Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil
Núcleo “Caminho Novo”
Irmã Teresinha Biasi
* 17/11/1925
+ 24/07/2023
“Rezar é eu chegar à fonte da Vida, à fonte do Amor, à fonte da Fecundidade Espiritual”. Foi assim que Irmã Teresinha Biasi definiu a oração.
Irmã Teresinha nasceu em Nova Prata no dia 17 de novembro de 1925. Seus pais Boaventura e Tereza Busatta Biasi, pessoas de profunda fé, a levaram para ser batizada na Paróquia Imaculada Conceição em Getúlio Vargas onde também foi crismada quando tinha um ano de idade.
Desde cedo, confessa Irmã Teresinha, a mãe ensinava as orações para os filhos e a expressar seu amor a Jesus, dizendo: “Jesus, eu te quero bem!”
Para dar melhores condições de vida, a família transferiu-se para Garibaldi, onde o pai trabalhou, por cinco anos, no Convento São José como carpinteiro. Quando os pais, saindo de Garibaldi, foram residir em Erechim, Madre Justina Inês, Superiora Provincial na época, sugeriu que as duas últimas filhas podiam continuar em Garibaldi, morando no Convento: Teresinha, com seis anos e sua irmã com oito. A saudade da família era imensa. A comunicação era por correspondência, pois para visitas, as passagens eram caras e as condições financeiras, poucas.
Aos 12 anos, Teresinha iniciou o trabalho na Educação, auxiliando a Irmã que lecionava no Primeiro Ano e aos 15, decidiu-se pela Vocação à Vida Religiosa Consagrada. Como religiosa, Irmã de São José, dedicou-se à Educação, lecionando em escolas das cidades de Montenegro, Pelotas, Antônio Prado, São Marcos, Caxias do Sul e Porto Alegre. Irmã Teresinha nada fazia sem antes sentir-se preparada. Aperfeiçoava-se mesmo enquanto exercia sua profissão. Sentia-se muito grata à Congregação pelas oportunidades que lhe foram oferecidas como a de fazer as Faculdades de História, Francês, Música e Ciências Religiosas.
Enquanto a saúde lhe permitia, ajudou também nas Missões na Bahia dando cursos de Alfabetização e na Pastoral Paroquial. Foi secretária no Instituto de Pastoral em Campo Grande, MS, da Associação de Educação Católica, em Porto Alegre e por nove anos, trabalhou na Secretaria da Associação Caritativo-Literária São José, em Caxias do Sul. Irmã Teresinha sempre foi pessoa vibrante quando se falava no Carisma da Congregação. Com muita competência e criatividade, animava e coordenava grupos de LLPP. Na Celebração dos 100 anos da chegada das Irmãs no Rio Grande do Sul, promoveu uma peregrinação com todos os grupos da região no túmulo de Ir. Dorotée Pachod, em São Leopoldo.
Admirava o zelo missionário de Padre Jean Pierre Médaille, nosso fundador, sua intuição fundando a Congregação, a mística, contemplando os Mistérios fundantes da nossa Espiritualidade: Trindade, Encarnação e Eucaristia. Ao completar 60 anos de Vida Religiosa Consagrada, Irmã Teresinha, relendo sua História e missão, expressou toda sua gratidão pela fé recebida no Batismo e pelo testemunho vivido por seus pais como pessoas de fé, de coragem e amor, gratidão à Congregação, pelas pessoas amigas que encontrou no seu trabalho, na missão e pela vida. Dizia: “Tudo é graça, bênção e júbilo.” Teve em Maria, o modelo de fidelidade a Deus, de intimidade amorosa com seu amado Filho Jesus, aprendendo dele o jeito de fazer missão junto ao povo.
Em 2012, em vista de sua saúde fragilizada e já com 88 anos, foi transferida para Garibaldi, onde viveu seus últimos anos prestando os serviços possíveis, enviando e recebendo mensagens de carinho e ternura a seus sobrinhos e familiares.
Com 97 anos de existência e 79 de Vida Religiosa Consagrada, Irmã Teresinha, no silêncio, na serenidade, parte para a Casa do Pai no dia 24 de julho de 2023, às 20 horas.
Querida Irmã Teresinha, admiramos sua vida cheia de diversidade, serviço e doação. Por isso te dizemos com carinho: “Muito obrigada!”
Agora junto de Deus podes saciar-te da fonte do Amor Eterno e gozar de sua presença. Intercede junto a Ele por tuas Irmãs, teus familiares e amigos e por todo o povo de Deus.
Descansa em Paz!
Garibaldi, 24 de julho de 2023.