 1980, iniciou seu itinerário missionário, integrando a Província do Maranhão e atuando nas Comunidades de Riachão, Pastos Bons, Paraibano e Autazes no Amazonas.

A seu pedido, Irmã Jurema Maria reintegrou a Província de Caxias do Sul no ano 2000 e  foi designada para a Comunidade Jardim Algarve, em Alvorada.

Novo campo missionário a esperava. Em 2004, foi enviada para  a  missão do Mato Grosso do Sul, assumindo a Pastoral junto a idosos e doentes nas Comunidades de Caarapó, Juti e Itamarati II em Ponta Porã.

Em 2012, retornou a Caxias do Sul, assumindo serviços  diversificados, na Comunidade da Casa   Provincial, conforme suas forças e possiblidades lhe permitiam.

Em 2016, foi transferida para a Comunidade São José da Vila Intersul, em Alvorada, ocupando seu tempo em cuidados pessoais e serviços diversificados.

Por razões de fechamento da Comunidade Intersul de Alvorada, integrou a Comunidade São José de Porto Alegre, situada na Rua Cachoeira, Bairro Nonoai, dedicando-se ao cuidado de sua  saúde, ao descanso e a pequenos serviços comunitários, conforme suas possibilidades.

 “Durante o período de minha formação, fui descobrindo a riqueza do carisma de UNIDADE e COMUNHÃO da Irmã de São José. Procuro expressá-lo, estando atenta às  necessidades de cada  uma, acolhendo-as e servindo-as com amor.

A vida comunitária, enquanto me ajuda a concretizar o carisma de Unidade a serviço, também me desafia ao conhecimento de  cada Irmã nos seus dons e  limites.

Na experiência Missionária que fiz no interior do Maranhão e do Mato Grosso, senti grande alegria por estar junto aos pobres, atuando na catequese e visitando as famílias carentes. Vi a alegria do povo simples acolhendo a mensagem da Palavra de Deus e, ao mesmo tempo,  nutrido e orientado para a sua própria subsistência.”

Irmã Jurema Maria cultivou o amor à Eucaristia, a Nossa Senhora, a São José e ao Arcanjo  São Rafael, o companheiro da caminhada.

“Sou muito agradecida a Deus por ter nascido numa família que me educou na fé e no amor aos meus irmãos. Agradeço à Congregação pelas oportunidades de formação, de fé e de experiências missionárias. A todas as pessoas que passaram por minha vida e me incentivaram ao serviço e ao amor fraterno, um carinhoso agradecimento.

Em 6 de setembro, precisou ser hospitalizada por complicações em seu estado de saúde. Diante do sofrimento, sentia-se tranquila e confiante na misericórdia de Deus. Sentindo suas forças diminuírem e sua saúde debilitar-se cada dia mais, colocava nas mãos de Deus sua vida e seu sofrimento.  Recebeu todos os cuidados das Irmãs, dos Médicos e da Equipe de Enfermagem, vindo a falecer no dia 08 de outubro de 2022, aos 95 anos de idade e 77 anos de Vida Religiosa.

 

O Deus da Vida te chamou, Irmã Jurema, a ocupares o lugar que Ele preparou

para tua morada eterna. No face a face com o Pai, pede por nós, tuas Irmãs, teus familiares, amigos, amigas e por nossa Congregação, para que, a teu exemplo,

também nós cultivemos a simplicidade, a humildade, o espírito de oração e

a unidade desejada por Cristo: QUE  TODOS SEJAM UM.”

 

Porto Alegre, 08 de outubro de 2022.