Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Isolda Boeira Cardoso
Imagem da irmã

Isolda Boeira Cardoso

Estrela de nascimento 16/07/1931
Cruz de falecimento 28/07/2025

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo Caminho Novo

 

IRMÃ ISOLDA BOEIRA CARDOSO

* 16/07/1931

+ 28/07/2025

 

Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazeis. (Mt 25,40).

 

Irmã Isolda nasceu em Cazuza Ferreira, município de São Francisco de Paula, no dia 16 de julho de 1931. Seus pais: Constantino de Andrade Cardoso e Aracy Boeira Cardoso, trabalhavam na lida do campo eram piedosos cristãos e zelavam pela vida cristã dos filhos. Por isso, levaram a filha a ser batizada no dia 09 de abril de 1932, na Paróquia de São Francisco de Paula e, aos 03 dias do mês de dezembro de 1944, foi crismada na matriz de Cazuza Ferreira.

 

 De família simples e distinta, Isolda sempre se destacou como pessoa honesta e fraterna, pois é o que Deus quer, afirmava ela. Passou a infância e adolescência numa modesta propriedade rural.

 

Teve seus primeiros estudos em casa, com seus pais e, mais tarde, com uma professora particular.

 

Irmã Isolda afirmou que sua motivação para ser Irmã foi seguir Jesus Cristo e ajudar os mais pobres e necessitados. Dizia que foi muito feliz no Noviciado onde deu os primeiros passos na Vida Religiosa, sempre amando a vocação, a vida comunitária e o trabalho. Encontrava luz e coragem na frase de Jesus Cristo em Mt 25,40: “Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, é a mim que o fazeis”.

 

Ao completar 50 anos de Vida Religiosa Consagrada, em 2008, agradeceu pela vida e apoio da família e pelo amor e exemplo das Irmãs da Congregação.

 

Tendo cursado Pedagogia, exerceu as funções de professora, Orientadora Educacional e Secretária no Colégio São José de Pelotas e Antônio Prado, onde exerceu também a função de Diretora. No Colégio São José, de Caxias do Sul e Escola Santa Inês, de Garibaldi, atuou como Auxiliar de Secretaria. Por muitos anos, integrou a Equipe Administrativa do Hotel Mosteiro São José, de Garibaldi.

 

Irmã Isolda destacou-se pelo seu amor à leitura. Sempre tinha um bom livro que a acompanhava. Era conhecedora da realidade social e também eclesial. Muito crítica, sabia argumentar suas colocações.

 

Irmã Isolda, de poucas palavras, bem-humorada, era pessoa que construía boas relações, pessoa maleável, acolhedora e amante da natureza e dos bichinhos.

 

Na oração, iluminada e fundamentada na Palavra de Deus, Irmã Isolda expressava sua preocupação pelas necessidades do mundo e pela oração encontrava força para trabalhar pelo estabelecimento da justiça e da paz para os povos.

 

Na sua infância e juventude, encontrava a felicidade de viver na comunidade igreja, cuja padroeira é Santa Maria do Belo Horizonte, nome inspirado na beleza do horizonte que se descortina ao longe. Era ali que participava das festas, das missas, dos batizados, casamentos e outros eventos comunitários.

 

No ano de 2023, Irmã Isolda integrou a comunidade da Betânia, em Garibaldi. Sua saúde, aos poucos, foi cedendo. E no dia 28 de julho, entregou-se a Deus que a acolheu em seus braços de Pai misericordioso e compassivo, com 94 anos de existência e 66 de Vida Religiosa Consagrada.

 

Querida Irmã Isolda, com tristeza, mas na fé e na esperança da ressurreição te enviamos de volta para o Senhor da Vida.

 

 

Junto de Deus, intercede pelas Irmãs de São José, pelas tuas colegas de comunidade da Betânia, pelas funcionárias que estiveram ao teu lado nos momentos da doença. Pede a Deus por relações justas e fraternas entre nós e entre os povos em conflito. Que o Senhor da Vida plena te acolha em seus braços de Pai. Fica na paz de Deus.