Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Elsa Lorenzi
Imagem da irmã

Irmã Elsa Lorenzi

Estrela de nascimento 18/04/1940
Cruz de falecimento 27/11/2023

PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO SAGRADA  FAMÍLIA

Irmã Elsa Lorenzi

 (Irmã Helena de São José)

 

                *18/04/1940

             +27/11/2023

“Tudo posso Naquele que me conforta.” (Fil 4,13)

            Elsa Lorenzi  nasceu   em Garibaldi, no dia 18 de abril de 1940. Seus Pais José Lorenzi  e Catharina Bertacco  Lorenzi, de origem italiana, eram pessoas de fé e compromisso. Imediatamente, providenciaram o Batismo de Elsa que ocorreu na Paróquia São  Pedro de Garibaldi, no dia 05 de maio de 1940.

 

            No dia 05 de maio de 1947, na Igreja Matriz de Garibaldi, o Exmo. Sr. Bispo Diocesano de Caxias do Sul,  Dom José Baréa, em visita Pastoral à Paróquia, conferiu o sacramento da Confirmação a Elsa Lorenzi, com sete anos de idade.

 

            Seu pai, de olhar voltado para  o duro trabalho dos agricultores,  juntamente com seus irmãos, criaram uma  pequena  Ferraria para  confecção de  instrumentos  agrícolas, que  facilitariam o trabalho dos agricultores. Rapidamente, a Ferraria cresceu. E, para atender melhor os agricultores, abriram a casa Instrumentos Agrícolas Lorenzi Ltda., no centro de Garibaldi, para  venda de instrumentos e produtos agrícolas. Tornou-se um ponto de encontro de agricultores, que partilhavam suas experiências de vida e de trabalho, e sugeriam novas alternativas para o desenvolvimento da cultura agrícola.

 

            A família de José e Catharina foi abençoada com onze filhos. Elsa ocupou o sexto   lugar. Elsa e seus irmãos cresceram cercados de cuidados e carinho, priorizando os valores da fé, da oração em família, do trabalho, da honestidade e solidária fraternidade.

 

            Chegada à idade escolar, Elsa foi matriculada na Escola Primária São José de Garibaldi. O contato permanente com as Irmãs de São José, sua alegria expressa em cantos que Elsa ouvia de sua casa, a frequente visita de sua tia, Irmã Ana Camila, foi despertando  nela o desejo de ser Irmã de São José. Sua tia a convidou para cursar o Ginásio na Escola Regina Coeli de Veranópolis. De acordo com seus pais, Elsa foi para o Internato onde cursou o Ciclo Ginasial e fez boas amizades com quem partilhava seus sonhos de jovem estudante.

 

            Concluído o Ensino Fundamental, Elsa retornou para a casa paterna e seus pais a matricularam no Curso Normal do Convento São José. Seria Professora. O ser Irmã, que se desenhara na jovem ginasiana, foi tomando corpo e Elsa respondeu ao chamado do Senhor. Seus pais acolheram com muita alegria a decisão da filha. Decidida e apoiada pelos Pais, Elsa ingressou no Juvenato São José, onde concluiu o Curso Normal.

 

            Na certeza de estar no caminho de seguimento de Jesus, Elsa foi admitida ao Postulado no  dia 18 de fevereiro de 1959.   No dia 17 de dezembro de 1959, foi admitida ao Noviciado de dois anos, tempo de oração, estudo, trabalho e discernimento.  Em 17 de dezembro de 1961, celebrou sua Consagração pelos votos temporários de Pobreza, Castidade e Obediência.  Aos 29 de janeiro de 1967, foi admitida definitivamente na Congregação, confirmando sua Consagração pelos Votos Perpétuos. 

 

            Após seu primeiro Engajamento foi enviada para o Colégio Sévigné em Porto Alegre, iniciando sua formação universitária. Cursou Pedagogia na PUC/RS, licenciando-se em Sociologia, Filosofia e Didática Geral; e, mais tarde, fez Administração Escolar, na UNISINOS.

