Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Helena Toaldo
Imagem da irmã

Helena Toaldo

Estrela de nascimento 15/10/1916
Cruz de falecimento 09/08/2023

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO BOM PASTOR

 

  Irmã Helena Toaldo

 (Maria Anselmina)

 

   *  NASCIDA:  15 DE OUTUBRO DE 1916

   + FALECIDA:  09 DE AGOSTO DE 2023       

 

 

 

“Tudo posso Naquele que me fortalece.”  (Fl. 4, 13)

 

 “Para glorificar o Pai, fonte de toda a perfeição, somos solicitadas a viver cada vez mais, como filhas suas, pela oferenda de nós mesmas e pelo abandono à sua vontade.” 

 

 Helena se empenhava em descobrir, diariamente, a Vontade de Deus, nas pequenas coisas, nos acontecimentos, em sua vida e missão. Fazia a entrega de sua vida a Deus, confiando na sua misericórdia.

 

Helena, filha de José Toaldo e Angela Costa Toaldo, nasceu no dia 15 de outubro de 1916, em Santa Felicidade-Curitiba/PR, recebendo o Batismo, no dia 22 de outubro do mesmo ano. Seus pais vieram da Itália e se estabeleceram em Santa Felicidade. Tiveram 08 filhos. Como eram cristãos fervorosos, ensinavam seus filhos a rezar e os educaram na prática da religião e nos verdadeiros valores. Aos domingos, a família se reunia para participar da Celebração Eucarística. Para ela, a peregrinação até à Igreja, para a oração, consistia no momento essencial e importante, era motivo de imensa alegria.

 

Helena, desde pequena, comentava com seus pais que gostaria de ser Irmã. Os seus pais, apesar de sua pouca idade, nunca se opuseram. Aceitaram sua decisão, partiu de sua casa para no Juvenato das Irmãs de São José com apenas 13 anos. Ingressou no postulantado, no dia 05 de janeiro de 1932, período em que iniciou a formação, recebeu as orientações sobre a vida religiosa, nossa Espiritualidade e Carisma. Intensificou em seguida no Noviciado. Sua mestra proporcionou-lhe excelente formação A Trindade Santa, no amor infinito, chamou sua filha Helena e a escolheu para segui-lo como religiosa consagrada.

 

Na atenção, escuta e na contemplação da Palavra de Deus, fez o discernimento. Ela, então, foi fiel ao chamado que sentia forte em seu coração para seguir Jesus como discípula missionária Na alegria, fez a sua entrega ao Senhor na Primeira Profissão, no dia 29 de janeiro de 1934 e a Profissão Definitiva 29 de janeiro de 1939. Na sua caminhada missionária desempenhou com eficiência e sabedoria a missão de educadora nos seguintes Colégios: Nossa Senhora de Lourdes Curitiba/PR; Colégio São José de Castro/PR; Colégio São José de Curitiba/PR; Colégio São José de Paranaguá/PR; Colégio de Caçador/SC; Colégio de Xanxerê/SC. Salientou-se como uma educadora exigente, mas bondosa e justa, conduzindo as alunas na escolha do caminho de Deus, através da oração e na contemplação das obras maravilhosas da Criação.

Sentia-se feliz e realizada, porque ela dizia:” o auxílio de Deus nunca me falta, venci todas as dificuldades, graças à presença de Jesus Ressuscitado em minha vida. Inteligente, ativa e doada, trabalhou até o fim de sua vida, procurando ajudar todas as pessoas que precisassem.

Era piedosa, devota de Nossa Senhora das Graças, São José, dedicava-se à leitura e reflexão da Palavra de Deus, para conhecer sempre mais a Vontade de Deus. Possuía uma intimidade mais intensa com a Santíssima Trindade e na fidelidade se envolvia com o Projeto do Pai. Foi uma presença que nos marcou pela vida doada, disponível, totalmente entregue ao Senhor e atenta ao chamado de Deus que a escolheu para ser sua discípula/ missionária. Irmã Helena teve boas relações com as Irmãs com quem conviveu. Era alegre, companheira, oblativa, serviçal, dando um testemunho da cordial caridade e comunhão para todas nós.

 

Foi agraciada por Deus por uma vida longa, com saúde e lucidez e muito ativa.  Estava sempre disposta a sair, para visitar seus familiares e gostava de saber as notícias de seus parentes, da Congregação, da Igreja e da Humanidade.

 

Até o fim de seus dias, ainda, com boa memória, se locomovia pelas dependências da casa. Tinha interesse de saber o que acontecia e como era muito piedosa participava das orações das demais comunidades da casa. Era admirada por todas as Irmãs e pelas pessoas que a conheciam pela sua capacidade de seu interagir e se interessar pelos acontecimentos do dia a dia, e se envolvia com o sofrimento das pessoas, pelas coisas do céu e pela vida das Irmãs que cruzavam o seu caminho.

 

Senhor, as Irmãs da Congregação, a família e as amigas/os agradecem o exemplo de fidelidade, de amor e de generosidade de uma vida longa e plena de graças e bênçãos do Senhor. Glória ao Senhor por todas as maravilhas que Ele realizou na pessoa de nossa querida Irmã Helena, sua filha e discípula missionária muito amada.

 

No dia.09 de agosto de 2023, com 106.anos de idade e 89 anos de vida religiosa consagrada, a Santíssima Trindade acolheu a sua filha amada Irmã Helena, com ternura, em seus braços amorosos, para cantar, eternamente as alegrias de Jesus Ressuscitado a quem dedicou todo seu amor na vida e na missão. Juntamente com Jesus, Maria e |José e toda a Corte celeste, Querida Irmã Helena seja nossa intercessora, a fim de que sejamos fiéis à escuta atenta da Palavra de Deus e na renovação de nossa consagração, para sermos neste mundo tão conturbado comunicadoras da paz!

Oração a São José

 

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu

dizer que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a

Com esta confiança, nos dirigimos

à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

Com a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias

e Comunidades, a fim de que guardemos

com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal, que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos

acolhê-las favoravelmente.  Amém!