Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Enedina Dambros
Imagem da irmã

Irmã Enedina Dambros

Estrela de nascimento 26/04/1930
Cruz de falecimento 02/07/2015

Congregação das Irmãs de São José de Chambéry

          Província de Caxias do Sul

 

 

Irmã Enedina Dambros

* 26.04.1930

+ 02.07.2015

 

Irmã Enedina Dambros, filha de Henrique e Adelina Donada Dambros, nasceu no dia 26 de abril de 1930 em Maquiné, na época, município de Osório.

Desde cedo sentiu a força da vivência da fé e da espiritualidade no ambiente familiar. O pai incutia nos filhos o amor e o gosto pela leitura, pois ele mesmo tinha a leitura como um valor. A mãe era professora. Salientava-se pelas virtudes da honestidade, alegria e serenidade. Na família, era grande a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ao Sagrado Coração de Jesus. Assim, Irmã Enedina e seus dois irmãos foram crescendo pelos caminhos da simplicidade, trabalho, oração e sacrifício. Ela participava da “Juventude Católica”, grupo que muito a ajudou na escolha de sua vocação.

Irmã Enedina confessava que desde sua infância possuía um sonho, um desejo de viver um “amor maior, um amor que não acabasse”. Aos 18 anos, conheceu as Irmãs de São José por meio de uma amiga que a aconselhou a escrever uma carta pedindo para entrar na Congregação. A carta foi endereçada à Madre Maria Felicidade. Dois meses depois recebe a resposta numa carta escrita por Irmã Maria Gonzaga. Grande foi sua alegria. Assim, no ano de 1949, fez a etapa do Postulado, em Garibaldi, e em 1951, fez o primeiro engajamento, na Congregação das Irmãs de São José.

Irmã Enedina soube aproveitar das oportunidades que lhe eram oferecidas a fim de aprimorar seus conhecimentos para melhor servir as pessoas na sua profissão e missão.

Era formada em Administração de Empresas.  Participou e integrou a equipe de coordenação de encontros de Formação Permanente e assessorou Retiros das Irmãs, fez curso de Coordenadoras de Comunidade, Pastoral Catequética, Canto Litúrgico e Pastoral e Pastoral Missionária. Com grande alegria, participou também da Sessão Internacional de Espiritualidade na França em 1995.

Dedicou um período de sua vida como professora de piano no Colégio São José de Vacaria, foi auxiliar de Administração nos Hospitais Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre, São Francisco, em Concórdia, Nossa Senhora da Saúde e Pompéia, em Caxias do Sul, professora de Jardim de Infância, em Rio Grande e exerceu a função de Secretária nos Colégios São José de Pelotas e Santa Rosa de Carlos Barbosa. Dedicou-se com amor e zelo ao trabalho de Promoção Vocacional por muitos anos. Por dez anos esteve convivendo, animando e apoiando as irmãs da Comunidade São José de Garibaldi, sendo também uma presença de esperança junto às Irmãs idosas e doentes da comunidade da Betânia. Em 2007, passou a residir na Casa Nazaré em Caxias do Sul. Apesar das dificuldades, da partilha e comunhão com o sofrimento das Irmãs e da grande diversidade de situações e elementos que integram a comunidade, sempre se mostrou solícita, tendo uma atitude de escuta e de acolhida.

Irmã Enedina foi fiel à oração diária, ao cultivo pessoal, na alimentação da fé e da esperança pela participação na Eucaristia, pela leitura Orante da Palavra de Deus, aos retiros anuais e cursos de atualização religiosa.

Tinha como luz de sua vida a frase bíblica: “Aquele que me ama guardará minha Palavra e o Pai o amará e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada”. (Jo 14, 23)

Sentia-se muito unida e partilhava os momentos felizes, de dor e das necessidades da família. Por várias vezes, prestou auxílio à mãe nos momentos em que a saúde se fragilizava, passando junto a ela nos seus últimos dias de vida.

O suporte de uma vida de doação, de zelo missionário, de amor à Congregação, de fidelidade ao Carisma de Comunhão, como ela mesma confessa, era a Eucaristia, a fidelidade à oração diária, a convivência fraterna em comunidade, a contemplação da Trindade, a devoção à Virgem Maria e a São José.

Nesse dia, em que somos chamadas a olhar para o testemunho de vida de Irmã Enedina e a expressar nossa gratidão a Deus pelas maravilhas que operou na caminhada dos seus ------ anos de existência, queremos ouvir uma das suas mensagens que diz: “Vai! Eu estou contigo”. É a única garantia que Deus nos dá. Tenham certeza: Ele nos ama, por isso nos chama à vida. Para ouvi-lo precisamos fazer silêncio à nossa volta. Com alegria, lhes digo: ‘na experiência de 60 anos de Vida Consagrada, Ele sempre esteve comigo!’ Portanto, vão em frente, sem medo! “Ele ama e espera.”

Obrigada, Irmã Enedina, porque nos ensinaste a sermos pessoas agradecidas, solidárias, a vivermos com intensidade nossa Vocação e o Carisma de Unidade.

Tu que tanto amaste a Congregação, intercede por todas as Irmãs de São José, ajuda-nos nesse momento tão rico que estamos vivendo: o Processo Brasil Integrando e a preparação para o Capítulo Geral que acontecerá na Itália, em outubro de 2015. Pede a Deus que nos envie Vocações generosas e comprometidas com o Reino de Jesus. E com gratidão te dizemos: Descansa na Paz e no amor de Deus para sempre.

 

Caxias do Sul, 03 de julho de 2015.