Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Hélide Joanna Lazzari
Imagem da irmã

Hélide Joanna Lazzari

Estrela de nascimento 04/02/1939
Cruz de falecimento 08/04/2023

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo “Caminho Novo” 

Irmã Helide Joanna Lázzari

* 04/02/1939

+ 08/04/2023

 

“Eu sei em quem coloquei a minha fé!”  (2ª Timóteo, 1,12)

 

Irmã Helide Joanna Lazzari nasceu em quatro de fevereiro de 1939, em Fagundes Varela, RS. Os pais, Paulo Lazzari e Verginia Naibo Lazzari, tiveram nove filhos. De religião católica, os pais zelavam pelo cultivo de valores humanos e cristãos e procuravam incuti-los em cada filho que nascia.  No dia 28 de agosto de 1939, Helide foi levada à Pia Batismal na Igreja Santo Antônio, em Fagundes Varela.

 

Irmã Helide diz que aprendeu com os familiares a riqueza da vida simples, do trabalho, da fé, da oração e da honestidade. Na vivência familiar foi crescendo a vontade e o desejo de buscar algo mais, um caminho diferente daquele que o grupo das suas amigas seguiam.

 

E Deus despertou na jovem a semente da Vocação à Vida Religiosa Consagrada. E no dia 17 de dezembro de 1959, Irmã Helide Joanna fez, no Convento São José, em Garibaldi, o primeiro Engajamento na Congregação como Irmã de São José de Chambéry.

 

A Palavra de Deus, a vivência fraterna, a Eucaristia foram referência que a sustentaram na fidelidade crescente na busca da realização do Projeto de Deus.

 

Irmã Helide dedicou sua vida ao cuidado e visita aos doentes nos hospitais e em suas residências. Sempre tinha palavras de conforto e esperança para os amigos e familiares dos doentes. Foram muitos os enfermos por ela visitados e confortados. Exerceu com amor, cuidado e respeito a missão de Ministra Extraordinária da Eucaristia.

 

Pessoa simples, sorridente, acolhedora, dedicava diariamente tempo para a oração pessoal e apreciava as belezas da natureza como manifestação do amor e da grandeza de Deus. Por muitos anos, trabalhou na Saúde alternativa através do método da Bioenergética. Acolhia as pessoas mais pobres de forma gratuita e alegre.

 

Nos seus 64 anos de Vida Consagrada, Irmã Helide exerceu a função de Auxiliar de Enfermagem e viveu o Carisma de Comunhão em muitas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, Concórdia, Seara, Faxinal dos Guedes, Garibaldi, São Marcos e Caxias do Sul.

 

Olhando seu presente construído sobre o passado, dizia que sempre contou com a presença e a força da Graça de Deus recebida no Batismo.  Sabia acolher do Senhor os momentos de dor, as ausências, as perdas, as marcas profundamente sentidas e vividas na fragilidade da vida.

 

Ao celebrar o jubileu de Vida consagrada, deixou transparecer sua gratidão à Congregação, aos familiares e a todas as pessoas que fizeram parte de sua vida e convidou a cada uma para com ela cantar o cântico de Maria: “A minha alma glorifica o Senhor e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador.

 

No ano de 2018, com a saúde fragilizada, integrou a Comunidade Nazaré em Caxias do Sul. E, no dia 08 de abril de 2023, dia da Páscoa de Jesus, com a idade de 84 anos e 63 de Vida Religiosa Consagrada, Irmã Hélide celebrou sua Páscoa definitiva juntamente com tantas outras Irmãs de São José que já cantam o solene Aleluia para o Senhor que Ressuscitou verdadeiramente. E Irmã Helide ouvirá de Jesus as palavras de acolhida: “Vem bendita do Pai porque eu estava doente e tu foste me visitar.”

 

Querida Irmã Helide, vá em paz. Junto de Deus intercede por nós, Irmãs de São José, teus familiares e amigos. Suplica ao Senhor da Messe vocações generosas para o seu Reino e para a Congregação. Alcança uma bênção especial para as Irmãs e funcionárias da Casa Nazaré.

 

                                                                                                                Descansa na Paz e na luz eternas.