Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Noêmia Maria Magro
Imagem da irmã

Irmã Noêmia Maria Magro

Estrela de nascimento 08/12/1930
Cruz de falecimento 09/01/2024

Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

-  Núcleo São José -

                   

                                    

 Nome Civil: Brígida Maria Magro

 Nome Religioso: Irmã Noêmia

* Nascimento: 08.12.1930

   + Falecimento: 09.01.2024 

 

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” (Jo 14,6)

 

Brígida nasceu em Fagundes Varela, município de Veranópolis/RS no dia 8 de dezembro de 1930, é a 14ª filha do casal José Magro e Palmira Guerra Magro. Dizia ela: “Me sinto muito agraciada por ser a última filha. Todos meus irmãos já estão na glória do Pai. Tive uma infância muito feliz e alegre. A família era simples, vivia do trabalho na agricultura, zelava pela reza do terço, participação na comunidade e celebrações da Eucaristia.”

 

A mãe sempre foi muito devota de Nossa Senhora da Saúde, São Caetano e a Divina Providência que nunca permitiu que faltasse nada na vida da família.

Quando Brígida tinha três anos de idade, a família mudou-se para Santa Catarina.

 

Foi no ambiente familiar que Jesus foi iluminando sua vida e dando gosto e vontade de ser religiosa, assim Brígida sentiu-se motivada, e, aos 15 anos, deixa a casa paterna e vai para o Colégio São José em Concórdia/SC como juvenista, mesmo não tendo conhecido nenhuma Irmã, apenas numa revista viu a foto de uma Irmã. Responsável, dedicada, consciente do que desejava, em 25 de fevereiro de 1949 inicia o postulado no Convento São José, em Garibaldi/RS e no dia 18 de outubro do mesmo ano ingressou no noviciado, etapa esta muito marcante na vida de Brígida por ter aprofundado a história e vida das Irmãs. Fez sua Profissão Temporária em 19 de outubro de 1951, onde recebe o nome de Ir. Noêmia, nome este que carregou e foi conhecida durante toda a sua vida. Tendo feito experiência de comunidade e de missão, consciente e decidida de que era essa a Vontade de Deus, pronunciou sua Consagração Definitiva no serviço ao Senhor e aos irmãos como Irmã de São José, no dia 15 de outubro de 1957.

 

Ao longo de seus anos, exerceu a missão como Auxiliar de Enfermagem nos Hospitais: Beneficência Portuguesa e São Pedro em Porto Alegre, Vacaria, Ibiraiaras, Cacique Doble/RS e Seara/SC. Também esteve orado alguns anos em Passo Fundo para acompanhar Irmãs m seus cuidados de saúde.

 

Em 2011 integrou a Comunidade São José do Patrocínio ajudando no cuidado às Irmãs doentes. Ir. Noêmia era uma pessoa dedicada, sensível, delicada, atenciosa, bondosa no trato com as pessoas e muito responsável no que assumia, partilhava tudo o que possuía de dons a serviço da vida. Cultivava a devoção a São José, ao Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora. Assim se expressava: “O que me ajuda a ser fiel é a vida de comunidade, nela eu me abasteço. A congregação está inteiramente no meu coração, o amor pela mesma, me perpassa os ossos. Vivo feliz fazendo os humildes serviços. Gosto de rezar no silêncio do meu coração e ler a vida dos Santos.”

 

Buscava com intensidade uma vida de união e intimidade com Deus e com o próximo preparando-se assim para o encontro definitivo com Deus. Repetia com muita frequência jaculatórias que a mantinha em contato com Jesus e Maria, como: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós; Graças e louvores se deem a todo o momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. Manteve sempre muita devoção à Maria e a Eucaristia. Abastecia-se interiormente com a oração dos salmos, especialmente o 17, 22, 62, 70 entre outros. Tinha um carinho especial pelo texto de João 14 que fala de Jesus que prepara uma morada para cada um de nós e que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida e a Carta de Coríntios 13 que fala da vivência do amor. Gostava também de rezar, refletir e viver o texto das Constituições que fala da nossa vida e espiritualidade. Na oração e vivência comunitária se abastecia para o serviço aos outros.

 

Ir. Noêmia, foi sempre muito dedicada e próxima das pessoas, principalmente das Irmãs que estavam para partir junto de Deus, dando força, coragem e segurança. Nestes últimos tempos em que necessitou de maiores cuidados devido à fragilidade de sua vida, fez experiência de ter visto Nossa Senhora das Dores que acolhia e cuidava dos seus. Agora, que Deus a recompense por todos estes, e tantos outros gestos praticados nesta sua longa vida. Damos graças ao Senhor pela sua vida entre nós. Descanse na paz do Senhor.

 

Querida Ir. Noêmia, ao Deus da ternura agradecemos pela sua vida, pela sua doação como Irmã de São José, pelo bem que fez nas várias localidades que atuou como enfermeira. Desfrute da alegria de estar face a face junto de Deus, com todos os santos e seus familiares que já partiram. Interceda pela nossa Congregação e por todas as pessoas que aqui estão, para que busquemos ser fiéis à nossa missão neste mundo.

 

Ir. Noêmia, fez a passagem definitiva para junto de Deus que sempre foi seu caminho, sua verdade e sua vida, no dia 09 de janeiro de 2024, tendo 93 anos de vida e 72 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José. Seu corpo, após missa celebrada na Capela Funerária Sagrada Família, foi sepultado no Jazigo das Irmãs de São José do Cemitério Municipal Santa Clara em Vacaria /RS.

 

Vacaria/RS, 09 de janeiro de 2024