Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Ignez Maria Novello
Imagem da irmã

Ignez Maria Novello

Estrela de nascimento 05/06/1936
Cruz de falecimento 09/02/2022

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

 

Irmã Ignez Maria Novello

 

* 05/06/1936

+ 09/02/2022

 

“Tudo para a maior glória de Deus e a salvação das pessoas. Tudo a Jesus por Maria!”

 

Irmã Ignez Maria nasceu no dia cinco de junho de 1936 em Flores da Cunha. Seus pais, Firmino Novello e Virginia Dall Alba, tiveram 15 filhos. Uma família que muito trabalhou e lutou para viver com dignidade, sustentada pelo amor e o cuidado existente entre pais e filhos.

Irmã Ignez foi fiel ao chamado de Deus para assumir a Vida Religiosa Consagrada na Congregação das Irmãs de São José onde fez a primeira Profissão no dia 17 de dezembro de 1954, em Garibaldi. Segundo seu próprio depoimento, o que a animava a continuar firme e de forma generosa na Vida Consagrada era perceber como os pais a apoiavam com orações, conselhos e o quanto eram felizes com a escolha que fez.

 

Como Irmã de São José, sempre cultivou zelo especial pela Vida Comunitária e tinha consciência de que a vida de fraternidade é construída no dia a dia pelo perdão e aceitação mútua, pela oração e na fé.

 

Tinha grande amor à Santíssima Eucaristia. Sempre que lhe era possível, participava da celebração eucarística. A Palavra de Deus era sua inspiração nas suas preces de cada dia.

 

Gostava de relembrar que a comunidade existe por causa da missão de Comunhão. Por isso, estava à disposição para servir e ser presença onde percebia que Deus a enviava, de modo especial, junto aos irmãos e irmãs mais necessitados de paz, de acolhida, de trabalho e de conforto.

 

Formada em pós-graduação em Pediatria, trabalhou nos Hospitais Nossa Senhora de Oliveira, em Vacaria, Nossa Senhora da Saúde e Pompeia, em Caxias do Sul, São Roque de Seara e São João Bosco em São Marcos. Dedicou-se também à Pastoral da Saúde nas comunidades por onde passou.

 

Irmã Ignez alimentava o sonho de estar presente onde o Evangelho precisava ser anunciado. Aceitou, com alegria e disponibilidade, o envio para Mato Grosso do Sul onde exerceu sua missão em Fátima do Sul, Amambai, Deodápolis, Vicentina, Assentamento Itamaraty animando as comunidades pelo anúncio da Palavra de Deus. Voltando para o estado do Rio Grande do Sul, integrou as comunidades de Nova Pádua, Pinto Bandeira e no Bairro Salgado Filho, em Caxias do Sul.

 

Ao celebrar 50 anos de Vida Religiosa, expressou sua alegria e ação de graças por tudo o que conseguiu viver, conquistar, realizar e o crescimento na fé, reconhecendo que tudo é graça e manifestação da presença amorosa de Deus.

 

Em 2011, Irmã Ignez passou a residir na Comunidade São José, em Garibaldi, onde dedicava seu tempo ao cuidado e cultivo da lavoura e jardins, mostrando seu grande amor à Terra como fonte de vida e saúde para todos.

 

Em vista de sua saúde fragilizada, passou a integrar a Comunidade da Betânia em Garibaldi por exigir maiores cuidados e presença mais assídua das cuidadoras. Mesmo assim, mostrava-se serena, com vontade de continuar exercendo suas atividades e intensificando o tempo dedicado à oração.

 

E no dia 09 de fevereiro, com 85 anos de vida e 67 de Vida Religiosa Consagrada, Deus a acolheu no seu Reino onde também, com certeza, foi acolhida alegremente por tantas Irmãs de São José que já estão usufruindo da felicidade plena junto de Deus.

 

Querida Irmã Ignez, neste dia em que Deus te chamou para junto de si, agradecemos a mensagem que deixas para as Irmãs de São José quando nos dizes: “Irmãs, agradeçamos a Deus, nosso bom Pai, a graça da Vocação Religiosa e, neste tempo de falta de fé, procuremos, por todos os meios, manifestar que Deus é bom!” e pedimos que intercedas pelos familiares e pelas Irmãs e cuidadores que muito se dedicaram para que tivesses uma vida confortável principalmente no tempo da doença.

Descanse em Paz!

 

Garibaldi, 10 de fevereiro de 2022.