Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Martha Flôres Valiera
Imagem da irmã

Irmã Martha Flôres Valiera

Estrela de nascimento 17/04/1928
Cruz de falecimento 20/05/2023

 

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo Caminho Novo  

Irmã Martha Flôres Valiera

* 17/04/1928

+ 20/05/2023

 

“Teu amor é para sempre! Não abandones a obra de tuas mãos”!

Irmã Martha Flôres Valiera, uma vida dinâmica, com grande desempenho e atuação, nasceu em Antônio Prado/RS, no dia 17 de abril de 1928. Filha de Attilio Antonio Valiera e de Virginia Flôres Valiera, teve cinco irmãos.

Irmã Martha sempre foi uma apaixonada pela vida, dom perfeito de Deus. A vida familiar foi uma escola de amor, do querer-se bem, do bem viver. Falando de seu chamado à Vida Religiosa Consagrada, dizia: “Meu primeiro noviciado foi o “colinho” amoroso da mãe que me fez descobrir o amor eterno e verdadeiro de Deus por mim, e o olhar carinhoso, silencioso e meditativo de meu pai que me deu o gosto pela interiorização e de não me contentar com a superficialidade”. E acrescentava: “Todos os dons são decorrentes desse grande dom: Minha família”.

Perguntada sobre fatos importantes de sua vida, responde citando os mais significativos sem menosprezar os outros, pois “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”: nascimento para a vida, Batismo, primeira Comunhão, a Vida Religiosa Consagrada, entrega total e perpétua a Deus através da profissão dos votos de Pobreza, Castidade e Obediência, ida e permanência na Europa e a experiência missionária no Haiti, América Central, em 1964.

Como professora, Irmã Martha lecionou na Escola Normal São José, em Montenegro; São Francisco de Paula; Escola Normal Regina Coeli, Veranópolis; Colégio São José, Caxias do Sul; Escola Normal Rainha da Paz, Lagoa Vermelha e na Universidade de Caxias do Sul. De 1974 a 1978 exerceu a função de Coordenadora Regional da CRB, Sul 3.

Desde pequena, Irmã Martha cultivava o sonho de ser missionária e para isso se preparou muito bem. Além do curso de Filosofia e Antropologia Bíblica, Catequese para Jovens e Psicologia das Relações Humanas, especializou-se em Teologia da Vida Religiosa Consagrada.

Em 1968, foi convidada para exercer sua missão na Bélgica e nesse convite evidenciou um especial chamado de Deus para anunciar a sua Palavra. Preparou-se para essa missão, guiada e orientada pelo Instituto Internacional “Lumen Vitae”, dirigido pelos Padres Jesuítas em Brasília. Permaneceu em Bruxelas por 11 anos, trabalhando sobretudo com jovens e adolescente, jovens religiosas animadoras vocacionais e Superioras de diversas Congregações. Trabalhou também por 12 anos no Vaticano, no Setor Pontifícia Obra das Missões com a atividade do Anúncio da Palavra nas Paróquias, Escolas e Congregações, sensibilizando para a descoberta do valor da Palavra de Deus. E para melhor ajudar nessa missão criou “Escolas da Palavra”.

Ela costumava dizer que seu próprio nome se tornou o referencial para sua vida: “Maria Martha de Jesus”, sonho de chegar a ser uma contemplativa na ação.

Irmã Martha salientou-se pelo seu entusiasmo, pela alegria de amar a vocação e vivê-la, dia por dia, como se fosse o primeiro e o último, na simplicidade, no amor, e na descoberta do amor Trinitário que cria, salva e santifica.

Na celebração dos 60 anos de Vida Religiosa Consagrada, ao ser perguntada “que oração brota em seu coração”, respondeu: “Minha prece é silenciosa, é uma oferta humilde e gratuita diante d’Aquele que me seduziu, seduz e seduzirá eternamente: “Eis-me aqui! Faça-se!”

Em 2010, Irma Martha passou a residir na Casa Nazaré em Caxias do Sul, dedicando seu tempo em acolher, com alegria, as pessoas, sempre deixando uma mensagem de ânimo, aprofundando a experiência do diálogo, da escuta, partilhando aspectos significativos de sua existência e do seu profundo conhecimento, principalmente da Palavra de Deus.

Querida Irmã Martha, nós Irmãs de São José, expressamos nossa gratidão pelo muito que recebemos e aprendemos contigo, de modo particular, conhecer, amar e viver a Palavra de Deus. Agradecemos pelas vezes que junto aos Leigos e Leigas do Pequeno Projeto, mostraste que a verdadeira oração acontece quando vivida conforme Jesus ensinou: “Entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai em segredo e o teu Pai te recompensará (Mt 6,6). Obrigado pela presença sábia e marcante junto ao Movimento “Cenáculo de Maria.”

Obrigada, Irmã Martha pelo teu amor apaixonado ao grande e valioso dom de Deus: “a Vida”. Obrigada pela luta em concretizar teus sonhos, convites de Deus que desafiam para “o Mais”, a exemplo do nosso querido fundador, Padre Jean Pierre Médaille.

Intercede por nós junto ao Senhor da Vida. Que a Palavra de Deus seja nossa grande luz. Intercede por teus familiares e amigos e, em especial, pelas Irmãs e funcionários da Casa Nazaré.

 

Caxias do Sul, 20 de maio de 2023.