Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Ida Amelia Comin
Imagem da irmã

Ida Amelia Comin

Estrela de nascimento 01/03/1928
Cruz de falecimento 07/12/2025

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo “Caminho Novo”

 

Irmã Ida Amelia Comin

* 01/03/1928

+ 07/12/2025

 

Eu sou o Bom Pastor, Dou a vida pelas minhas ovelhas (Jo 10)

Irmã Ida Amelia Comin, filha de José Comin e Ancila Bernarielli, nasceu no dia primeiro de março de 1928 em Nova Roma do Sul /RS.

Recebeu o Sacramento do Batismo no dia seis de março do mesmo ano.

Da vida familiar, Irmã Ida gostava de lembrar e partilhar a união que viviam como irmãos, a reza do terço coordenada pelo pai, a missa dominical na comunidade igreja. Lembra, com carinho, que assumiam juntos os momentos de festa e alegria como também as doenças e as dificuldades.

Aos 19 anos, sentido o chamado à Vida Religiosa Consagrada, foi recebida na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, na etapa do Postulado, em Garibaldi, fazendo seu engajamento no dia nove de dezembro de 1944.

Como Irmã de São José, dedicou-se aos estudos para servir com qualidade na missão. Assim, cursou História Natural, Ciências Físicas e Biológicas, além dos cursos de formação espiritual.

Exerceu sua missão como professora nos Colégios São José de: Caxias, Garibaldi, Pelotas e Sévigné, em Porto alegre. A partir de 1981 até 2010, dedicou-se a Pastoral paroquial e popular, como catequese e círculos bíblicos, em várias cidades do Mato Grosso do Sul. Por muitos anos, foi coordenadora diocesana de Catequese em Pelotas. Marcou presença ainda nas Comunidades de Alvorada e Pinto Bandeira.

Dedicava tempo suficiente para a oração pessoal e comunitária. Recordava o que dizem as Constituições das Irmãs de São José: “A fecundidade da missão apostólica depende da intimidade com Deus”. (Constituições, página 16, parágrafo primeiro)

A partir de 2015, para melhor tratar sua saúde, passou a residir na Casa Nazaré, em Caxias do Sul.

Irmã Ida salientou-se pela alegria na convivência com as Irmãs. Recordava com saudades as orações, os trabalhos, os recreios, os dias de festa, a missão junto ao povo nas comunidades por onde passou. Sempre cultivou um grande amor à Palavra de Deus, formando pequenos grupos de estudo, reflexão, canto e oração tendo como base a Leitura Orante da Bíblia.

Por ocasião dos 60 anos de Vida Religiosa Consagrada, Irmã Ida agradeceu aos familiares pelo apoio, incentivo e testemunho de fé em sua caminhada, bem como a alegria e entusiasmo sempre que se encontravam.

Expressou sua gratidão às Irmãs de São José pelo exemplo, ajuda, apoio e alegria na vivência da unidade com a única finalidade de seguir Jesus Cristo, construindo comunhão.

Para as jovens vocacionadas deixou a seguinte mensagem: Tenham força e coragem de deixar tudo para seguir Jesus. Ele vos dará cem vezes mais.

Irmã Ida era uma pessoa simples, dedicada, de muita fé e energia interior. Não fazia distinção de pessoas e as incentivava a viver a união, a fraternidade e a alegria.

O que sustentou sua vida e missão foi a Palavra de Deus de Jo 4: “Eu Sou a fonte de água viva” e Jo 10: “Eu sou o Bom Pastor, dou a vida pelas minhas ovelhas”.

Irmã Ida Amelia Comin faleceu no dia sete de dezembro de 2025, na Casa Nazaré, em Caxias do Sul, com 97 anos de idade e 77, de Vida Religiosa Consagrada.

Querida Irmã Ida, o Senhor te chamou e como Maria, mais uma vez, disseste o teu SIM. Que Maria, a Imaculada, te conduza a Deus Pai, que é Pai da ternura, da compaixão, do amor e da misericórdia.

Agradecemos o precioso tempo em que conosco viveste a vocação e a missão da Irmã de São José. Gratidão por semeares com tanto amor a Palavra de Deus junto do povo simples, pobre e sedento dos valores do Reino.

Intercede por nós, Irmãs de São José, por teus familiares e pelo Povo de Deus das muitas comunidades por onde passaste.

Descansa na luz e na Paz do Senhor.

 

Caxias do Sul, 08 de dezembro de 2025