23/02/1934
15/01/2026
PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL
NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA
Irmã Elisabeth da Trindade Reginato
(GEMA MARIA REGINATO)
*23/O2/1934
+ 15/01/2026
“Tudo posso Naquele que me conforta.” (Fil 4,13)
Gema Maria nasceu em 23 de fevereiro de 1934, em Flores da Cunha, sendo seus pais, Victor Reginato e Elvira Piazza. Nascida numa família profundamente cristã, Gema foi levada à Pia Batismal, em 23 de março de 1934, na Capela São João, de Flores da Cunha, e Crismada na mesma Capela, em 05 de dezembro de 1938.
Seus pais tiveram 09 filhos, 03 deles seguiram a vocação Sacerdotal (Capuchinhos): Frei Ismael, Frei Orestes e Frei Anselmo, duas filhas seguiram a Vida Religiosa na Congregação das Irmãs de São José: Ir. Teresinha e Ir. Elisabeth da Trindade, e os outros, duas irmãs e dois irmãos optaram pela vida matrimonial.
Desde cedo, a menina Gema, vivendo numa família de fé e de profunda oração, abençoada por Deus, sentiu o desejo de seguir Jesus na Vida Religiosa. Manifestou seu desejo aos Pais que compreenderam e acolheram prontamente o chamado que o Senhor fazia a sua filha. Após contato com a Superiora Provincial das Irmãs de São José, em Garibaldi, foi acolhida no Juvenato, onde continuou sua formação cristã e completou os estudos fundamentais.
Em 27 de fevereiro de 1951, foi admitida ao Postulado e, em 17 de outubro iniciou o Noviciado recebendo o nome de Irmã Elisabeth da Trindade. Fez Profissão Temporária, em 16 de dezembro de 1953, e a Consagração Definitiva, em 29 de janeiro de 1959.
Enviada a Veranópolis, fez o Curso Normal Magistério. Exerceu a missão de educadora com muito amor, dedicação e carinho no Colégio Regina Coeli, em Veranópolis e cursou Pedagogia em Passo Fundo. Mais tarde, foi transferida para o Colégio Santa Joana d’Arc de Rio Grande e, ali, estudou Administração Escolar e Supervisão Escolar na Faculdade Católica de Pelotas; tempos depois, assumiu a Direção e Supervisão Pedagógica da Creche Sagrado Coração de Jesus, também em Rio Grande.
Em 1998, acometida por uma paralisia parcial súbita, necessitou de tratamento especializado. Após um mês de hospitalização, recuperada em parte, passou a integrar a Comunidade Santa Joana d’Arc, dando continuidade às atividades da Creche, conforme as condições de saúde lhe permitiam. Irmã Elisabeth da Trindade foi uma presença significativa na Comunidade, nas escolas, como educadora, e, de modo especial, na Creche da Escola Sagrado Coração de Jesus. Dedicou, também, seu tempo no atendimento e cuidado da Biblioteca da Escola Santa Joana d´Arc.
Mulher guerreira, de fé e esperança, dedicada e acolhedora, benquista e muito amada pelos pais e responsáveis das crianças. Tinha um carinho especial para os pequenos, especialmente, os bebês. Era considerada segunda mãe pelos pais e responsáveis pela Creche. Tinha muito cuidado na alimentação dos alunos, sobretudo quando doentes. Tratava a todos com muito carinho. Os mais pobres tinham um lugar especial em seu coração.
Oportunizava, semanalmente, aos professores e funcionários momentos de reflexão sobre os valores evangélicos. Preocupava-se, também, com a formação das assessorias e dos pais das crianças.
Incansável, dedicou sua vida na Diocese de Rio Grande por mais de 40 anos, sendo presença de vida consagrada na Pastoral da Paróquia Sagrada Família e na Catedral São Pedro. Visitava doentes e confortava-os.
Criativa e boa administradora, sempre encontrava algo para melhorar o ambiente de trabalho e a própria Instituição.
A partir de 2008, dedicou tempo e criatividade na coordenação da Comunidade, com especial cuidado ao bem-estar das Irmãs. Amava o que fazia e fazia tudo com dedicação e carinho. Muito atenciosa, acolhia a todos com alegria.
Ir. Elisabeth da Trindade, de saúde frágil, paralisia parcial, desequilíbrio ao andar, dores permanentes, encontrou força na oração, para manter a serenidade e suportar com fé os contratempos da vida.
Em maio de 2015, necessitando de maiores cuidados foi transferida para a Comunidade São José, em Porto Alegre, assumindo a coordenação da Comunidade, enquanto as forças lhe permitiam. Em 2017, deixando a coordenação da Comunidade dedicou seu tempo à oração, aos pequenos afazeres na Comunidade, ao descanso e à presença sempre acolhedora e disponível.
Em 09 de junho de 2018, precisando de cuidados intensivos integrou a Comunidade Nazaré, dedicando seu tempo à oração junto a suas coirmãs.
Irmã Elisabeth continuará viva entre nós pelos exemplos de disponibilidade, alegria, dedicação, bondade e atenção carinhosa a todos os que se achegassem a ela.
Querida Irmã Elisabeth,
Sempre acolheste com muito amor, na tua missão de educadora e
junto aos pequeninos, os preferidos de Deus.
Hoje, tu foste acolhida no eterno abraço do PAI.
Sob o carinhoso olhar de Deus, nosso Pai,
intercede pelas crianças deste mundo sofrido, por teus familiares, teus amigos,
por nossa Congregação e para todas nós, a fim de que possamos responder com fidelidade e
muito amor aos desafios de nossa missão de Irmãs de São José
no mundo de hoje.
Porto Alegre, 15/01/2026