Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Genoveva Chrusciel
Imagem da irmã

Genoveva Chrusciel

Estrela de nascimento 20/07/1929
Cruz de falecimento 12/06/2025

Província das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil            

Núcleo Bom Pastor

 

Irmã Genoveva Chrusciel

(Catarina Labouré)

 

* Dia 20 De Julho De 1929

+  Dia 12 De Junho De 2025

 

A ti, Javé, elevo a minha alma agradecida. Em ti espero, confio; mostra-me os teus caminhos para futuro, aguardo a tua chegada e revela-te para mim todo tempo (Sl 25, 1- 4).

 

Genoveva teve como referência para a sua vida, a bela mensagem mencionada acima e se colocava todos os dias nas mãos amorosas de Deus a quem se entregava e confiava. Em sua oração pedia ao Senhor que manifestasse os seus caminhos, conduzindo a sua vida e missão.

 

Genoveva nasceu no dia 20 de julho de 1929, na cidade Áurea do Rio Grande do Sul. Filha de João e Verônica Chrusciel, uma família muito unida e profundamente religiosa. Nesse ambiente abençoado, Genoveva cresceu e desde a infância sentia momentos fortes da presença de Jesus. A presença de Deus na vida de Genoveva era contínua e sempre a acompanhou, a protegeu e a livrou de todos os perigos.

 

Sentiu, aos16 anos, o chamado de Jesus para segui-lo, na vida religiosa Consagrada. Em 1946, Genoveva veio a Curitiba para trabalhar na Santa Casa de Misericórdia. Nesse mesmo ano, o pai faleceu. Após a perda do pai, uma Irmã perguntou se ela gostaria de ser religiosa. Sua resposta foi um sim generoso, mas tinha algo para ser resolvido.  

 

Genoveva após muita oração, reflexão e discernimento optou pelo melhor caminho. Em 1947, Genoveva entrou no postulado. Foi um tempo propício para a oração, estudo, trabalho e convivência.

 

          No ano seguinte, ela solicitou entrar no noviciado, no qual vivenciou um tempo mais íntimo com Jesus Cristo, em preparação para a entrega de sua vida ao Senhor. No dia 29 de janeiro de 1949, Irmã Genoveva fez a Primeira Profissão, assumindo a sua missão do Hospital Militar No ano seguinte, confirmou seu Sim ao Senhor pela profissão Definitiva, continuando a sua missão no Hospital. Na sequência, ela foi enviada para a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa-PR. Nesta Comunidade Irmã Genoveva conviveu com Irmãs dedicadas ao serviço dos doentes, testemunhando alegria e felicidade. Logo após, Irmã Genoveva foi transferida para o Hospital 26 de Outubro, em Ponta Grossa-PR, como coordenadora e enfermeira, onde desempenhou sua missão com dedicação e amor.Com alegria, Irmã Genoveva continuou, servindo o Senhor, junto aos doentes, no Hospital Cajuru-Curitiba/PR, Como ela era dócil, estava sempre aberta à graça e às luzes do Espírito Santo, doou sua vida em favor das pessoas sofredoras na Santa Casa de Misericórdia-Curitiba/PR; No Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz-Curitiba/PR; Na Comunidade Madre Léonie-Curitiba/PR; Caarapó-MS.

 

Irmã Genoveva sempre atenta à Palavra de Deus, aceitou a coordenação da comunidade do Juvenato Nossa Senhora da Esperança-Curitiba/PR; dando continuidade à sua missão, Irmã Genoveva foi fundadora da comunidade Cenáculo-Inácio Martins/PR; Na Comunidade Nazaré-Umuarama/PR; Comunidade Central-Curitiba/PR como coordenadora; Na comunidade Nossa Senhora Aparecida-Curitiba/PR, Irmã Genoveva dedicou-se nas atividades diversificadas e se colocou, sem medir esforços, a serviço da comunidade, dando um testemunho de alegria e humildade. Finalmente, como coordenadora da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, sendo para as Irmãs doentes um exemplo de doação. Como Irmã Genoveva vivia envolvida com o projeto de Jesus, foi uma presença que deixou marcas de fé, de amor e de esperança nas comunidades por onde passou.

 

 A trajetória de sua vida e missão foi árdua, repleta de percalços, de noites escuras. Mas, com plena confiança que depositava no Senhor, na fidelidade às graças recebidas, superou todos os sofrimentos e temores, deixando-se conduzir pelo Senhor, na alegria, Irmã Genoveva, assim se expressava:” Obrigada, Meu Deus, porque minha vida foi uma experiência maravilhosa, porque vivi envolvida com o Projeto de Jesus “.

 

Ela sempre cultivou laços afetivos com sua família. Recebia com carinho a visita de seus familiares e em suas preces, entregava-os nos braços do Pai. Irmã Genoveva nos deixou um exemplo de sua convivência fundamentada na Palavra de Deus, em nossa Espiritualidade e no Carisma de Unidade e Comunhão. Era uma presença muito querida nas comunidades e na missão. Partilhava com todas as pessoas o que saboreava na contemplação da Palavra de Deus. Irmã Genoveva foi uma lutadora incansável na busca e na realização do ideal que a motivou desde a sua juventude. Deixou-se conduzir pela fé e confiança no seguimento de Jesus Cristo, na fidelidade e na alegria, como sua discípula/ missionária.

 

Querida Irmã Genoveva, terminada a missão a você confiada, suas Irmãs agradecem o bonito exemplo que você nos deixou de buscar e conquistar, na luta, o Tesouro de seu coração: Jesus Cristo.” Procurou viver o Projeto de Jesus com suas exigências, na alegria e com amor, testemunhando uma vida plena, dedicada ao serviço de Deus e aos irmãos.

 

No dia 12 de junho de 2025, com 96 anos de idade e 76 anos de vida religiosa consagrada, partiu para a morada eterna, a fim de gozar a plenitude da vida e pelo bem que realizou, contemplar a presença triunfante da Trindade Santa, da Virgem Maria, de São José e de todos os santos.

 

Querida Irmã Genoveva, que seu exemplo de uma verdadeira Irmã de São José, junto da Trindade Santa, interceda pela família, Igreja, humanidade, e por nossa Congregação.

 

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

 

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

 

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

Com a construção do Reino de Deus.

 

Olhai com solicitude para as nossas

família e Comunidades, a fim de que guardemos com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal, que nos une a Cristo e nos coloca

 a serviço do seu Reino.=

Não desprezeis as nossas súplicas,

mas dignai-vos acolhê-las favoravelmente. Amém!