Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Therezinha Del Pizzol
Imagem da irmã

Irmã Therezinha Del Pizzol

Estrela de nascimento 09/05/1931
Cruz de falecimento 05/07/2015

 Irmãs de São José de Chambéry
Província de Lagoa Vermelha-RS

                                             IRMÃ THEREZINHA DEL PIZZOL (Ir. Luiza Angelina)

 

* Nascimento:  09. 05.1931

          + Falecimento: 05.07. 2015

 

 

                                               “Tenho certeza de que Deus que começou em vocês

                                    este bom trabalho,  vai continuá-lo até que seja concluído

                                       no dia de Jesus Cristo” ( Fl 1,6).

 

          Therezinha Del Pizzol nasceu em Veranópolis/RS, no dia 09 de maio de 1931. Seus pais Angelo Del Pizzol e Paschoa Liberali formaram uma família numerosa. Buscavam seu sustento no trabalho honesto da agricultura e na fé de uma comunidade cristã da qual participavam.

          Dentre os filhos/as quatro seguiram Vida Religiosa Consagrada: duas na Congregação de Nossa Senhora do Horto, uma na Congregação de Nossa Senhora Aparecida e Irmã Therezinha, como Irmã de São José.

Therezinha, em 1943, com 12 anos de idade dirigiu-se para o Convento São José, em Garibaldi, pedindo para ser Irmã de São José. Foi admitida como aspirante à Vida Religiosa. Durante este período fez o curso ginasial e dois anos de magistério.

 

De fevereiro de 1949 até outubro do mesmo ano, realizou o período de Postulantado. Na celebração de início do Noviciado, recebeu o nome de Irmã Luiza Angelina. Nos dois anos de Noviciado, distinguiu-se por seu ardor em realizar as práticas próprias da formação, dando sentido a todos os passos do processo formativo. Generosa nos trabalhos comunitários, tanto na lavoura, como no cuidado da casa, estava sempre pronta em assumir os que exigiam mais esforço e sacrifício, deixando às outras os mais leves e menos exigentes.

 

          Desejosa de se entregar totalmente ao Senhor e partir para a missão, pediu para fazer a Primeira Profissão. Em  19 de outubro de 1951, no Convento São José, em Garibaldi, pronuncia publicamente os votos religiosos, como Irmã de São José.  Ali permaneceu por mais dois anos, completando o curso de Magistério e exercendo-o como professora auxiliar.

 

          Irmã Therezinha fazia de sua vida uma contínua missão a serviço dos outros. Ora estudando, ora se dedicando ao ensino ou a outros apostolados. Seu maior objetivo era fazer a vontade de Deus, realizando seu Projeto de amor. Mesmo exercendo o magistério, licenciou-se em filosofia, habilitou-se em Administração Escolar, em Passo Fundo. Cursou Teologia na PUC e frequentou a Escola de Auxiliar de Pastoral, em Porto Alegre.

          Exerceu sua missão em diversas localidades: Garibaldi; Lagoa Vermelha, Maximiliano de Almeida, Porto Alegre, Cacique Doble, Paim Filho, Vacaria, Segredo, Sananduva/RS.

 

Mesmo com qualificação profissional para o Magistério, Irmã Therezinha não se eximia em assumir outras tarefas solicitadas pela Província: coordenação de comunidades religiosas, vice-direção de escola, secretaria, formação de lideranças paroquiais, pastoral popular, indígena e serviços diversificados nas comunidades em que vivia. Seu espírito de solidariedade abria-se generoso para ajudar aos necessitados. Nada a amedrontava quando se tratava da maior glória de Deus

 

          Sentia-se feliz em trabalhar a terra, construir canteiros, cultivar flores e hortaliças, cuidar de árvores. Ornamentava com prazer as Igrejas, a capela da comunidade com folhagens e flores, que ela mesma cuidava. Tudo lhe falava de Deus e, enquanto trabalhava repetia: ‘Senhor, completai em mim a obra que começastes’.

 

          Em seu tempo de permanência na Comunidade São José do Patrocínio, em Vacaria, alegremente dedicou-se às Irmãs enfermas que ali viviam e, no acompanhamento médico de outras, animando-as espiritualmente com palavras, orações, cânticos e celebrações.

          Nela as atitudes da compaixão e do cuidado estavam sempre atentas diante das dificuldades e sofrimentos, que atingiam as Irmãs e as pessoas de sua proximidade. Suscitava nelas sentimentos de confiança e proteção, necessárias para relacionar-se amorosamente.

 

          Irmã Therezinha sedenta de espiritualidade procurava vivenciá-la no dia a dia. Mergulhava nela através da leitura da Palavra de Deus, buscando orientação espiritual, e com leituras de livros de autores de referência.  Mas, sobretudo, daquela que vinha da escuta da mensagem que chegava permanentemente na e da realidade em que vivia. Expressava amor especial a Trindade, a Eucaristia, ao Coração de Jesus, a Maria e a São José.

Seu projeto de vida animava seu desejo e vivência missionária de devolver vida, dignidade e esperança para o povo.

         

Por fim, ultrapassando todos os limites, o Senhor convidou-a a habitar com Ele, na morada eterna. Em 05 de julho de 2015, Ir. Therezinha Del Pizzol, com 84 anos de idade  e 64 anos de Vida Consagrada a Deus, como Irmã de São José, partiu serenamente para viver sua vida definitiva com Deus.

 

Querida Ir. Therezinha, ao Deus da ternura, agradecemos pela sua vida, doação e pelo bem que fez como Irmã de São José. Desfrute da alegria de estar face a face junto de Deus, com todos os santos, seus familiares e as Irmãs de São José que já partiram.

 

  Ir. Therezinha Del Pizzol será sepultada no Cemitério Municipal Santa Clara no jazigo das Irmãs de São José, em Vacaria/RS, após a missa, celebrada na Capela da Funerária Sagrada Família- Vacaria/RS.

 

                                Lagoa Vermelha, 05 de julho de 2015