 

            Exerceu a missão de Educadora, ora como Professora, Orientadora Pedagógica, supervisora do Ensino Religioso, ora como Assistente de Direção, Coordenadora do Curso Supletivo do Colégio Sévigné e Diretora das Escolas da Mantenedora: Colégio  Sévigné, em Porto Alegre, e  Colégio São José  de Montenegro.

 

De agosto de 1992 a 27 de agosto de 1993, participou do Curso de Espiritualidade em Roma. Ao retornar, foi designada para a Comunidade Santa Joana d’Arc de Rio Grande, exercendo a função de Coordenadora do Serviço de Orientação Religiosa e Coordenadora da Comunidade Religiosa.

 

            No Capítulo Provincial Eletivo de 1998, Irmã Elsa foi eleita Conselheira Provincial, assumindo as funções inerentes ao cargo e a Coordenação do Grupo de Leigos e Leigas do Pequeno Projeto.  Durante este tempo, integrou o grupo de Reflexão da CRB/RS;  assessorou o Vº Projeto Interprovincial de Formação Permanente  e coordenou as Oficinas de Oração e Vida na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

 

            A partir de 2005, prestou  serviços de apoio  às  Comunidades Medianeira, Sagrada Família e São Luiz.  Neste mesmo tempo, a saúde de sua irmã, Helena Lorenzi, exigia cuidados mais especiais. Irmã Elsa expôs a situação à Superiora Provincial e obteve permissão para dedicar parte de seu tempo a sua irmã, em Caxias do Sul.

 

            Elsa era uma pessoa de muita leitura, profunda reflexão, introspectiva e ao mesmo tempo, aberta à realização de projetos avançados, para além de seu tempo. Muito dedicada, abraçou com amor a missão educativa. Em sua dimensão humana, Irmã Elsa era amável confiante e confiável, participativa, fiel aos seus compromissos, competente e integradora. Tinha para si o compromisso de fazer de seus espaços de trabalho, espaços de encontros fraternos construindo relações de simplicidade, cordialidade, fortalecendo os laços de comunhão.

 

            Em 2022, Ir. Elsa, cansada e necessitando de cuidados de saúde, ficou impossibilitada de prestar cuidados à sua irmã Helena, passou  essa  missão para  suas irmãs  mais jovens, e  retornou à Comunidade São Luiz. Logo, fez muitos exames, foi hospitalizada e submetida a uma cirurgia. Na Comunidade, continuou recebendo a ajuda necessária das Irmãs enfermeiras e das Cuidadoras e ela se dedicou à sua organização pessoal e ao cultivo espiritual.

 

 Em julho de 2023, piorando sua situação de saúde, Ir. Elsa foi internada no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, para exames e tratamento que necessitava. Para nossa alegria, Elsa se recuperou, voltou à Comunidade e teve a presença e o cuidado da Equipe da Saúde, bem como a visita semanal da Dra. Marylia Spada Vedana, geriatra. Em outubro, já muito fragilizada, foi transferida para a Comunidade Nazaré, a fim de ser acompanhada pela Irmã Enfermeira e a equipe de saúde. No dia 23 de novembro, foi acometida por um AVC hemorrágico e foi internada no Hosp. Ernesto Dornelles, onde, após cinco dias, veio a falecer, respondendo o último chamado de Deus Pai para estar com Ele no céu, no dia 27 de novembro, às 13h40min. Irmã Elsa tinha 83 anos de idade e 62 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã da Congregação de São José. Seu corpo será levado ao Cemitério de Garibaldi e descansará no Jazigo de seus Pais.  

 

Querida Irmã Elsa, agora estás junto de Deus louvando-O e glorificando-O

 

por seu infinito amor e bênçãos que Ele te concedeu. Contemplando a Trindade Celeste e nossa Mãe Maria e São José, intercede por teus familiares, amigos(as), as Irmãs da Congregação de São José

e pelas pessoas que te trataram e cuidaram ao longo de tua vida.

Pede a Deus que suscite vocações! Descansa na paz do Senhor!

Porto Alegre, 27 de novembro de 2023.