Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Judith Vieira Velho
Imagem da irmã

Irmã Judith Vieira Velho

Estrela de nascimento 19/03/1927
Cruz de falecimento 19/08/2021

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo “Caminho Novo”

 

Irmã Judith Vieira Velho

* 19/03/1927

+ 19/08/2021

 

 

Unidas, construiremos juntas a vida de fraternidade pela aceitação de nós mesmas e do próximo, pela confiança, afeição e atenção para com todas e cada uma”. (Constituições primitivas das Irmãs de São José).

 

Irmã Judith Vieira Velho, filha de Antonio Vieira Velho e de Albertina Vieira de Souza Velho, nasceu no dia 19 de março de 1927 em Bom Jesus, RS. Eram 14 irmãos.

 

Com dois anos, recebeu os Sacramentos do Batismo e Crisma na Fazenda “Invernadinha” pelo Exmo. Arcebispo Metropolitano Dom João Becker.

 

Usufruiu do ambiente familiar até os 17 anos onde recebeu formação cristã e humana que marcou profundamente sua vida. Cultivava grande admiração pelo pai. Assim o descrevia dirigindo-se a ele: “Eu te vi lutar, sofrer, amar. Eu te vi rezar! Eu te senti amando-me. Amando o trabalho, o lar, a vida. Eu te vi, homem justo e fiel, e isso me deu vontade de ser como tu és!”

 

Sempre dócil e sensível, ao sentir-se chamada por Deus a um estilo diferente de vida, deu um passo decisivo e disse “SIM” à Vocação à Vida Religiosa Consagrada. Enfrentou as dificuldades com coragem, perseverança e fé. Conhecendo as Irmãs de São José e encantando-se pelo Carisma e Espiritualidade, no dia 24 de fevereiro de 1945, fez o Primeiro Engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry em Garibaldi, RS. Cursou Faculdade de Filosofia, Pedagogia e Orientação Educacional. Foi Professora nas Escolas das cidades de São Marcos, Veranópolis, Pelotas, Garibaldi, Caxias do Sul. Por quatro anos, foi Diretora do Colégio São José em Antônio Prado, RS e Orientadora Educacional no Colégio São José no Bairro Capivari, em Caxias do Sul. De 1970 a 1974, foi professora na Escola Madre Imilda do Imaculado Coração de Maria.

 

De 1982 a 1986, foi Conselheira Provincial na então Província de Caxias do Sul e por muitos anos dedicou-se aos trabalhos na Secretaria da mesma Província. De português fluente, expressava-se e entendia muito bem a Língua Francesa.

 

Em 2002, expressando todo seu zelo missionário, motivada pela recepção das Novas Constituições das Irmãs de São José, a oração diária e os retiros, faz um pedido ao Conselho Provincial para ser enviada em missão para o Timor Leste, colocando-se na total disponibilidade da Vontade de Deus.

 

Foi uma pessoa sempre muito ativa. Acolhia as pessoas com ternura e escutava-as com atenção. Seu jeito de se comunicar era alegre e cordial, respeitando cada pessoa no seu ritmo próprio de ser e de crescimento.

 

No ano de 2014, integrou a Comunidade da Casa Nazaré em Caxias do Sul para repouso e melhor cuidar de sua saúde já bastante fragilizada.

 

 E no dia 19 de agosto, depois de um período de hospitalização, Deus a colheu no seu Reino onde certamente recebe a recompensa do bem realizado em que tantas pessoas foram por ela consoladas, compreendidas e valorizadas.

 

Irmã Judith tinha 94 anos de idade e 76 de Vida Religiosa Consagrada.

 

Querida Irmã Judith, na Comunhão com Deus e com tantas Irmãs de São José, em especial, com o feliz encontro com tua Irmã, Marília, também da Congregação de São José, intercede por nós, por teus familiares a quem tanto amavas e dispensavas a cada um grande carinho. Suplica ao Senhor uma bênção especial para as Irmãs e funcionários da Casa Nazaré, com quem conviveste teus últimos anos de vida e eras tão bem cuidada e por todos amada.

 

                                                                                                                                                                   Garibaldi, 20de agosto de 2021.